Início do conteúdo
Orientações sobre envio das provas do CLMD

As Provas Presenciais Obrigatórias (P1 e P2), Optativas e Exames das disciplinas do semestre do CLMD acontecerão, conforme o agendamento no  Cronograma de Web Conferência e Provas, apresentados no início do semestre.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DAS PROVAS PELOS PROFESSORES FORMADORES:

  •  Cada professor(a)  usará os Cabeçalhos de Prova e Atas de Presença, conforme os modelos disponibilizados;
  • As provas deverão ser elaboradas para serem desenvolvidas no período máximo de 3h;
  • Cada professor(a) da disciplina será o responsável pelo envio da Prova e Atas de Presença às Coordenações dos Polos, Tutor a Distância e Presencial, com cópia para a Coordenação CLMD, conforme os endereços eletrônicos informados (e disponíveis nesse link). 
  • O envio, para as provas a serem realizadas de segunda a sexta-feira, deve ser realizado até  às 18h do dia anterior ao dia da prova, a fim de que sejam providenciadas as cópias necessárias, de acordo com as atas de presença que dão conta da quantidade de alunos matriculados na disciplina em cada polo, devendo ter a orientação de lacrar o envelope, o qual será aberto na presença da turma que realizará a prova.
  • No caso de provas a serem realizadas no SÁBADO, dia letivo na UFPel, tanto pela manhã como pela tarde, o envio deverá ser feito na sexta feira, até às 12 horas. 
  • O professor envia um ÚNICO e-mail, a todos os polos e tutores, contendo os seguintes arquivos:  instruções sobre a prova, a prova em PDF e Ata de Presença em PDF (um arquivo de cada polo);
  • Na mensagem enviada, devem solicitar aos coordenadores dos polos que acusem o recebimento, a fim de que se certifiquem de que as mesmas chegaram a seu destino, RESPONDENDO SOMENTE AO PROFESSOR, evitando ruídos de comunicação nas caixas de mensagens dos polos.

 

 ORIENTAÇÕES SOBRE A IDENTIFICAÇÃO  DAS MENSAGENS E ARQUIVOS A SEREM ENVIADOS:

  • O título da mensagem de ENVIO da prova deve identificar o nome da disciplina e data da avaliação, e devem seguir o padrão:

Envio Prova1_disciplina_data_CLMD

Envio Prova2_disciplina_data_CLMD

Envio Optativa_disciplina_data_CLMD

Envio Exame_disciplina_data_CLMD

Exemplo: Envio Prova1_ME B_13-05-2022_CLMD

  • Da mesma forma os nomes dos arquivos das provas e atas de presença devem seguir um padrão para serem nomeados:

CLMD_Prova1_disciplina_data

disciplina_AtaPresenca_nome do Polo

Exemplo:   CLMD_Prova1_LEMA A_14-04-2022                                                                                                                                LEMA A_Ata Presenca_Panambi

.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DAS PROVAS DIGITALIZADAS PELOS TUTORES PRESENCIAIS:

  • O envio das provas digitalizadas para a correção deve ser endereçada ao e-mail do professor da disciplina e o título da mensagem de ENVIO deve identificar o nome da disciplina e data da avaliação, seguindo o padrão:

Prova (1 ou 2 ou Optativa ou Exame) digitalizada – nome da disciplina – data da prova – Polo

 Exemplo: Prova 2 MEB digitalizada -15-04-2022 – Itaqui

  • As PROVA1, PROVA 2, PROVA OPTATIVA e EXAME, deverão ser digitalizadas com cuidado, pelos tutores presenciais (ou pelo secretário ou assistente a docência do polo, onde não há tutor presencial):

 

ORIENTAÇÕES SOBRE AS CORREÇÕES DAS PROVAS DIGITALIZADAS

  • Após o recebimento das provas digitalizadas, o professor da disciplina as distribui entre seus tutores para a correção;
  • Sempre que possível, seja combinado o dia e horário de encontro do professor responsável da disciplina e os professores tutores, na sala 302 da sede do Curso, para realizarem juntos as correções, objetivando  a uniformidade na aplicação dos critérios adotados;
  • As correções das provas digitalizadas deverão constar no arquivo PDF, sendo salvas e arquivadas pelo professor responsável da disciplina até o final do semestre;
  • O arquivo com as correções será enviado a cada aluno, em resposta ao e-mail que ele deve enviar ao professor ou tutor a distância da disciplina, solicitando o envio.
  • Após a divulgação das notas, professor e tutores, empenhem-se em realizar atividades de recuperação do conteúdo em que o aluno não apresentou satisfatória aprendizagem, ajudando-o a perceber e superar os erros apresentados nas avaliações.