DCE UFPEL divulga atualização sobre os casos de matrículas canceladas

POR MAIS TRANSPARÊNCIA E ATENÇÃO AOS ESTUDANTES! Contra os cancelamentos de matrículas injustos!

Na segunda-feira, dia 25 de outubro, o DCE UFPEL gestão é Pra Lutar, se reuniu com cerca de 10 estudantes que se encontram em situação de cancelamento de matricula após cursar o primeiro semestre letivo de 2021 ao mesmo tempo que aguardavam a avaliação socioeconômica das cotas L1 e L2. Na reunião estavam representantes do DCE no COCEPE e outros integrantes que acompanham os casos.

Ouvimos diversos relatos de estudantes que alegam serem sujeitos de direito às cotas socioeconômicas e aos benefícios inerentes, oriundos da assistência estudantil, para sua permanência na Universidade. Entre muitos relatos, escutamos problemas relacionados à grande quantidade de documentos necessários, aos editais extensos e confusos, especialmente se tratando de estudantes novos(as) na universidade, ainda sem total compreensão de suas dinâmicas, além de falta de sensibilidade do setor responsável quando à impossibilidade de obtenção de documentos de familiares distantes ou em estado de separação por diversos motivos, incluindo opressões, e, por fim falta de transparência quanto à documentação faltante, de modo que alguns e-mails são genéricos, sendo assim alguns estudantes sequer tomam conhecimento de quais documentos faltaram em sua apresentação. Estas minucias são responsáveis pelo cancelamento da matrícula dos(as) estudantes no meio do semestre, sem direito ao contraditório até as últimas instâncias.

Por isso enquanto DCE, no dia 26 de outubro, em nossa primeira reunião conjunta à Comissão de Permanência Estudantil da PRAE, a qual agradecemos imensamente pela disponibilidade, e encaramos como uma conquista estudantil, levamos esta demanda e defendemos que os(as) estudantes tenham direito de permanecerem na Universidade, durante o período em que recorrem às instâncias superiores da Universidade e na Justiça.

Aqui socializamos com vocês alguns encaminhamentos desta reunião. Esperamos poder avançar nas próximas semanas, e se alguém ainda não tomou providências, convidamos a nos procurar para que possamos encaminhar da melhor forma.

1) Estamos enviando ofício para a PRAE formalizando a solicitação de que os(as) estudantes desligados(as) tenham suas matrículas reativadas pelo menos até o COCEPE deliberar sobre cada caso;

2) Solicitaremos no ofício que a PRAE abra um edital com o intuito de que estes(as) alunos(as) possam regularizar suas situações;

3) Solicitaremos a presença da Coordenação de Benefícios e da chefia de Assistência Social da PRAE em nossa próxima reunião conjunta;

4) Questionaremos a forma como tem sido conduzido o processo de avaliação socioeconômica que indeferiu cerca de 80% dos estudantes em tal processo;

5) Manteremos o diálogo a fim de reavaliar os problemas deste processo de avaliação, buscando alternativas para que estudantes que tenham o direito garantido em lei não sejam excluídos.

6) Solicitar também na próxima reunião do COCEPE que os estudantes nesta situação tenham suas matrículas reativadas pelo menos até o fim do processo no referido conselho.

Publicado em 01/11/2021, na categoria Notícias.