Conselho de DAs e CAs realiza primeira reunião ordinária do ano

O Diretório Central dos Estudantes participou, na última quinta-feira (30), do primeiro Conselho de Diretório e Centros Acadêmicos (DAs e CAs) da UFPel realizado neste ano. Estiveram em pauta: troca de representantes da mesa do Conselho, qualidade no serviço dos Restaurantes Universitários,  obrigatoriedade do passaporte vacinal na UFPel, entre outros assuntos.

O Conselho foi convocado pelos centros acadêmicos que estavam na atual Mesa do Conselho: Centro Acadêmico Ferreira Vianna (CAFV), Centro Acadêmico do Curso de Terapia Ocupacional (CATO) e Diretório Acadêmico de Nutrição (DAN). As duas primeiras pautas diziam a respeito justamente da troca de dois representantes nos assentos da mesa do Conselho. Para o assento do Anglo da mesa, atualmente ocupada pelo DAN, não houve inscrição de interessados e a pauta foi adiada para apreciação na próxima sessão.

Na eleição para o assento Capão/Unidades Dispersas da mesa do Conselho, ocupada até então pelo CATO, houve a inscrição e aprovação, por unanimidade, do Diretório Acadêmico Naum Keiserman – Medicina (DANK), representado pelos estudantes Vinicius Queiroz e Cleomar da Silva. Deste modo, o DANK assume assento Capão/Unidades Dispersas da mesa do Conselho pelos próximos seis meses.

No segundo item da pauta, sobre a qualidade do serviço prestado pela Norte Sul, empresa terceirizada que gerencia os Restaurantes Universitários da UFPel, foi solicitado ao DCE que fizesse um repasse o tema. O coordenador do DCE, Cassio Lilge,  reforçou a importância do ato no dia 11 de abril em frente do RU da Santa Cruz, relembrando as reivindicações de itens previstos no contrato que não vinham sendo cumprido pela NorteSul, como: a quantidade mínima de proteína por refeição e a variedade no cardápio. Foi enfatizado a importância dos estudantes seguirem em vigilância e cobrar para que se cumpra este direito que é o oferecimento de alimentação digna para todas e todos.

A respeito do retorno do buffet, em substituição ao sistema de marmita, foi informado que a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) implementou esse sistema como um medida emergencial para o período de pandemia. Na medida que o retorno das aulas presenciais ocorresse já era previsto que esse sistema de marmita seria abandonado. O DCE considera, no entanto, que se for uma demanda ampla dos estudantes pode-se construir um movimento que reivindique um sistema híbrido, de transição nos próximos meses, que inclua tanto buffet quando marmitas para casos específicos.

Por fim, foi aprovada pelo Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos ser favorável a pleitear frente à PRAE, em conjunto ao DCE, que continuem sendo disponibilizadas as marmitas para utilização dos alunos que assim desejarem.

O tópico sobre a obrigatoriedade do passaporte vacinal na UFPel foi colocado em pauta após um procurador do Ministério Público Federal (MPF) ingressar com uma ação civil pública na 2ª Vara da Justiça Federal de Pelotas visando derrubar a exigência do passaporte vacinal na instituição (veja notícia). Foi aprovado, por unanimidade, a posição do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos ser favorável à obrigatoriedade do passaporte vacinal na UFPel, bem como repudiar a ação proposta pelo MPF; também que seja assinada uma nota conjunta com o DCE para divulgar esse posicionamento.

A respeito da reivindicação de um RU na FAMED – Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional foi exposto por alunos dos cursos de Medicina e Psicologia o problema estrutural e histórico que é a questão da alimentação para os estudantes do câmpus da FAMED. Há um movimento pleiteado junto à Universidade um Restaurante Universitário que atenda a região do bairro Fragata. Foi aprovado por unanimidade o posicionamento do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos ser favorável e apoiar a solicitação de criação de um RU no Fragata e atender a FAMED e cursos próximos.

Confira ata do Conselho 01-2022.

Publicado em 04/05/2022, na categoria Notícias.