Em defesa da vacina! Passaporte vacinal fica, negacionismo científico sai!

O Diretório Central dos Estudantes da UFPel gestão DCE é pra Lutar vem a público repudiar a absurda tentativa do Ministério Público Federal, por meio de ação Civil Pública, de impedir que a Universidade exija a apresentação do comprovante vacinal para a circulação em seus ambientes. Essa ação é irresponsável!

Em primeiro lugar, relembramos que foi o Conselho Universitário da UFPel (CONSUN) que deliberou sobre a exigência do comprovante, de modo que deve ser respeitado por sua legitimidade para a manutenção da autonomia universitária na tomada de suas decisões.

Em segundo lugar, sabemos que a vasta maioria dos brasileiros corretamente decidiu tomar a vacina porque preza pela vida e entendeu o recado da ciência brasileira de que as vacinas são eficazes e seguras! É desnecessário trazer aqui os inúmeros resultados de pesquisas que indicam em todo mundo a segurança das vacinas. A realidade expressa esse avanço quando o número de casos e mortes diminui possibilitando o retorno de nossas atividades. O papel da vacina é evidente. Por isso, o argumento do procurador Max Palombo de que a eficácia das vacinas não foi comprovada é desconectado da realidade. O procurador ainda chega a pedir que a universidade pague 10 mil reais em caso de descumprimento se a liminar for concedida, outro absurdo por onerar ainda mais os recursos da Universidade, já tão atacados pelo governo Bolsonaro.

A contradição fica ainda mais escancarada se levarmos em conta que o MP ao tenta impedir que a UFPel exija o comprovante, ao mesmo tempo em que o ele próprio exige o comprovante para frequentarmos suas dependências.

Por fim, sabemos que o maior representante desse tipo de ideia é o próprio presidente Bolsonaro, irresponsável, que NÃO TOMOU A VACINA, e o bolsonarismo que prega e dissemina o negacionismo científico. Não aceitamos que as instituições do estado sejam aparelhadas por essas ideias.

A Universidade deve recorrer a esse absurdo, e nós da comunidade acadêmica devemos pressionar a justiça para deliberar em defesa da vacina e em defesa da vida, contra o negacionismo! Porque de negacionista e irresponsável já basta o presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais detalhes sobre a ação nesta reportagem do jornal Diário Popular.

Publicado em 25/04/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags forabolsonaro, vacina, vacinação.