Acesso do Juventude confirma boa fase do futebol do interior gaúcho

Por: Luís Artur Janes Silva

No domingo, dia 9 de outubro, o Juventude empatou a segunda partida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C, contra o Fortaleza. O resultado da partida, 1 a 1, garantiu ao clube da Serra Gaúcha o acesso à segunda divisão nacional, no ano de 2017.

Ao eliminar o Leão do Pici, apelido do Fortaleza, o Juventude confirmou o bom momento que vive neste ano de 2016. Vice-campeão gaúcho, postulante a vaga nas semifinais da Copa do Brasil e mais novo integrante da Série B do Brasileirão, campeonato do qual não fazia parte desde 2009. O Verdão de Caxias do Sul acertou as contas com o ano de 2015, quando foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C por causa de um gol, a diferença de saldo em relação ao Brasil de Pelotas, que classificou-se e garantiu vaga na Série B de 2016, coincidentemente contra o mesmo adversário que o Juventude derrubou.

Treinada pelo ex-zagueiro Antônio Carlos Zago, a equipe esmeraldina da Serra teve um início irregular na Série C deste ano, quando venceu apenas um jogo nas seis primeiras rodadas. Mas aos poucos o time foi se acertando e a classificação foi garantida na última rodada da fase inicial, quando o Juventude venceu o Mogi Mirim, fora de casa (1 a 2) e eliminou o Tombense – MG, que venceu a rebaixada equipe da Portuguesa, triunfo insuficiente para os mineiros.

Os destaques da campanha foram o goleiro Elias, do jogo contra o Fortaleza, autor de defesas espetaculares e o artilheiro Hugo, que fez o gol que garantiu a classificação.

O acesso do Juventude acaba coroando o grande momento que o futebol do interior gaúcho vive, afinal foi a quarta subida de divisão de clubes interioranos desde 2014, quando o Brasil saiu da Série D para a Série C. No ano passado, o mesmo Brasil de Pelotas alcançou a Série B nacional e o Ypiranga de Erechim conseguiu uma vaga na Terceirona. E esta caminhada de sucesso ainda pode render mais um fruto, pois o Xavante da cidade de Pelotas tem chances reais de fazer parte da elite do Brasileirão no ano de 2017. Enfim, o futuro dos times do interior do nosso estado promete muito no cenário nacional.

Comentários

comments

Você pode gostar...