DCE UFPEL realiza reunião geral – Saiba o que foi debatido e participe das ações!

Para ter um DCE aberto e ativo é necessário muita organização e trabalho coletivo, por isso viemos reunindo periodicamente. Nesta terceira semana de gestão, realizamos nossa terceira reunião. Saiba o que debatemos e participe das ações!

– Conselhos: Na última quinta-feira, a representação do DCE no COCEPE participou da reunião como ouvinte, pois ainda não havia sido homologada. Mas agora estamos, e tu podes nos enviar demandas por nossas redes sociais ou whatsapp! No dia 18 de outubro participaremos da primeira reunião do CONSUN e vamos compartilhar com vocês as discussões.

– Demandas estudantis: Nestas duas primeiras semanas nos detivemos sobre diversas demandas que estão chegando via nosso whatsapp ou pelas redes sociais. Nossos canais estão abertos para te receber!

– Comunicação: Já conferiu o site do DCE? Estamos nos esforçando para mantê-lo sempre atualizado com as principais notícias. Acompanhe!

– Na última segunda-feira tivemos uma reunião de apresentação com a ADUFPEL, onde debatemos lutas em comum das categorias contra o governo Bolsonaro, em defesa da educação, e algumas locais que poderão ser pauta nas próximas reuniões do CONSUN.

– Na última terça-feira tivemos reunião com a PRAE, com a presença da reitora Isabela Andrade e do pró reitor de planejamento, Paulo Ferreira. Nesta reunião nos apresentamos, conversamos a respeito da necessária recuperação da sede do DCE, sobre o orçamento das universidades e retorno às aulas (sobre estes temas solicitamos reuniões específicas), e falamos sobre os estudantes que podem perder seus auxílios permanência devido à não apresentação de documentos. Estamos lançando uma campanha para encontrar e ajudar estes/as estudantes!

– RETORNO ÀS AULAS PRÁTICAS E PRESENCIAIS

Este tema nos preocupa muito e queremos debater com o máximo de estudantes. Nessa quinta-feira teremos uma reunião com o gabinete da vice-reitora para coletar algumas informações, bem como levar primeiras reivindicações. Como forma de expandir o debate, solicitamos à mesa do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos a inclusão do tema na pauta do próximo conselho que deve ocorrer na segunda semana de outubro, e também realizaremos uma live.

Vamos propor enquanto DCE, que as UBS onde a universidade atua, as quais recebem pacientes com síndromes gripais, sejam divulgadas na comunidade, para que possam receber estudantes (via SUS), que possivelmente venham a se contaminar;

Vamos cobrar que os estudantes em vulnerabilidade social recebam máscaras de qualidade, especialmente nos ranchos;

Vamos sugerir e cobrar que a universidade promova capacitação de biossegurança para que toda comunidade acadêmica saiba, e seja alertada sobre os cuidados de prevenção. Segundo relato, muitas pessoas não utilizam as máscaras corretamente, por exemplo.

Por fim nesta sexta-feira teremos reunião com a comissão que está elaborando o Projeto Pedagógico Institucional da UFPEL para conhecer o que está sendo desenvolvido.

Atenção! Em breve traremos informações a respeito da carteirinha de identificação estudantil do DCE! Fiquem ligados/as!

Publicado em 06/10/2021, na categoria Notícias.