Filas e o descaso com a educação pública

 

Na última terça-feira (20) uma fila de aproximadamente 600 pessoas se formou em frente à Central de Matrículas devido à alta demanda de vagas e transferências. Pais e familiares reclamaram da situação de descaso por parte da prefeitura

Por Ricardo Bandar / Em Pauta

O início do ano letivo em Pelotas mais uma vez é marcado por enormes filas na Central de Matrículas. Na última terça-feira (20) cerca de 600 pais e responsáveis estavam aguardando atendimento devido à alta demanda de vagas e transferências, porém, apenas 230 foram atendidos no dia. O problema continuou durante a semana, mesmo com uma queda no número de pessoas nas filas, muitos tiveram que chegar de madrugada e nem conseguiram ser atendidos.

Fila em frente à Central de Matrículas na quarta-feira (21). Fotos de Ricardo Bandar /Em Pauta

Pais e responsáveis tiveram que passar a noite e a madrugada na fila para tentar conseguir uma ficha de atendimento. Iasmin Pedroso, uma das mães no local, contou que havia chegado às 23h de terça-feira (20) e só havia conseguido a ficha às 9h de quarta-feira (21), “cheguei às 23h para conseguir a ficha agora de manhã, o ruim foi ter que virar a noite aqui na fila.”

De acordo com Roger Lemões, Diretor Administrativo da Smed (Secretaria Municipal de Educação e Desporto), alguns dos fatores que levaram à essa situação foram as férias coletivas das escolas e a alta migração interna em Pelotas. O conselheiro tutelar, Ronaldo Quadrado, informou que diversas denúncias e reclamações estão chegando ao Conselho Tutelar.

Além disso, Ronaldo falou que os conselheiros irão informar o Ministério Público de Pelotas sobre esses acontecimentos. A Central de Matrículas está localizada na rua Andrade Neves, 2.276, os atendimentos são realizados de segunda à sexta das 8h às 17h.

Fila em frente à Central de Matrículas na quarta-feira (21). Atendimento da prefeitura foi insuficiente para atender a população

Comentários

comments

Você pode gostar...