4º edição da Disco Xepa valoriza a gastronomia em Pelotas

Equipe do Senac Gastronomia. Foto: divulgação

Por Bibiana de Moraes Dias

Neste sábado, 16, em frente ao Theatro Guarany aconteceu a 4º edição da Disco Xepa, evento cultural e gastronômico organizado pelo CDL Pelotas, Prefeitura de Pelotas e Senac Pelotas. Com animação musical por conta de DJ’s conhecidas da cidade e arrecadações de agasalhos para a Campanha do Agasalho 2018, da Prefeitura municipal, a Disco Xepa fez parte da programação da 26º Fenadoce, que se encerrou no domingo, 17.

Um dia frio, de céu nublado, recebeu o público para a 4º edição do evento, no entanto nem as temperaturas baixas nem a ausência do sol encabularam os Pelotenses que foram até o Theatro Guarany prestigiar o evento. Entre música, comida boa e descontração, a principal atração e motivação do evento começava a ser servida: doces, uma das especialidades pelotenses, feitos com frutas da xepa. Os doces foram produzidos com ingredientes muitas vezes desdenhados por nós.

A xepa é aquilo que sobra da feira, os alimentos não comprados e que provavelmente não serão consumidos por ninguém. O papel e o desafio da Disco Xepa é transformar estes alimentos em receitas saborosas e atrativas. Como nos contou Raquel Marasca, chef do Senac Gastronomia e responsável pelo evento, os alunos dos cursos de gastronomia foram até a Central de Abastecimento (CEASA), responsável pela distribuição dos hortifrutigranjeiros, e recolheram diversas frutas da xepa, em sua maioria já bastante amadurecidas. Segundo Raquel, foi depois das frutas serem recolhidas que foi feita a escolha das receitas.

Dentre os doces servidos pelo Senac Gastronomia estavam: briganana (doce de banana semelhante ao brigadeiro), biscoito de banana, doce em calda de mamão com laranja, geleia de manga com limão e chá de maracujá com gengibre. As receitas, nas palavras da própria Raquel, trazem memórias afetivas. Com doces de sabores marcantes e equilibrados o evento mostrou como é possível desenvolver diversas receitas a partir de frutas da xepa, como foi o caso. A utilização de açúcar nos doces também foi significativamente reduzida, afinal as frutas estavam no ápice da maturação e, portanto, já bastante adocicadas.

Além de aproximar os pelotenses da gastronomia, os presentes tiveram a oportunidade de experimentar doces diferentes e descobrir ainda mais possibilidades gastronômicas com ingredientes simples, e este também foi seu papel na 4º Disco Xepa, unir e contagiar os pelotenses com a simplicidade e o encanto da gastronomia.