A edição única do Celpe-Bras 2022 ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com aplicação das provas escrita e oral, nos postos aplicadores localizados no Brasil e no exterior. O exame é destinado a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. O período de inscrições é de 26 de julho a 06 de agosto. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (19) e está disponível no link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-60-de-18-de-julho-de-2022-416309588
jul 13
CAPACITA NA WEB: O PAPEL DA LÍNGUA INGLESA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE ACADÊMICA
Facilitadora: Simone Sarmento (Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Mediadora: Helena Vitalina Selbach (Professora do Centro de Letras e Comunicação)
Data: 22/07/2022 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 15h30
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
Ementa:
– Panorama sobre o uso da língua inglesa no ensino superior brasileiro
– Definindo English as a Medium of Instruction (EMI)
– Principais benefícios e desafios na prática de EMI
Público Alvo: Servidores docentes e TAE’s ativos*
Período de inscrição: 06/07 a 19/07/2022
Divulgação das inscrições homologadas: 20/07/2022**, nesta página.
*Considerando a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, conforme Decreto nº 9.991/19, somente serão certificados os servidores públicos pertencentes ao Quadro Efetivo da UFPel.
**Quando homologadas as inscrições, os selecionados receberão e-mail com instruções de acesso à sala de Webconf da UFPel.
jul 11
Novos materiais informativos para estudantes internacionais
A Coordenação de Relações Internacionais disponibiliza aos estudantes internacionais, bem como aos estudantes locais, docentes e técnicos-administrativos da UFPel, novos materiais informativos para estrangeiros presentes na universidade.
jul 11
Online Courses in English at UFV
A pedido da Universidade Federal de Viçosa, divulgamos a oferta de disciplinas lecionadas em Língua Inglesa no formato virtual.
When will classes take place?
- September 5 – December 17, 2022
Who is eligible?
- Academic mobility: undergraduate, Master’s or Ph.D. students currently enrolled in any Higher Education Institution.
- Diploma holders*: individuals holding a bachelor’s degree granted by any Higher Education Institution.
⟾ *Note: if you are already selected for a master/doctorate course, but classes have not yet started, please register as a diploma holder.
Steps for the application process:
- Before July 29, fill up the application form, uploading the required documentation:
- For academic mobility students: https://forms.gle/VVqUepnRiS9QJGtH6
- For diploma holders: https://forms.gle/AVsQyUyHZ9XrPxKZ6
- The coordinator of each UFV requested course will evaluate your application, based on your curriculum vitae and transcript of records.
- Until August 15, the UFV international office will inform you the list of courses you are approved to register for.
- Classes will start on September 5, 2022.
- Required documents for all candidates (to be attached to the registration form):
a)Copy of the Diploma and Academic Transcript of the Undergraduation;
b)Copy of the Master’s Diploma and Academic Transcript (if you already have it);
c)Copy of the Doctoral Diploma and Academic Transcript (if you already have one);
d)Copy of birth or marriage certificate (if you do not such a document, fill in the document below and stamp it at the Notary Office):
https://www.dri.ufv.br/english/wp-content/uploads/Name-declaration.pdf
e)Nomilnation Letter – mandatory for Academic Mobility candidates. Use the template:
https://www.dri.ufv.br/english/wp-content/uploads/Nomination-letter-template-2022_2.pdf
f)Copy of National Identity Card (passport preferred for foreign applicants);
g)Copy of CPF (for Brazilians only);
h)Copy of Voter Registration Card (for Brazilians only);
i)Copy of Military Document (for Brazilian men only).
IMPORTANT :
- Good internet connection is mandatory to follow the activities!
- For academic mobility, one of the required documents is an official nomination from the home institution. “Self-nominated” candidates are not accepted for academic mobility.
- The program does not provide a degree – students who conclude courses will receive only an official transcript of records from UFV.
Courses
CODE | NAME | LECTURERS | |
ARQ 7961 | Special Problems – III: CFD Simulation with OpenFOAM |
Joyce Carlo – coordination Nayara Marques Sakiyama (UFVJM) |
joycecarlo@ufv.br |
AGF 645 (T1) 2 |
Design and Analysis of Experiments | Lessando Gontijo | lessandomg@ufv.br |
BIO 610 (T2) |
Cell Biology | Carolina Gonçalves Santos | cgsbio@ufv.br |
ENG 790 (T1) 3 |
SPECIAL TOPICS I : Compost barn: an alternative housing system for dairy cows |
Ilda Ferreira Tinoco – Coordinator Matteo Barbari Lorenzo Leso Rafaella Andrade |
iftinoco@ufv.br |
ENG 794 (T1) 3 |
SPECIAL PROBLEMS I: Life cycle assessment (lca) as a sustainable methodology applied to the egg production system |
Richard Stephen Gates – Coordinator Nathan Pelletier |
rsgates@iastate.edu |
ENT 602 4 | Scientific Writing | Simon Luke Elliot | selliot@ufv.br |
ENT 669 (T1) 5 |
Insecticide (Eco)Toxicology | Raul Narciso C. Guedes | guedes@ufv.br |
FIP 602 | Plant Disease Epidemiology | Emerson Medeiros Del Ponte | delponte@ufv.br |
FIT 679 (T2) |
Biotechnology Applied to Plant Breeding | Guilherme da Silva Pereira | g.pereira@ufv.br |
GEO 791 (T1) |
Paleopedology | José João Lelis Leal de Souza | jjlelis@ufv.br |
SOL 792 (T1) |
Soil Classification Systems | José João Lelis Leal de Souza | jjlelis@ufv.br |
TAL 706 (T1) |
Food Carbohydrates and Bioactive Compounds | Frederico Barros | fredbarros@ufv.br |
Timetable: UTC -03:00
Monday | Tuesday | Wednesday | Thursday | Friday | |
10:00h | BIO 610 | BIO 610 | TAL 706 | FIP 602 | |
FIT 679 | FIT 679 | GEO 791 | |||
11:00h | BIO 610 | BIO 610 | TAL 706 | FIP 602 | |
FIT 679 | FIT 679 | GEO 791 | |||
12:00h | |||||
13:00h | |||||
14:00h | ENT 602 | ENT 602 | |||
SOL 792 | SOL 792 | ||||
15:00h | ENT 602 | ENT 602 | |||
SOL 792 | SOL 792 | ||||
16:00h | ENT 602 | ENT 602 | |||
17:00h | ENT 602 | ENT 602 |
OBS:
- For ARQ 796 the timetable will be defined soon. Classes will be Monday or Wednesday morning.
- For AGF 645 the timetable will be defined later by the lecturer after discussing with the students enrolled.
- For ENG 790 and ENG 794 the timetable will be defined later. These are condensed courses whose classes will start only in October 2022 (the precise starting date will be defined in July). Weekly classes: 2 days x 4 hours or 3 days x 3 hours. Remaining 6-7 hours for practical exercises.
- ENT 602 will have 4 hours in average weekly. The timetable is registering 8 hours because some weeks may have more activities than others.
- For ENT 669 the timetable will be defined later. Weekly classes: 4 days x 50 min.
All the courses (except ENG790 and ENG794) will take place from September 5 to December 17, 2022.
TOPICS
CODE / NAME | TOPICS |
ARQ 796 Special Problems – III: CFD Simulation with OpenFOAM |
1. Introduction to CFD 1.1. Fluid Mechanics Equations 1.2. Fundamentals of Finite Volumes 2. OpenFOAM 2.1. Usage of OpenFOAM 2.2. Mesh basics 2.3. Boundary Conditions 2.4. Solution Algorithms 3. Ventilation 3.1. Domain types 3.2. Turbulence models 3.3. Calculation Methods 4. Interoperability with Rhino/Grasshopper. 4.1. Ladybug Tools 4.2. Butterfly 5. Simulation Setup 5.1. Writing the files with Butterfly 5.2. Using OpenFOAM 6. Parallelization 6.1. Parallel programming concepts 6.2. Domain decomposition for parallel simulation 6.3. Using OpenFOAM in parallel 7. Post-processing 7.1. Using paraView 7.2. Performance metrics and Object functions |
AGF 645 Design and Analysis of Experiments |
1. Basic concepts in statistics. 2. Basic principles in experimentation. 3. Experimental designs. 4. Parametric and non-parametric analyses. |
BIO 610 Cell Biology |
1. General cell features. 2. Cell membrane. 3. Cytoskeleton. 4. Mitochondria. 5. Peroxisome. 6. Chloroplast. 7. Intracellular compartments. 8. Intracellular traffic. 9. Nucleus. 10. Cell cycle. |
ENG 794 SPECIAL PROBLEMS I – life cycle assessment (lca) as a sustainable methodology applied to the egg production system |
1. Life Cycle Thinking (LCT) and its importance in the context of sustainability management. Life Cycle Assessment (LCA) definition. 2. History and LCA evolution. 3. LCA methods and how to apply them to egg production. 4. Showcase of some egg industry model development work. 5. Assessment of green technologies, and development of the NEST platform. 6. Net Zero research program. |
ENG 790 SPECIAL TOPICS I – Compost barn: an alternative housing system for dairy cows |
1. Design and management of modern compost barns. 2. Up to date research results concerning this housing system and its effects on cow welfare and productivity. 3. Other alternative housing systems for dairy cows. 4. Practical exercises concerning the design principles, environmental control solutions, management practices and the choice of bedding materials for compost barns under different geographic and climatic conditions. |
ENT 602 Scientific Writing |
1. What is a scientific paper? 2. Structure of a paper. 3. Ethics in the publication of papers. 4. Importance of Reading. 5. Literature review and citation. 6. Preparation of the manuscript. 7. Critical reading. 8. Which journal to choose. 9. How to submit. Peer review. 10. How to structure phrases in a paper. 11. What to avoid and what to embrace. 12. Principles of clear and effective writing. 13. Writing with strong and active verbs. 14. How to construct an effective paragraph (organized and concise). 15. Use of varied resources in writing. 16. Review of writing. 17. Title and Abstract: equilibrium and elegance. 18. Introduction: essential and dispensable parts. 19. Material and methods: the importance of precision and detail. 20. Results: simple, direct and precise writing. 21. Discussion: arguments, limitations and implications of the study. |
ENT 669 Insecticide (Eco)Toxicology |
1. Introduction: Subject importance. 2. Toxicology: Scope & definitions. 3. Toxicological assessment: Dose-response, hormesis, tests and parameters. 4. Insecticide classification and characterization. Insecticides in the environment: Entry routes, moviment, transformation. 5. Insecticides in organisms: Penetration and storage, moviment (plants), transformation, modes of action, interactive effects, biomarkers and biomonitoring. 6. Insecticides in populations: population dynamics & insecticide resistance. 7. Insecticides in communities: changes, measurement and interpretation of ecological impacts. 8. Ecological risk assessment. |
FIP 602 Plant Disease epidemiology |
1. History and concepts in Botanical Epidemiology. 2. Plant disease assessment and quantification. 3. Temporal dynamics and analysis of epidemics. 4. Pathogen dispersal, disease gradients and patterns. 9. Yield loss assessment. Risk assessment and disease forecasting. |
FIT 679 Biotechnology Applied to Plant Breeding |
1. Introduction to biotechnology; 2. Identification of molecular markers; 3. Application of molecular markers; 4. Gene discovery and validation; 5. Transgene and gene editing; 6. Molecular breeding |
GEO 791 Paleopedology |
1. Soil formation factors. 2. Soil properties. 3. Mineralogy of soils. 4. Micromorphology of soils. 5. Dating methods for geoscientists. 6. Soil genesis in tropical areas. |
SOL 792 Soil Classification Systems |
1. Soil description in the field. 2. Auxiliary analyzes. 3. Diagnostic horizons and properties of World reference Base for soil Resources and Soil Taxonomy. 4. Soil classification. |
TAL 706 Food Carbohydrates and Bioactive Compounds |
1. Monosaccharides. 2. Carbohydrate reactions. 3. Starch. 4. Carbohydrate nutrition and dietary fiber. 5. Bioactive compounds. 6. The protective effect of foods containing bioactive compounds on chronic noncommunicable diseases. |
jul 04
Edital 11/2022 – Bolsa Mérito 2022/2 (exclusivo para estudantes PEC-G)
A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas no uso de suas atribuições, em complemento ao Edital de Convocação IGR Nº 3/2022 do Ministério de Relações Exteriores (MRE), torna público o presente edital para pré-seleção de candidatos à BOLSA MÉRITO 2022/2, nos termos da Portaria Ministerial nº 200, de 20 de março de 2012, que estabelece as diretrizes para a concessão da mencionada Bolsa.
jun 28
Ciclo Internacional de Palestras – Memória e Patrimônio – “Lugares formados por memórias / Memorias formadas por lugares”
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (em parceria com LabCom Café e do LabCom da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) apresentam o ciclo de palestras de acadêmicos internacionais de Eslovênia, México, Argentina e os EUA em junho, julho e agosto 2022. Os palestrantes (em modo virtual e presencial) apresentarão sobre tópicos como: Música e Conflito, Cultura e Urbanismo, Música Tradicional Argentina, Restauro, e Rituais Festivos no Contexto Transatlântico. Informações: https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/eventos/ ou por e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Palestra virtual (em inglês) – “Places Shaped by Memories / Memories Shaped by Places” (“Lugares formados por memórias / Memorias formadas por lugares”) – Dr. Tom Borrup (EUA) – Quinta-feira, 30 de junho às 16:00 horas, PPGMP-UFPel, ICH Campus II, Sala 310, R. Almirante Barroso, 1.202, Pelotas – RS
Dr. Tom Borrup é professor da Universidade de Minnesota (EUA) no Programa de Pós-Graduação em Liderança em Arte e Cultura. Ele é fundador da organização Creative Community Builders (Construtores de Comunidades Criativas) e autor de livros como “The Power of Culture in City Planning” (Routledge, 2021) (O Poder da Cultura no Urbanismo) sobre a interseção entre arte, cultura e urbanismo. Dará uma palestra (em inglês) “Places Shaped by Memories / Memories Shaped by Places” (Lugares formados por memórias / Memórias formadas por lugares).
O link para as participar na palestra remotamente é: https://webconf.ufpel.edu.br/b/dan-p5p-qcz-4ma
jun 20
CRInter presente na 28ª FENADOCE
A CRInter esteve presente no estande da UFPel na 28ª Fenadoce, no dia 12, representada pelas notáveis estagiárias dos cursos de Relações Internacionais e de Cinema e Audiovisual, que participam do Projeto Amigo Universitário. As alunas Vitória Mollerke, Rafaella Santos, Luana Menezes e Ana Helena Avila apresentaram um poster com informações sobre os serviços prestados pela CRInter e sobre o Projeto Amigo Universitário.
jun 13
DIVULGAÇÃO – Study Australia Experience Fair
Estudar na Austrália está ao seu alcance! Descubra o que as instituições australianas podem te oferecer.
Se você sonha em estudar em outro país, prepare-se, pois em breve irá acontecer a maior feira de estudos da Austrália na América Latina. O Governo da Austrália convida você para participar da 1o edição da Feira Study Australia Experience no dia 14 de junho de 2022.
A Austrália é um dos países mais desejados por estudantes internacionais do mundo todo, não apenas por sua qualidade acadêmica, 5 universidades australianas estão entre as 50 melhores do mundo de acordo com o QS World University Ranking 2022, mas também por sua qualidade de vida. Com infraestrutura sofisticada, serviços de saúde de alta qualidade, ampla oferta de transporte público, serviços de apoio a estudantes internacionais e custos acessíveis, o país é um paraíso para quem quer estudar no exterior. Capitais como Adelaide, Perth, Melbourne e Brisbane estão entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver, segundo o ranking The Economist Intelligence Unit (EIU) de 2021.
O país é um ímã para aventureiros e exploradores! Cidades vibrantes, praias incríveis, florestas tropicais, desertos e muito mais. Com tantas opções, a Austrália é um dos destinos mais preferidos de pessoas de todo o mundo.
E graças aos quase 30.000 alunos interessados até agora no projeto Study Australia Experience, o Governo da Austrália está organizando a maior feira de estudos da Austrália, com muito conteúdo interativo. A grande feira irá acontecer no dia 14 de junho e contará com a presença de 30 instituições de ensino australianas. Durante o dia do evento, todos os participantes da feira terão a oportunidade de interagir on-line diretamente com representantes dessas escolas e universidades em tempo real, e realizar consultas exclusivas e gratuitas sobre os programas de estudo, processos de inscrição, bolsas de estudos e muito mais.
Confira abaixo a agenda da feira para ficar por dentro de tudo que vai acontecer.
CALENDÁRIO DE LIVES PRÉ-FEIRA –
08 de junho, 19:00 às 20:00 (BR time): Passo a passo para entrar no ensino superior na Austrália
CALENDÁRIO DE LIVES PRÉ-FEIRA – LATAM
07 de junho, 18:00 às 19:00 (Col. time): Dicas para a sua chegada a Austrália!
09 de junho, 18:00 às 19:00 (Col. time): Passo a passo para entrar no ensino superior na Austrália
AGENDA DA FEIRA
13 de junho, 19:00 às 20:00 (BR time): Live no Instagram (@studyaustraliaexperience_br) sobre a grande Feira, para esclarecer todas as dúvidas do público sobre o evento.
14 de junho, 19:00 às 22:00 (BR time):
• Plataforma de consultas: Os alunos terão a oportunidade de conversar ao vivo com representantes das instituições, por videochamada, e esclarecer todas as suas dúvidas sobre estudar na Austrália. Teremos 30 instituições australianas, incluindo escolas de inglês e universidades, participando da Feira e a área de consulta estará aberta simultaneamente para estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
• Transmissão ao vivo: Enquanto os alunos aguardam para falar com os representantes das instituições, eles poderão acompanhar 3 horas de transmissão ao vivo com conteúdo exclusivo que auxiliará nessa jornada para a Austrália.
As inscrições para participar da Feira serão totalmente gratuitas e ocorrerão através do site oficial https://studyaustraliaexperience.com, onde também é possível consultar a agenda completa de eventos.
Os interessados podem obter mais informações na página oficial, no Instagram @studyaustraliaexperience_br ou @studyaustraliaexperience_latam, e acompanhar a
Feira no canal do Telegram (Study Australia Experience – Brasil ou Study Australia Experience – Latam).
jun 10
Inscrições abertas – sessões informativas TOEFL iBT Home Edition e GRE-General Test
- As sessões informativas são gratuitas e serão transmitidas ao vivo por meio do canal do GCUB no Youtube.
-
Data limite para inscrições: 18 de junho de 2022, até às 23:59 (horário de Brasília-DF).
- Público-alvo: Professores, Estudantes, Pesquisadores e Funcionários das Universidades Associadas ao GCUB.
-
Número de vagas disponíveis: não há limite de vagas.
-
As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://form.jotform.
com/221573466009658
jun 08
Fulbright oferece mais de 80 bolsas de estudos nos EUA
A Comissão Fulbright no Brasil oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros recém formados em letras, roteiristas, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. No total, serão oferecidas mais de 80 bolsas em 12 programas diferentes nas melhores universidades dos Estados Unidos. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.
As candidaturas para todos os programas devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 1 de agosto para todos os programas, exceto para o programa de formação de roteiristas MFA (deadline 15 de junho). As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1 entre outros benefícios, como integrar a rede de alumni da Fulbright no Brasil e no mundo.
Editais abertos:
-
Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2023 e término em abril/maio do ano seguinte. Confira o perfil dos selecionados para o programa de doutorado sanduíche em 2022/2023.
-
Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 15 bolsas de nove meses de duração para jovens graduados em Letras (português-inglês) ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de interesse dos FLTAs.
-
Mestrado em Roteiro de Cinema – MFA: a oportunidade cobre todos os custos da pós-graduação em roteiro de cinema ou TV em escolas renomadas dos Estados Unidos.
-
Professor /pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 15 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.
-
Professor/ pesquisador júnior: O programa oferece até 15 bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa brasileiras. O programa tem duração de três ou quatro meses.
-
Cátedra na Emory University: voltada para um professor/pesquisador, com destacada atuação em sua área, para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. As atividades devem ser relacionadas a áreas como humanidades; ciência; ciências sociais; artes, direito; biomedicina; saúde pública; enfermagem e administração.
-
Cátedra em Saúde Global na University of New Jersey, Rutgers: oportunidade de ensino e pesquisa na área de saúde global para professores e pesquisadores brasileiros.
-
Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego: oportunidade para professores e pesquisadores da área de saúde pública realizarem pesquisa e ministrarem aulas.
-
Cátedra em STEM na University of California, Davis: oportunidade para professores e pesquisadores destacados nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática realizarem pesquisa e ministrarem aulas.
-
Cátedra em pesquisa sobre câncer no M.D. Anderson Cancer Center : oportunidade para passar um semestre acadêmico pesquisando no mais importante centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.
-
Cátedra em Artes, Ciências Humanas e Sociais em Yale: oportunidade para professores e pesquisadores com comprovada experiência para realizar pesquisa e/ou lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada.
-
Cátedra em estudos interdisciplinares em Economia Agrícola em Purdue: oportunidade para passar um semestre acadêmico lecionando e pesquisando.
Mais informações no site https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/
jun 08
LIVE – Como conseguir bolsa para pós-graduação no exterior
Como parte da iniciativa da Fundação Estudar para divulgar oportunidades de pós-graduação no exterior, no próximo dia 22/06, às 19h, será realizada uma live pelo ZOOM com as convidadas Nathalie Gazzaneo e a Martina Muller. O bate-papo será sobre como elas conseguiram as bolsas para financiar o mestrado em Harvard e sobre como foi a experiência de estudar fora.
Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeG_O62JFMajMI3JFAGbjnoapJLs5p4EJZp-pqzgV6KLI_uog/viewform
jun 08
Ciclo Internacional de Palestras – Memória e Patrimônio
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (em parceria com LabCom Café e LabCom da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) divulga ciclo de palestras de acadêmicos internacionais da Eslovênia, do México, da Argentina e dos EUA. Os palestrantes (em modo virtual e presencial) apresentarão sobre tópicos como: Música e Conflito, Cultura e Urbanismo, Música Tradicional Argentina, Restauro, e Rituais Festivos no Contexto Transatlântico. Serão emitidos certificados de participação.
Informações: https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/eventos/ ou por e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Palestra virtual (em inglês) – Dr. Svanibor Pettan (Eslovênia) – Quinta-feira, 09 de junho às 09:00 horas.
Dr. Svanibor Pettan é atual diretor do International Council for Traditional Music (Conselho Internacional para a Música Tradicional) organização que tem status consultivo como a UNESCO, e é professor de etnomusicologia da Universidade de Ljubljana (Eslovênia). Pettan tem pesquisado e publicado sobre música e conflito. Dará uma palestra (em inglês) “Post-Yugoslav Reflections on Music, Politics, and War: What Have We Learned?” (Reflexões pós-jugoslavas sobre música, política e guerra: O que temos aprendido?)
Palestra virtual (em inglês) – Dr. Tom Borrup (EUA) – Quinta-feira, 30 de junho às 16:00 horas.
Dr. Tom Borrup é professor da Universidade de Minnesota (EUA) no Programa de Pós-Graduação em Liderança em Arte e Cultura. Ele é fundador da organização Creative Community Builders (Construtores de Comunidades Criativas) e autor de livros como “The Power of Culture in City Planning” (Routledge, 2021) (O Poder da Cultura no Urbanismo) sobre a interseção entre arte, cultura e urbanismo. Dará uma palestra (em inglês) “Places Shaped by Memories / Memories Shaped by Places” (Lugares formados por memórias / Memórias formadas por lugares).
Palestra presencial – Alejandro Brittes (Argentina) – Quarta-feira, 20 de julho às 18:00 horas, PPGMP-UFPel, ICH Campus II, Sala 310, R. Almirante Barroso, 1.202, Pelotas – RS
Alejandro Brittes é um acordeonista e pesquisador argentino de carreira internacional no género musical de chamamé. Apresentará o seu livro recém publicado “A origem do Chamamé: Uma história para ser contada” (Simplíssimo, 2021).
Palestra virtual (em espanhol) – Professor Alfredo Vega-Cárdenas (México / École Supérieure d’Art d’Avignon-França) – Quarta-feira, 10 de agosto às 17:00 horas.
Palestra remota a ser transmitida no auditório térreo do Campus II.
Alfredo Vega-Cárdenas é diretor da Escola Superior de Arte de Avignon. Apresentará (em espanhol) o livro “Los nuevos Alquimistas: una sociología de la restauración desde México” (Iteso, 2018).
Palestra presencial – José A. Curbelo (EUA/Uruguai) – Quinta-feira, 25 de agosto às 16:00 horas, PPGMP-UFPel, ICH Campus II, Sala 310, R. Almirante Barroso, 1.202, Pelotas – RS
José A. Curbelo é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel e também participante no Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt/UFPel. Dará uma palestra sobre a sua pesquisa sobre rituais festivos tradicionais no Uruguai, Espanha e Portugal.
Facebook: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Site: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
O link para as participar nas palestras remotamente é: https://webconf.ufpel.edu.br/b/dan-p5p-qcz-4ma
Você precisa fazer login para comentar.