Estudantes do curso de Engenharia Geológica reivindicam pagamento de diárias de saídas de campo

Estudantes da UFPel em atividade de campo em Caçapava do Sul

O Diretório Central dos Estudantes recebeu, na última semana, uma demanda de estudantes do Curso de Bacharelado em Engenharia Geológica referente às diárias das saídas de campo. Por meio do Diretório Acadêmico Francisco de Paula Oliveira (DAFPO), os estudantes da Geológica reivindicam o pagamento de diárias de campo nas atividades práticas obrigatórias das disciplinas que fazem parte do PPC do Curso.

Conforme as diretrizes curriculares do curso (Resolução CNE/CES 01, de 06 de janeiro de 2015), o Bacharelado em Engenharia Geológica possui um total de 720 horas de atividades de campo obrigatórias, o que corresponde a 20% da carga horária do curso. Na UFPel, a Eng. Geológica tem um total de 22 disciplinas obrigatórias que em seu processo avaliativo necessitam de atividades práticas de campo. Estas atividades são realizadas em localidades como os municípios de Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul, Dom Pedrito dentre outras localidades com ambientes geológicos e exposições de feições geológicas preservadas e didaticamente propícias para as práticas de campo. Embora ofereça transporte para os locais, a estadia e alimentação do período que pode variar de dois dias a mais de uma semana tem sido bancada pelos próprios estudantes.

Segundo o DAFPO, sucessivas gestões de Coordenação do Curso têm apresentado, no Conselho do Centro de Engenharias, solicitação para pagamento de diárias de campo nas atividades práticas obrigatórias. Atualmente, no entanto, o pagamento não tem ocorrido nem de forma parcial.

Um levantamento realizado pelo DAFPO aponta que a UFPel é atualmente uma das únicas universidades federais do país dentre os 35 cursos de Geologia e Engenharia Geológica que não vem oferecendo nenhum suporte às atividades práticas obrigatórias de campo em termos de auxílio alimentação e hospedagem. O ofício encaminhado pelo Diretório Acadêmico destaca ainda a prerrogativa de gratuidade do ensino público. Ao “obrigar” que estudantes paguem os custos de atividades previstas no currículo do curso, a instituição não está promovendo a inclusão e permanência dos estudantes previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional, o que tem contribuído para o grande número de evasão de estudantes no curso.

O DCE UFPel entende como extremamente legítima a reivindicação apresentada pelos estudantes do curso de Engenharia Geológica, via DAFPO, e se compromete em levar a demanda às instâncias superiores da instituição como Centro de Engenharias e Pró-Reitoria de Ensino, ao mesmo tempo que se coloca à disposição dos estudantes do curso para ações que visem pressionar por uma solução mais breve possível.

Publicado em 18/05/2022, na categoria Notícias.