ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM

Por: Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“O excêntrico magizoologista, Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio à comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os próprios ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.”

A primeira das cinco produções sobre o universo de Harry Potter, que ainda chegará às telonas, tem o título de um livro citado nas histórias, cujo autor é Newt, ex-aluno de Hogwarts.

Ele chega a New York -70 anos antes da jornada do bruxinho- com uma mala repleta de animais magos e alguns se soltam pela cidade. Seu único objetivo será capturá-los antes que causem problemas.

Outro que anda aterrorizando a comunidade bruxa é Gellert Grindelwald (Johnny Depp). E há promessa de que nos próximos filmes da franquia, seu personagem brilhe mais, principalmente pela exposição de seus problemas pessoais com Dumbledore.

Não me censurem, mas não sou fã do bruxinho e sua turma. Assisti apenas aos dois primeiros da franquia. Sei lá, mas acredito que a magia estava distante de mim na época do seu surgimento. Hoje já a aceito melhor.

O elenco está repleto de bons atores, além de Eddie Redmayne. São eles: Katherine Waterston, Collin Farrel, Jon Voight, Ezra Miller e o alívio cômico fica por conta do ótimo “trouxa”, Jacob Kowalski (Dan Fogler).

Efeitos especiais não faltam, os animais são bárbaros e David Yates tem a responsabilidade deste e dos outros filmes subsequentes. E Johnny Depp mais uma vez está estranho na única cena.

Embora algumas vezes se perca o ritmo, ainda assim é impossível não se apaixonar pela maleta mágica, guarda-chuvas surgidos de varinhas, câmara da morte mágica e os animais inusitados. São realmente fofos.

O 3D também nos encanta atingindo em cheio. A produção é caprichada e excelente. Não podemos negar que hoje o cinema nos mostra o que nem sequer poderíamos imaginar.

A pré-estreia, no Cineflix do Shopping Pelotas, lotou duas de suas maiores salas, que fãs deixaram, ao final da sessão, indo diretamente ao enorme display montado, para fazerem fotos. Entre eles muitos caracterizados tal quais os alunos da Hogwarts.

Talvez não seja para todos, mas decididamente não é uma escolha infantil. É direcionado aos adultos que passaram a infância envolvidos pelo mundo mágico dos livros e dos oito filmes de Harry Potter.

Minha nota é pela produção, direção elenco e efeitos visuais.

Nota: 10

Trailer