ago 11
FORMATURA INTERNA
nov 24
FORMATURA ALUNOS 2015/2
Caros alunos,
Pedimos, por gentileza, que aqueles que irão concluir o curso no semestre de 2015/2 deixem os seus nomes junto a secretaria do colegiado do curso para que possa ser encaminhado ao DRA a lista de prováveis formandos. Precisamos da lista, também, para que a direção se organize para determinar a data de colação interna.
Att,
Colegiados FAT
out 08
ENADE 2015
Boa tarde alunos,
Está definido data e local para reunião referente ao ENADE do Curso de Turismo.
Data: 14/10/2015
Horário: 19:30
Local: Auditório da Reitoria, localizado no 4º Andar do Campus Porto
Pauta: Convocação ENADE
A presença de todos é de suma importância. Lembrem-se que os alunos selecionados para realizar o ENADE e não o fizerem, não podem se formar, portanto, contamos com a sua presença.
Em Anexo a lista dos estudantes inscritos para realização da prova.
Att,
Colegiado Turismo
mar 26
Trancamento de Disciplinas 2015/1
Informamos que o período de trancamento de disciplina ocorrerá de 31/03/15 à 07/04/15. Os alunos deverão entregar o formulário devidamente preenchido no Colegiado do Curso, para que o trancamento seja processado. Os códigos das disciplinas podem ser encontrados no Projeto Pedagógico do Curso (https://wp.ufpel.edu.br/cursodeturismo/projeto-pedagogico/), ou pelo sistema Cobalto.
mar 12
# PARTINDO ESPANHA
Fabíula Rosso : acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel selecionada para o Projeto de Qualificação Internacional – 2014 do MTur/CAPES.
Concorrendo com estudantes brasileiros de cursos de bacharelado/licenciatura/tecnólogo em Turismo e/ou hospitalidade, Fabíula foi contemplada com bolsas de estudo concedidas pelo Ministério de Turismo (MTur) e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizarão curso de capacitação em técnicas avançadas de gestão do turismo e hospitalidade em escolas de excelência da Espanha. Parabéns à acadêmica!
Em Portugal
Depoimento: O Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo foi uma parceria entre o Ministério do Turismo e Capes que se realizou no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. O programa se tratou de um projeto piloto caracterizado pelo envio de alunos de cursos relacionados ao segmento de Turismo e Hospitalidade a países reconhecidos pelos excelentes serviços que oferecem e a forma estratégica com que planejam e desenvolvem a atividade turística. A primeira edição teve duração de dois meses, nos quais tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos relacionados à hospitalidade e ao planejamento adequados para a segurança e garantia do sucesso na recepção e decorrer de um mega evento. Tendo em vista que o Brasil receberia a Copa do Mundo em poucos meses, o curso teve essa ênfase com o objetivo de aprimorar e qualificar os serviços que poderiam aqui ser ofertados durante o mundial e posterior a ele. Entre as disciplinas ministradas tivemos uma que tratou sobre Acessibilidade no Turismo, nos propiciando o treinamento específico para saber agir de forma correta e segura quando for necessário. Também tivemos disciplinas em inglês para que aperfeiçoássemos nosso conhecimento e desenvoltura, de modo a garantir uma eficaz comunicação com o possível visitante. Além disso, tivemos a oportunidade de aprender técnicas sobre vinhos e gastronomia portuguesa, visto a grande riqueza e diversidade gastronômica que Portugal possui.
Dessa forma, acredito que a consolidação de um programa que oportunize estudantes de Turismo conhecer diferentes formas de se pensar, agir e planejar a atividade turística é um grande passo para se efetivar a estabilização, o reconhecimento e a estruturação da área.
mar 12
MOBILIDADE INTERNACIONAL
Lá em Alto Trás-os-Montes
A aluna Milena Sonda do 7º semestre do curso de Bacharelado em Turismo participa de um intercâmbio em Portugal, na cidade de Mirandela na região norte, sendo sub-região de Alto Trás-os-Montes situada nas margens do rio Tua, é a segunda mais populosa cidade do distrito de Bragança. A mesma estuda no Instituto Politécnico de Bragança, é uma instituição pública de ensino superior, o IPB promove a mobilidade de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua oficial portuguesa. O intercambio terá a duração de 6 meses, os quais fará matérias com as turmas de Licenciatura em Turismo. Além de brasileiros, Mirandela possui durante esse período, estudantes da República Tcheca, Polônia, Turquia, Espanha e Cabo Verde.
No próximo semestre, o primeiro de 2015, segue para Mirandela a acadêmica Marina Berton, também do Curso de Turismo da UFPel que participará do mesmo programa de mobilidade internacional.
mar 12
VISITAS TÉCNICAS/SAÍDAS DE CAMPO – ANO 2014
Saída de Campo a Zona Colonial de Pelotas na disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos do Turismo com a professora Alice Islabão Lopes.
Visita Técnica ao Aeroporto Internacional de Pelotas na disciplina de Gestão de Agências de Viagens e Transportadoras com a professora Gisele Pereira.
Visita Técnica a Rádio e TV UCPel na disciplina de Comunicação e Turismo com a professora Gisele Pereira.
Visita Técnica e Saída de Campo ao Parque Estadual do Caracol, Ecoparque Sperry, Parque Nacional dos Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral nas disciplinas de Turismo e Impacto Ambiental e Turismo e Meio Ambiente com a professora Gisele Pereira.
Visita técnica a Pousada Blumenberg em Canela na disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Turístico e ao Resort Serrano em Gramado na disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem com as professoras Gisele Silva Pereira e Alice Islabão Lopes.
out 14
No PERU
Depoimento: Nos meses de julho e agosto estive em Lima no Peru, pelo programa de voluntariado Cidadão Global da AIESEC, que é uma organização internacional formada e gerida por jovens universitários e recém-graduados. Através do intercâmbio e do programa de membresia a ONG procura estimular a liderança e possibilita experiências profissionais e pessoais, despertando a consciência social em seus membros. Minha ida envolveu a participação no Projeto Valorando, no qual realizei workshops sobre liderança, valores e sustentabilidade com alunos de dez a doze anos do Colégio Santa Teresita, em um período de sete semanas. A experiência foi bastante enriquecedora, permitindo-me um novo olhar sobre os lugares, as sociedades, o turismo, a hospitalidade, reafirmando e renovando minhas convicções pessoais e profissionais.
out 09
ACADÊMICOS EM MOVIMENTO
Seguindo para diferentes destinos e interesses, alunos do Turismo falam sobre suas experiências.
Em Ouro Preto – MG
Depoimento: Participei do Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com o Banco Santander e a ANDIFES no período Março a Julho do corrente ano. Escolhi como destino a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais. Participar do programa para mim foi enriquecedor não só pela experiência acadêmica e pessoal, pois me proporcionou conhecer o ambiente das Repúblicas Ouro Pretanas (Morei na República Belladona), como pela convivência e troca de experiências com outras pessoas de várias regiões do Brasil. Além disso, pude conhecer a realidade do Curso de Turismo em outra instituição de ensino, vivenciando-a no dia a dia e relacionando-a com a realidade do Curso que frequento na UFPel: as estruturas dos Cursos, seus êxitos e possíveis melhorias. Por minha experiência positiva, indico a todos os alunos que se candidatem a bolsas de estudos, pois além de ser uma ótima experiência pessoal é uma excelente experiência acadêmica.
Na Copa do Mundo, em Porto Alegre

Foto: O acadêmico Maicon Fabiel Schneider, de verde, junto aos demais voluntários de sua equipe de trabalho.
Depoimento: Minha história na Copa do Mundo iniciou em 2013, quando fui voluntário na Copa das Confederações no Rio de Janeiro. Foi lá que conheci o COL (Comitê Organizador Local da FIFA) e algumas áreas do transporte, principalmente o transporte de mídia, onde atuei e conheci muitos profissionais da imprensa mundial.
O trabalho voluntário abriu as portas pra fazer parte do Comitê que estava sendo montado em Porto Alegre e, assim, fui contratado pra ser coordenador de transporte de mídia. Passamos três meses no escritório planejando rotas, enviando ofícios para EPTC (Empresa Portoalegrense de Transporte Coletivo), cronometrado tempo de saída e chegada de coletivos a Hotéis e destes para do Estádio Beira Rio, etc. Nossa dificuldade era encontrar ruas ou avenidas de acesso, onde os ônibus poderiam passar com facilidade, pois Porto Alegre possui muitas arvores, viadutos baixos, horários de pico, ruas trancadas no domingo, e isso fez que o planejamento sofresse constantes alterações.
Após todo o planejamento também tínhamos que fazer o treinamento dos motoristas e voluntários. Pessoas fundamentais no evento, todo o planejamento era respaldado neles. Assim, foi imprescindível fazer o treinamento motivacional, onde tanto os motoristas que eram terceirizados, quanto os voluntários puderam sentir ‘o gosto’ de participar da Copa do Mundo e deu tudo certo.
Os primeiros dias foram mais de acertos e depois era só manter o cronograma do planejamento e ter flexibilidade com questões externas que apareceram. No fim foi uma disputa de sentimentos: de um lado, a alegria de que tudo tinha dado certo e de outro, a saudade, pois o evento havia acabado. Aprendi muito com minha experiência na Copa do Mundo e, principalmente, a aproveitar as oportunidades que a vida oferece e fazer o melhor sempre. Há, também aprendi na prática, um pouco sobre a logística no transporte de passageiros.
Em Natal – RN

Foto: Acadêmico Guilherme de O. L. de Ávila no Sítio Arqueológico do Lajeto Soledade em Apodí-RN, durante visita técnica pelas cidades do interior do Rio Grande do Norte.
Depoimento: Aluno do 7º semestre do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi selecionado, com três outras alunas da UFPel, através de Edital Interno, para participar da Mobilidade Acadêmica Nacional, oferecida e financiada pela ANDIFES em parceria com o SANTANDER. A instituição escolhida foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada em Natal-RN:
“O porquê da minha escolha em cursar um semestre de Bacharelado em Turismo na UFRN foi à notícia dada em abril de 2014, da aprovação do primeiro Doutorado em Turismo em uma instituição de ensino superior pública e o segundo, apenas, do Brasil, na área. Tendo como objetivo profissional a formação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), vi nesta opção de destino para a mobilidade, uma importante oportunidade de conhecer uma Instituição que oferece esse nível de formação na área de Turismo”
As disciplinas escolhidas para compor o meu plano de estudos foram: Agências de Viagens; Consultoria Turística; Planejamento Turístico II; Sociedade, Estado e Políticas Públicas no Turismo; Dinâmicas Recreativas de Grupos e Espaços; Gastronomia e Turismo e Noções de Direito e Legislação Turística.
Tive a oportunidade, através de uma visita técnica da disciplina de Consultoria Turística, de visitar o interior do estado do tendo como objetivo principal a visualização do planejamento turístico adotado pelo Estado, este dividido por cinco polos turísticos: Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó, Serrano e Agreste/Trairí.
“Em três dias de visita, notei a diversidade de cultura e paisagem presentes na região nordeste do Brasil e, com isso, refleti sobre a IMPORTÂNCIA DO TURISMÓLOGO no planejamento da atividade turística, promovendo um desenvolvimento sustentável e descentralizado, através do incentivo aos segmentos de Turismo Comunitário, Rural, de Aventura, de Natureza, enfim, tantos outros possíveis de serem bem trabalhados, tendo um bom profissional capaz de ter um olhar multidisciplinar sobre o atrativo”.
Minhas aulas estão previstas para serem finalizadas no dia seis de dezembro, quando voltarei para a cidade de Pelotas e seguirei para o último semestre no Curso de Turismo da UFPel, junto da turma ATT2015.
out 09
PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA
A participação do Curso de Turismo da UFPel no XI Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, aconteceu em de forma expressiva. Para lá se deslocaram sete pesquisadores do turismo – seis docentes e uma técnica administrativa, todos com seus trabalhos devidamente aceitos para serem apresentados nos vários GT’s que compõem a programação da XI Edição do Evento. Organizado pela Universidade do Estado do Ceará – UECE, o Seminário constitui-se em fórum de debate, reflexões e propostas de pesquisadores, docentes e estudiosos da área dispostos a interagir, apresentar e discutir ideias e propor soluções para as problemáticas afetas ao turismo. Com certeza, a expressiva participação da UFPel denota a sua capacidade de colaboração, além de sua capacitação para a pesquisa em turismo, redundando de forma positiva na qualidade de seu Curso de Turismo, destacando-o no cenário gaúcho e nacional.