DCE UFPel realiza reunião de balanço e debate de ações para acompanhamento do retorno presencial

O DCE UFPel, gestão DCE é pra Lutar, realizou uma reunião presencial na última sexta-feira (13), em sua sede, para debater algumas ações dos últimos meses de gestão, com balanço financeiro, informes sobre carteirinhas e sobre melhorias estruturais da sede. No encontro ainda foram debatidos ações para acompanhamento do retorno presencial e planejamento de atividades para as próximas semanas.

A confecção da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) do DCE UFPel teve início em novembro passado e se intensificou a partir do início do semestre 2021/2 da UFPel, em março deste ano. Atualmente, as carteirinhas são a principal fonte de política financeira do DCE e o saldo positivo têm possibilitado dar suporte e estrutura a lutas estudantis (Saiba mais sobre CIE do DCE).

No ponto de balanço foi ainda reforçado a importância do esforço feito pela gestão em organizar um cronograma de horários que garanta abertura da sede diariamente (confira horários). A  respeito das melhorias estruturais reivindicadas para a sede, foi informado que há previsão, que nesta semana, seja realizado o recolhimento de materiais de descarte como madeiras, canos e vidros, pela SUINFRA. Para o dia 19 de maio está marcado o serviço de desinsetização e desratização no local. Com a instalação de um ponto de internet, no início de abril, a gestão deve concentrar seus esforços agora na reivindicação pela instalação de banheiro e manutenção e aquisição de novos computadores.

Sobre os recentes casos de racismo na UFPel (nota sobre os casos), houve como proposta o convite aos coletivos negros que atuam na UFPel para uma reunião conjunta, a fim de que a partir deste encontro seja encaminhada alguma ação e/ou atividade conjunta.

O DCE planeja ainda a realização de uma série de ações e atividades para as próximas semanas, entre elas uma plenária sobre o retorno presencial e uma festa de rua. Sobre o acompanhamento do retorno presencial, a gestão do DCE participará de uma audiência no gabinete da reitoria, na próxima quinta-feira (19).

Na reunião, o DCE recebeu ainda a demanda dos estudantes do curso de Engenharia Geológica, referente às diárias das saídas de campo. Por meio do Diretório Acadêmico Francisco de Paula Oliveira (DAFPO), os estudantes deste curso reivindicam o pagamento de diárias de campo nas atividades práticas obrigatórias de campo das disciplinas que fazem parte do PPC do Curso. O DCE UFPel se comprometeu em levar a demanda as instâncias competentes e construir junto aos estudantes deste curso ações que visem pressionar por uma solução.

Por fim, o DCE UFPel deliberou por fixar reuniões presenciais abertas a cada 14 dias, que devem ocorrer nas terças-feiras, a partir das 18h. A próxima reunião será, portanto, no dia 25 de maio. Aproveitamos para relembrar que a sede está disponível para DAs, CAs, Atléticas, Coletivos e movimentos sociais que necessitem de espaço físico para realizar reuniões e/ou atividades.

Publicado em 17/05/2022, na categoria Notícias.