A UFPel possui um Observatório de Gênero e Diversidade, você sabia?

Por: Aléxia Tavares e Ingrid D’Avila

O observatório de Gênero e Diversidade da UFPel foi criado em 2014 a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade e de demandas da comunidade externa à UFPel, com o objetivo de formar um espaço de aproximação entre pesquisadores/as da própria instituição. O observatório reúne diversos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, mas que atuam nas temáticas de gênero e diversidade.

O núcleo é uma proposta interdisciplinar que vai além dos limites da UFPel, e ancora-se na necessidade da criação de um núcleo que reúna informações, grupos, organizações já existentes e ações a serem desenvolvidas referentes a gênero e diversidade. Ele não só ajuda a fortalecer as atuações da universidade neste âmbito, como também incentiva ações em parceria com outras instituições, sejam elas governamentais ou não governamentais, ampliando assim a rede de estudos e ações na cidade e região.

Criar e manter plataforma online disponibilizando dados e informações sistematizadas e demais produtos do Observatório; identificar questões de gênero e diversidade na região a serem abordadas e trabalhadas através de projetos e ações; promover a percepção e consciência da igualdade de gêneros e diversidade sexual enquanto direitos humanos; organizar e executar projetos de extensão envolvendo ações de esclarecimentos, formação, capacitação e divulgação sobre questões de gênero e diversidade; e subsidiar processo de formação e implementação de políticas publicas de gênero e diversidade sexual na região, são alguns dos objetivos específicos de observatório.

PL1

Fonte: Divulgação

O Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel já esteve presente, e também desenvolveu diversos eventos e ações em sua trajetória. Em 2014 participou da Feira do Livro de Pelotas, onde teve oportunidade de divulgar pesquisas e publicações na área de gênero e sexualidade dos/as pesquisadores/as que integram o núcleo, e também encabeçou a campanha contra a violência de gênero, especialmente com jovens acadêmicas que levou o nome de “Pelotas sem Medo”. E também, desde 2014, possui um assento no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na cidade de Pelotas.

No ano passado, 2015, participou da Semana da Mulher, realizada de 08 a 14 de março em Pelotas, do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) realizado de 5 a 8 de agosto em Bagé, também em agosto, se fez presente no IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. Em setembro esteve presente no VII Seminário Internacional Pensamento Crítico realizado nos dia 1, 2 e 3 na Universidade Federal de Pelotas, e também no VII Seminário Internacional Mulher e Literatura realizado de 14 a 16 de setembro na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Ainda em 2015, o núcleo organizou uma Pré Conferência na UFPel para a comunidade universitária. O evento foi uma atividade preparatória para a Conferência Municipal. E Também realizou, em novembro, debate onde o tema foi “A Persistência da Violência Contra as Mulheres” que contou com intervenção artística realizada no Largo do Mercado, e também, mesa redonda com representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Delegacia especializada de atendimento à mulher de Pelotas e também do próprio Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel.

Este ano o Observatório de Gênero e Diversidade já deu inicio a suas atividades, em Março participou da programação da Calourada 2016, com a realização de uma mesa redonda sobre questões de gênero, intitulada “Precisamos falar sobre gênero” realizada no dia 22 no Museu do Doce da UFPel. Outra atividade preparada por ele este ano é o Primeiro Simpósio de Gênero e Diversidade. O primeiro Simpósio de Gênero e Diversidade será realizado nos dias 18, 19 e 20 de Maio e as inscrições estão abertas até o dia 11 de maio. Para se inscrever clique aqui.

PL2

Fonte: Divulgação