FIVRS (UFPel-ECARTA) apresenta Mostra Panorama de Videodança Brasileira na Argentina

FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS – YouTube/

Realizado anualmente pelo Mestrado em Artes (PPGArtes) e pelo Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação ECARTA de Porto Alegre, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS participa agora, de 05 a 07 de julho, como festival convidado da terceira edição do Festival Internacional de Videodanza – Inmediata, realizado pela Facultad de Artes, Diseño y Ciencias de la Cultura (Fadycc) da Universidad Nacional del Noroeste (UNNE, Argentina) e financiado pelo Instituto de Cultura de Chaco (ICCH) e do evento Chaco Futura, organizado pelo Departamento de Indústrias Culturais da Argentina.

O Festival Inmediata é um dos 62 projetos culturais selecionados pelo Fundo Provincial de Solidariedade criado pela Lei do Mecenato 1353-E para fortalecer as economias criativas locais e regionais com financiamento público. Suas atividades também contam com o patrocínio do Chaco Futura, evento de diálogo entre artes, indústrias culturais e novas tecnologias, organizado pelo Departamento de Indústrias Culturais do ICCH, em conjunto com o Ew Gaming Club, com o apoio do Centro Federal de Investimentos (CFI), do Ministério da Cultura da Nação, do Instituto de Ciência e Tecnologia, Subsecretaria de Emprego, Ministério da Educação, da Argentina.

As atividades acontecerão na Casa das Culturas no Complexo Cultural Guido Miranda do Instituto de Cultura, na sede da Fadycc e no Clube Social, entre as cidades de Corrientes e Resistência, na Argentina.

A Mostra FIVRS – Panorama da Videodança Brasileira, com curadoria da professora e codiretora do FIVRS Rosângela Fachel e da egressa do mestrado  Luana Arrieche, apresenta um recorte de 29 trabalhos dentre as videodanças brasileiras selecionadas para as edições de 2021 e 2022 do festival, divididas em três blocos, que buscou dar a ver a  ampla diversidade -geográfica, cultural, corporal, rítmica e estética –  das produções que vêm sendo realizadas no país.

DIRETORAS DO FIVRS

Carmen Anita Hoffmann – UFPel

Rosângela Fachel – UFPel

COMISSÃO ORGANIZADORA – FIVRS 2023

Carmen Anita Hoffmann – UFPel

Rosângela Fachel – UFPel

Mônica Fagundes Dantas – UFRGS

Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga

Carlise Scalamato – UFSM

Rebeca Recuero – UFPel

Luana Echevengua Arrieche – IFSul

Hamilton Bittencourt – UFPel

Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

André Venzon – Fundação ECARTA

Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

Stela Pastore – Fundação ECARTA

Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO

Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS

Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS

APOIO

Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas, RS

Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV

LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS

OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS

Proyecto Corporalidad Expandida, Buenos Aires, Argentina

IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança, Ribeirão Petro, SP

Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ

Publicado em 07/07/2023, na categoria Sem categoria.