Por especificidade de cada área, as disciplinas da Área Aplicada terão as Provas Presenciais realizadas no polo e, as disciplinas da Área do Ensino, farão avaliações postados na plataforma, que não serão, necessariamente, no polo, podendo ser trabalhos a serem realizados ao longo do semestre.
No entanto, as Provas de Exame, de todas a disciplinas, serão presenciais.
Para uma melhor distribuição das atividades avaliativas, procurando-se evitar o acúmulo de tarefas dos alunos em um mesmo período, percebeu-se a necessidade de uma melhor comunicação entre os professores responsáveis pelas disciplinas, de forma a se ter conhecimento sobre o planejamento de cada um em relação às avaliações propostas.
Para este fim, foi criado o Cronograma de Atividades das Disciplinas, que o professor deve acessar e preencher, à medida que for definindo as atividades com os alunos: trabalhos, aulas presenciais…
QUANTO A PROVAS E AVALIAÇÕES NAS DISCIPLINAS – O Colegiado entende que deve existir um padrão:
- Duas provas (P1 e P2), com peso 30% cada e uma avaliação online (AO), com peso 20%;
- Dois fóruns avaliativos, com peso de 10% cada; (Por decisão Colegiada: pode ser de um até dois fóruns)
- Após a aplicação das provas, disponibilizar o gabarito da prova no dia seguinte à realização da mesma através do E-aula da disciplina;
- Gravar a correção da prova e disponibilizar a videoaula;
- Enviar a prova digitalizada com as correções realizadas, para o aluno que solicitar por e-mail ao professor ou tutor da disciplina, para que ele possa comparar com o gabarito (junto aos TPs/TDs) e com os feedbacks recebidos via E-aula dos tutores;
- As notas das PROVAS e avaliações deverão ser disponibilizadas aos alunos, pelo COBALTO;
- Professores formadores e tutores devem elaborar uma planilha de controle das notas dos alunos, conforme as avaliações obrigatórias e disponibilizá-la ao tutor presencial, para que o(a) mesmo(a) acompanhe o aproveitamento de cada aluno(a) e elabore em conjunto com a equipe da disciplina, se necessário, estratégias de recuperação dos objetivos não atingidos pelos alunos.
AVALIAÇÕES PRESENCIAIS
- Acontecem mediante um cronograma de Webconferências, provas regulares, provas optativas e exames, que serão realizados nos
- As avaliações previstas serão estipuladas para acontecerem em semanas específicas para a realização dessas
- As provas optativas acontecerão na semana que antecede a semana dos exames e a nota atingida na mesma substitui a nota da P1 ou P2, porém prevalece a nota maior. (Veja adiante as regras das optativas).
As Provas Presenciais serão realizadas nos polos, sendo distribuídas nas noites de segunda a sexta-feira (19h às 22) e sábados manhã (9h às 12h) e/ou a tarde (13:30 às 16:30) e estão definidas no Cronograma de Webs e Provas do Curso.
Acesse os modelos de arquivos de provas e trabalhos, bem com as orientações de envio das provas e endereços de e-mail para onde deverão ser enviadas as avaliações a serem aplicadas.
AVALIAÇÃO ONLINE
- A avaliação online será realizada no AVA (E-aula), a partir dos diversos recursos oferecidos pelo ambiente, envolvendo os assuntos da componente curricular que está sendo
- A AVALIAÇÃO ONLINE (AO) terá uma data agendada, dentro de um prazo no cronograma para sua efetivação ou envio/entrega. NÃO deverá ser subdividida em várias partes, é realizada apenas uma AO, sem ser muito extensa.
- Entende-se por avaliação online, uma atividade que pressupõe a utilização das ferramentas do AVA, podendo ser um questionário; uma prova online com tempo determinado para sua realização, podendo ter consulta a material; uma lista de exercício matemático, ou resenha/resumo de texto, a ser enviado em forma de arquivo único.
PROVA OPTATIVA
Entende-se por PROVA OPTATIVA, a realização da avaliação que servirá para atender ao aluno que não compareceu a uma das duas avaliações presenciais, P1 ou P2, ou ficou abaixo da média numa ou duas delas e, poderá optar por refazer a prova de nota mais baixa, e assim melhorar sua média.
- Serve como uma recuperação antes da prova de
- O aluno que não atingir média 7,0 poderá escolher entre uma das duas notas, a da primeira avaliação presencial (P1) ou a da segunda avaliação presencial (P2), informando ao tutor presencial a sua escolha, e o tutor passará a informação ao professor da disciplina, ou o professor da disciplina poderá lançar mão de uma ferramenta online, para saber a escolha pela P1 ou P2 de cada aluno(a).
- Essa prova optativa será de caráter substitutiva, da nota de uma prova em que o aluno faltou, ou para ter a chance de melhorar a sua nota numa das duas provas obrigatórias, em que menos pontuou, ou seja, a nota da P1 ou P2, abaixo da média (7,0), será substituída pela prova optativa equivalente, apenas se a nota da prova optativa for maior que a da sua prova anterior
- O aluno ao optar por melhorar a nota, fará a prova optativa referente ao conteúdo da prova em que teve a nota mais baixa, uma vez que informou ao tutor presencial (e/ou professor da disciplina) a sua Se a nota da prova optativa ficar mais baixa que a anterior, prevalecerá a nota maior.
- Prova optativa não serve para a recuperação de Avaliação Online e Avaliação de Fórum, mas mesmo que a nota da P1 e P2 tenha sido acima de 7,0 e ainda assim, sua média foi abaixo de 7,0 em função de não ter feito avaliações virtuais, o aluno pode fazer uma das optativas para melhorar sua média e assim, buscar aprovação antes do exame.
AVALIAÇÕES VIRTUAIS
Serão compostas por três avaliações, conforme tabela abaixo:
A participação do aluno(a) na AVALIAÇÃO DO FÓRUM de DISCUSSÃO será avaliada pela postagem e réplicas dos comentários nos fóruns temáticos ou de aula, conforme os seguintes critérios:
- Conteúdo que o aluno postou com relação ao tema discutido;
- Discurso do aluno baseado nos textos indicados para leitura,
- Interação;
- Participação;
- Qualidade da interação com os colegas;
- Nível de aprofundamento do tema;
- Alinhamento do comentário com o conteúdo trabalhado no ambiente virtual;
- Qualidade e pertinência dos argumentos
Avaliação das participações nos fóruns de discussão conforme os critérios acima, será:
- 0% – Passivo: só recebe as mensagens e não participa da discussão.
- 25% – Contribuição pontual isolada: cita definições diversas, mas não articula sua posição.
- 50% – Contribuição questionadora: propõe dilemas, apresentam alternativas e pede
- 75% – Contribuição debatedora: comenta contribuições anteriores com propriedade, responde a questionamento ou apresenta contra-argumento (pró e contra).
- 100% – Contribuição sintetizadora: posiciona sobre o tema, dialoga com os colegas, coleta segmentos da discussão, ajusta, adapta e elabora parecer sobre o tema.
CÁLCULO DA MÉDIA SEMESTRAL
A Média Semestral (MS) será calculada a partir da média aritmética ponderada destas quatro notas, isto é:
- O aluno será considerado aprovado se obtiver nota maior ou igual a 7,0.
- O aluno será considerado definitivamente reprovado na componente curricular se obtiver média semestral inferior a 3,0 (três) ou for infreqüente, tendo que cursar a mesma
- O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), e for freqüente na componente curricular, terá direito a prova exame, versando sobre todo o conteúdo da componente
- A nota final será calculada através da média aritmética entre a média semestral da componente curricular e a nota obtida no exame.
- Estará aprovado o aluno que obtiver média final maior ou igual a 5,0 (cinco).
- Em caso de reprovação, após ter realizado o exame, o aluno deverá cursar novamente a componente curricular.