5º Seminário de Jornalismo da UFPel discute o papel do jornalista na formação da cidadania

Por Monique Heemann

Na última quarta-feira (26) teve início o 5º Seminário de Jornalismo da UFPel. Na oportunidade, a professora Ilza Maria Tourinho Girardi e a jornalista Rosina Duarte debateram o papel do jornalista na formação da cidadania. A mediação ficou por conta da professora do curso Silvia Meirelles.

Foto: Daniel Corrêa

Após a abertura, o evento seguiu com a fala de Rosina Duarte, da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE), cujo objetivo, segundo Rosina, é “mostrar o que não se vê”. A jornalista contou sobre o jornal Boca de Rua, projeto inovador da ALICE produzido e vendido por moradores de rua, que já completa 14 anos. Para Rosina, esse tipo de iniciativa representa um “espaço novo para os jornalistas”.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ilza Maria Tourinho Girardi iniciou sua fala ressaltando o conhecimento que o jornalista deve ter da realidade brasileira. Ilza comentou sobre a importância das questões ambientais para um jornalismo preocupado com a cidadania. A professora, que desenvolve experiências com seus alunos na FASE, destacou que “os jornalistas tem papel importante na construção da cidadania”. Segundo Ilza, o mais importante para um jornalismo consciente é o conhecimento.

O 5º Seminário de Jornalismo da UFPel acontece nos dias 26 e 27 de novembro às 19h na sala 437 do Campus Porto da UFPel. No dia 27, participam do evento Milton Ribeiro, do Jornal Sul 21 e o professor Jairo Getúlio Ferreira, da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos).