Informe sobre a situação do transporte de apoio para o Campus Capão do Leão no período de recesso acadêmico

Na última sexta-feira, dia 28/01/2022, o DCE, gestão DCE é pra lutar, realizou uma reunião com o Núcleo de Transportes e com a Coordenação de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com a finalidade de discutirmos a demanda do Transporte de Apoio na Linha do Campus Capão do Leão.

Foram levantados pontos como a redução da capacidade dos transportes e a redução no número de veículos, mesmo com uma maior demanda no mês de janeiro, o que vem acarretando em longas filas e até impedindo o embarque de muitos estudantes.

Apresentamos reclamações de estudantes de Pós-Graduação e de Iniciação Científica que, neste período de recesso acadêmico, necessitam desse transporte para se deslocarem ao Campus e realizarem suas atividades, como as filas de horas nos horários de pico (tanto na Faculdade de Medicina nos primeiros horários da manhã quanto no Campus Capão do Leão nos horários de retorno da tarde).

Foi constatada uma redução no número de motoristas, uma vez que houve demissão em massa durante o período da pandemia e, além disso, foi nos informado que os mesmo motoristas que trabalham no transporte de apoio, também executam o transporte para saídas de campo e viagens acadêmicas. Atualmente, apenas sete motoristas (anteriormente eram vinte e quatro) fazem a linha Campus Capão do Leão, e parte desses sete estão em período de férias, até o dia 04/02.

Reivindicamos que sejam feitos todos os esforços para que haja um aumento do número de ônibus nos horários de pico durante o recesso acadêmico e levantamos a possibilidade de análise pelo Comitê COVID sobre aumento da capacidade de passageiros. Também destacamos que é necessário que a universidade esteja preparada para quando as aulas presenciais forem retomadas no dia 7 de março, de modo que é necessário que sejam restabelecidos os contratos de motoristas para a manutenção do transporte.

Em resumo, temos os seguintes encaminhamentos desta reunião:

– Há a tendência de aumento de ônibus nos horários de pico: 7h, 12h, 13h (ida) e 16h (volta) a partir do dia 4 de fevereiro, devido ao retorno do quadro de motoristas, o que devemos continuar cobrando;

– Defenderemos junto ao núcleo de transportes a cobrança do comprovante de vacinação para o embarque nos ônibus, bem como proporemos a análise da reitoria e do comitê covid-19 sobre o aumento da capacidade de passageiros nos ônibus COM A COBRANÇA do comprovante de vacinação para o embarque (uma vez que a partir do dia 07/02 será obrigatória a apresentação do comprovante para acesso aos ambientes da UFPel);

Estamos em diálogo com a Comissão de Políticas Estudantis para agendarmos uma reunião com a reitoria o mais breve possível e seguimos abertos para reclamações e sugestões sobre o transporte de apoio!

Publicado em 02/02/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Campus Capão do Leão, Transporte de apoio, UFPEL.