DCE é pra Lutar participa pela primeira vez da reunião do Conselho Consultivo do Hospital Escola UFPEL/EBSERH

Na última quinta-feira, dia 21/10/2021, às 14hrs, o DCE UFPEL gestão DCE é Pra Lutar, a voz ativa dos estudantes, esteve presente em reunião do Conselho Consultivo do Hospital Escola UFPEL/EBSERH. As pautas propostas eram: (1) Instituição do Conselho Consultivo; (2) Aprovar regimento interno do Banco de Olhos.

Na reunião, a Superintendência do Hospital Escola fez uma apresentação de slides explicando o funcionamento administrativo e financeiro do Hospital atualmente, com as seguintes mudanças: criação de um Colegiado Gestor do Ensino, com participação de todos os cursos da área da saúde (sem representatividade estudantil até o momento) e criação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde (DEPAS). Também foi mencionado que o prédio atual do HE é alugado e possui 175 leitos em 5 mil m².

Após a apresentação do atual funcionamento, foi trazido o projeto do novo Hospital Escola na apresentação. O novo Hospital Escola vai contar com 30 mil m² de área construída em terreno da FAMED/UFPEL, onde atualmente se localiza o prédio do Ambulatório Central, que será posteriormente demolido para a construção do Bloco 2. Serão 250 leitos, com ampliação do Bloco Cirúrgico e das UTIs, além de outras melhorias em inovação científica mencionadas e 56 consultórios ambulatoriais. Para a construção do novo Hospital Escola, serão utilizados recursos provenientes da UFPEL, de Emendas Parlamentares e da EBSERH. Não há previsão para conclusão da obra, pois os recursos para isto ainda não estão disponíveis. O início está previsto para 2022.

O DCE trouxe como principal problema a falta de comunicação no processo de montagem do atual projeto, que não inclui áreas de estágio para todos os cursos da saúde e que não havia sido apresentado à comunidade acadêmica anteriormente. Além disso, outro problema apontado é que o projeto não prevê o tempo que a FAMED ficará sem o prédio do Ambulatório Central, enquanto a obra não for concluída.

Confira aqui relatoria completa da reunião.

Publicado em 25/10/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Hospital Escola, Medicina, UFPEL.