BASTA de cortes e atrasos nas Bolsas! Fora governo Bolsonaro!

O Governo Bolsonaro cortou 92% dos recursos para pesquisas. BASTA!

Já estão acontecendo cortes na UFPel. Ficamos sabendo de atrasos nas bolsas dos programas de educação tutorial (PET), em projetos da pedagogia e letras, bem como na residência pedagógica. Não podemos aceitar!

Não é de hoje que a realidade das universidades e institutos de pesquisa são marcados pelos cortes infundados do governo federal!

Nos últimos dias, a pedido do ministro da economia Paulo Guedes, R$ 690 milhões foram cortados do orçamento em pesquisas, fundamentais para o desenvolvimento científico, esses cortes comprometem a manutenção de programas como PET, PIBID e projetos de Iniciação Científica.

Enquanto presenciamos inúmeros escândalos de corrupção e gastos exorbitantes em leite condensado e cortes de carne superfaturados adquiridos pelo governo, a subsistência de diversos estudantes está sendo inviabilizada pelo atraso no pagamento e cortes de bolsas.

No último ano, a sociedade brasileira percebeu que o conhecimento produzido nas universidade é crucial no combate ao coronavírus, os cortes na educação e o negacionismo de Bolsonaro desencadeou mais de 600 mil mortes, as quais poderiam ter sido evitadas.

Em 2019, o movimento estudantil deu o recado para barrar o projeto future-se e derrubar o ministro da educação, nesse momento, de ameaça à nossa permanência na universidade pública, é preciso mais uma vez OCUPARMOS AS RUAS PARA BARRAR O PROJETO DE SUCATEAMENTO E DESMONTES DA CIÊNCIA BRASILEIRA.

Por isso, nós do DCE UFPEL CONVOCAMOS CADA ESTUDANTE A SOMAR FORÇAS NA LUTA PELO IMPEACHMENT DE BOLSONARO, pela urgência da nossa permanência na universidade e pela manutenção do desenvolvimento em ensino, pesquisa e extensão!

Hoje, às 18h haverá plenária da União Nacional dos Estudantes para deliberar as próximas manifestações, em breve, divulgaremos o calendário de mobilização nacional do movimento estudantil.

#UFPEL
#ForaBolsonaro #elenãopodecontinuar #acienciaderrubamitos

Publicado em 14/10/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags ciência, forabolsonaro, luta, Movimento estudantil, UFPEL.