Em defesa da entrega de marmitas do RU no Hospital Escola! DCE encaminha ofício à PRAE junto a dezenas de assinaturas

Nesta sexta-feira, dia 29 de outubro de 2021, o DCE é Pra Lutar enviou ofício à Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e uma planilha com informações adicionais, com o objetivo de expor importante demanda de estudantes que realizam estágio no Hospital Escola da UFPEL. Há a necessidade, manifestada por dezenas de estudantes, de entrega de marmitas do RU no Hospital Escola, em virtude das dificuldades de horários e de deslocamento dos estudantes.

Leia a seguir a íntegra de nossa defesa.

OFÍCIO 005/2021 – Diretório Central dos Estudantes da UFPEL (Gestão DCE é pra lutar, a voz ativa dos estudantes – 2021-2022)

Pelotas, 28 de outubro de 2021

À PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

CONSIDERANDO:
Enquanto representação estudantil, o DCE vem recebendo a demanda de estagiários do Hospital Escola que não conseguem acessar o Restaurante Universitário durante seu horário de almoço para que haja distribuição de marmitas no HE. A principal causa relatada é que, por se tratar de atendimento de demanda no ensino de profissionais de saúde, os mesmos não podem sair em horários fixos como geralmente os alunos da UFPEL fazem (horário de almoço das 12:00 às 13:30). O aluno só é liberado do serviço quando consegue cumprir com seu atendimento, pois não é possível deixar o paciente no meio da consulta quando a mesma se prolonga mais do que o esperado. Além disso, muitos estágios funcionam de forma mista entre o Hospital Escola e o Ambulatório da Faculdade de Medicina, então os alunos têm cerca de 1 hora para pegar o almoço, comer em casa e se deslocar até outro bairro, sem depender do transporte da UFPEL por incompatibilidade nos horários que não são fixos para estes estagiários.

Sendo assim, o Diretório Central dos Estudantes da UFPEL, vem por meio desta expor está urgente demanda e propor que os alunos recebam refeição em seu local de estágio, tal qual acontece atualmente no Capão do Leão, por não haver outra opção viável para que os mesmos se alimentem adequadamente. Ressaltamos que o Hospital Escola possui espaço específico para alimentação, refeitório este montado durante o período de Pandemia no antigo auditório do hospital, com mesas individuais com distanciamento de 2 metros entre si e com boa circulação de ar.
Para evidenciar a demanda real dos estudantes, o DCE realizou uma pesquisa de demanda online através de um formulário, questionando quem são os alunos que precisam desse serviço para conseguir almoçar diariamente.

Enviamos em anexo a planilha com a relação de estudantes e número de matrícula, feita a partir deste formulário, diferenciando-os em beneficiários do PAA ou não beneficiários. Obtivemos 62 respostas no período de uma semana em que o formulário permaneceu aberto, o que parece subestimar o número de estagiários, pois a maioria das respostas vieram de alunos da Medicina, porém sabemos que existem outros cursos da área da saúde que atuam dentro do Hospital Escola. Trazemos essa demanda para que os devidos encaminhamentos sejam tomados junto a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, pois a saúde dos estudantes deve ser prioridade, incluindo o direito a uma alimentação digna.

Dado o exposto respeitosamente e sabendo do comprometimento da PRAE para com o bem estar de todos os estudantes da Universidade, solicitamos a atenta observação da demanda e estamos disponíveis para esclarecimentos adicionais.

Publicado em 29/10/2021, na categoria Notícias.