Anais do IV Simpósio Internacional Música e Crítica
volume 4, 2020
ISSN: 2596-0628
Completo:
Artigos:
– Crítica genética, agendas, críticas – Celso Loureiro Chaves
– Perspetivas sobre Saint-Saëns no Brasil – suas cartas e a imprensa – David Cranmer
Comunicações:
– O episódio “Fagulhas” e o Orpheon Carlos Gomes: contradições num debate na imprensa fluminense em 1898 – Carlos Alberto Figueiredo
– Uma análise da crítica especializada em torno das temporadas de concertos da Société Musicale Indépendente – SMI (1910-1935) – Danieli Longo Benedetti
– Música, Política e Tráfico Negreiro: Tensões e Representatividades no Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara – Elber Ramos Bonfim
– A contribuição dos periódicos na pesquisa biográfica sobre Dinorá de Carvalho – Flávio Carvalho
– Algumas considerações sobre o conceito de melodia italiana nos periódicos do secondo ottocento – Isaac William Kerr, Lenita W. M. Nogueira, Marcos C. L. Virmond
– “Filhos de um país pequeno”: a percepção de si e do outro na crítica musical portuguesa do século XX – Isabel Pina
Resumos:
– “O Z da questão”: O memorialismo e a crítica musical em Zuza Homem de Mello (1933- ) – Assiria Toledo do Amaral
– “[N]ão me parecem compositores para uma sociedade como a nossa, meia surda, meia distraída”: Luís da Costa e o jornalismo musical em Évora (1887-1902) – João Pedro Costa
– As contribuições da Revista Bastidores para a pesquisa musicológica – Kênia Simone Werner