NOTA DO DCE UFPEL EM SOLIDARIEDADE A VEREADORA FERNANDA MIRANDA

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas – Gestão TUA 2019/2020 vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade à vereadora Fernanda Miranda (PSOL).

Durante uma sessão na câmara de vereadores de Pelotas-RS, a vereadora sofreu com atos machistas dos vereadores Anderson Garcia (PTB), Roberto Ney (PP) e também com conivência do atual presidente da câmara Fabrício Tavares (PSD) perante estes atos retrógrados.

Condenamos todo tipo de atitude que vá contra os direitos das minorias e não aceitamos nenhuma forma de opressão contra as mulheres, que tem em seu histórico lutas por direitos, liberdade e igualdade.

É nítido que no presente cenário político, atitudes como as apresentadas pelos vereadores de: desrespeito e interrupções nos espaços de fala, juntamente acompanhados de referências de baixo escalão promovidas contra a vereadora, se mostram um absurdo e um desrespeito a todas, principalmente em um espaço pouco ocupado pelas mulheres como a política.

Ressaltamos que a dificuldade em garantir o espaço de fala da vereadora reforça as opressões vividas cotidianamente pelas mulheres e insultam todas que lutam por respeito e direitos.

Por fim, o DCE repudia veementemente as interrupções que expressam posições contínuas de machismo para com a vereadora Fernanda Miranda, que tem em sua vida um histórico de lutas pelos direitos das mulheres e apoiada na força da mulher brasileira se encontra em espaços de disputa colocando-se prontamente como uma figura de reconhecimento e valorização a todas as mulheres.

Ademais, nos solidarizamos com ela pelo absurdo e injustificável constrangimento sofrido no último dia 27 de agosto. O debate sobre questões políticas não pode retroceder para a barbárie de agressões machistas. Não aceitaremos nenhum passo atrás na luta por direito e representatividade feminina!

Pelotas, 01 de setembro de 2019

Publicado em 02/09/2019, na categoria Notícias.