Alunos do curso de Jornalismo promovem Documentário da ONG Afro Beat Anjos e Querubim

Por Ariel Pedone e Kétlin Gonçalves

O Jornalismo Comunitário tem por preocupação dar voz aos quais as mídias tradicionais, por muito, tenta ignorar. Nesse contexto, os alunos do 7º semestre de jornalismo do UFPel, sobre a orientação do Professor Carlos André Dominguez, acompanharam o trabalho da ONG Anjos e querubins que ajuda crianças dos bairros carentes de pelotas. Entre esses barros estão destacados os bairros Getúlio Vargas, Navegantes e o Pestano.

Nesse trabalho, os estudantes, fizeram diversas coberturas tanto dos eventos em especial o apresentado na escola Francisco Caruccio no bairro Pestano e também os ensaios realizados em uma residência de um grande parceiro da Pestalozi nesse período a fim de coletar imagens e dados para fortalecer a divulgação e a procura de possíveis colaboradores.

Segundo o fundador do grupo Anjos e Querubins, Ben Hur Flores, o projeto tem por finalidade tirar jovens e adolescentes das ruas através do resgate da cidadania no campo de ações escolar, a recreação, o teatro, a música, reuniões com os pais e a realização de oficinas.

O grupo já existe desde 2001 e já conta com mais de 30 crianças e adolescentes de diversas faixas etárias que aprendem tanto a tocar instrumentos musicais quanto a atuar. Embora, a ONG tenha sofrido com dificuldades financeiras, visto que não tem fins lucrativos e a maioria dos instrumentos às próprias crianças e jovens confeccionam, o Presidente e fundador da ONG Bem Hur Flores sempre lutou pela continuação de seu grupo, e sempre busca novos integrantes.

Bem Hur também destaca que o projeto não é apenas lazer visto que quando um dos participantes do projeto se mostra com dificuldade na sala de aula ou no aprendizado começa então um trabalho de reforço escolar ministrado pelos voluntários. Atualmente, também contam com a parceria da Pestalozi, que vai integrar crianças com deficiências ao grupo musical.

Ao final foi realizado uma confraternização com os participantes da ONG e os estudastes de jornalismo.

Ensaio dos Anjos e Querubins guiados pelo Presidente Bem Hur Flores

ONG Anjos e Querubins- turma do Porto