ACADÊMICOS EM MOVIMENTO

Seguindo para diferentes destinos e interesses, alunos do Turismo falam sobre suas experiências.

Em Ouro Preto – MG

Foto: A acadêmica Roberta Antunes no Mirante da Universidade Federal de Ouro Preto ( UFOP).

Depoimento: Participei do Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com o Banco Santander e a ANDIFES no período  Março a Julho do corrente ano. Escolhi como destino a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais. Participar do programa para mim foi enriquecedor não só pela experiência acadêmica e pessoal, pois me proporcionou conhecer o ambiente das Repúblicas Ouro Pretanas (Morei na República Belladona), como pela convivência e troca de experiências com outras pessoas de várias regiões do Brasil. Além disso, pude conhecer a realidade do Curso de Turismo em outra instituição de ensino, vivenciando-a no dia a dia e relacionando-a com a realidade do Curso que frequento na UFPel: as  estruturas dos Cursos, seus êxitos e possíveis melhorias. Por minha experiência positiva,  indico a todos os alunos que se candidatem a bolsas de estudos, pois além de ser uma ótima experiência pessoal é uma excelente experiência acadêmica.

Na Copa do Mundo, em Porto Alegre

Foto: O acadêmico Maicon Fabiel Schneider, de verde, junto aos demais voluntários de sua equipe de trabalho.

Depoimento: Minha história na Copa do Mundo iniciou em 2013, quando fui voluntário na Copa das Confederações no Rio de Janeiro.  Foi lá que conheci o COL (Comitê Organizador Local da FIFA) e algumas áreas do transporte, principalmente o transporte de mídia, onde atuei e conheci muitos profissionais da imprensa mundial.

O trabalho voluntário abriu as portas pra fazer parte do Comitê que estava sendo montado em Porto Alegre e, assim, fui contratado pra ser coordenador de transporte de mídia. Passamos três meses no escritório planejando rotas, enviando ofícios para EPTC (Empresa Portoalegrense de Transporte Coletivo), cronometrado tempo de saída e chegada de coletivos a Hotéis e destes para do Estádio Beira Rio, etc. Nossa dificuldade era encontrar ruas ou avenidas de acesso, onde  os ônibus poderiam passar com facilidade, pois  Porto Alegre possui  muitas arvores, viadutos baixos, horários de pico, ruas trancadas no domingo, e isso fez que o planejamento sofresse constantes alterações.

Após todo o planejamento também tínhamos que fazer o treinamento dos motoristas e voluntários. Pessoas fundamentais no evento, todo o planejamento era respaldado neles. Assim, foi imprescindível fazer o treinamento motivacional, onde tanto os motoristas que eram terceirizados, quanto os voluntários puderam sentir ‘o gosto’ de participar da Copa do Mundo e deu tudo certo.

Os primeiros dias foram mais de acertos e depois era só manter o cronograma do planejamento e ter flexibilidade com questões externas que apareceram. No fim foi uma disputa de sentimentos: de um lado, a  alegria de que tudo tinha dado certo e de outro, a  saudade, pois o evento  havia acabado. Aprendi muito com minha experiência na Copa do Mundo e, principalmente, a aproveitar as oportunidades que a vida oferece e fazer o melhor sempre. Há, também aprendi na prática, um pouco sobre a logística no transporte de passageiros.

Em Natal – RN

Foto: Acadêmico Guilherme de O. L. de Ávila no Sítio Arqueológico do Lajeto Soledade em Apodí-RN, durante visita técnica pelas cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Depoimento: Aluno do 7º semestre do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi selecionado, com três outras alunas da UFPel, através de Edital Interno, para participar da Mobilidade Acadêmica Nacional, oferecida e financiada pela ANDIFES em parceria com o SANTANDER. A instituição escolhida foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada em Natal-RN:

“O porquê da minha escolha em cursar um semestre de Bacharelado em Turismo na UFRN foi à notícia dada em abril de 2014, da aprovação do primeiro Doutorado em Turismo em uma instituição de ensino superior pública e o segundo, apenas, do Brasil, na área. Tendo como objetivo profissional a formação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), vi nesta opção de destino para a mobilidade, uma importante oportunidade de conhecer uma Instituição que oferece esse nível de formação na área de Turismo”

As disciplinas escolhidas para compor o meu plano de estudos foram: Agências de Viagens; Consultoria Turística; Planejamento Turístico II; Sociedade, Estado e Políticas Públicas no Turismo; Dinâmicas Recreativas de Grupos e Espaços; Gastronomia e Turismo e Noções de Direito e Legislação Turística.

Tive a oportunidade, através de uma visita técnica da disciplina de Consultoria Turística, de visitar o interior do estado do tendo como objetivo principal a visualização do planejamento turístico adotado pelo Estado, este dividido por cinco polos turísticos: Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó, Serrano e Agreste/Trairí.

“Em três dias de visita, notei a diversidade de cultura e paisagem presentes na região nordeste do Brasil e, com isso, refleti sobre a IMPORTÂNCIA DO TURISMÓLOGO no planejamento da atividade turística, promovendo um desenvolvimento sustentável e descentralizado, através do incentivo aos segmentos de Turismo Comunitário, Rural, de Aventura, de Natureza, enfim, tantos outros possíveis de serem bem trabalhados, tendo um bom profissional capaz de ter um olhar multidisciplinar sobre o atrativo”.

Minhas aulas estão previstas para serem finalizadas no dia seis de dezembro, quando voltarei para a cidade de Pelotas e seguirei  para o  último semestre no Curso de Turismo da UFPel, junto da turma ATT2015.