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Atribuições do Professor Formador (PF)

 

 O Professor Responsável pela componente curricular, que terá bolsa de Professor Formador (PF) da CAPES/UAB, estará vinculado ao curso durante o período da bolsa, quando do planejamento e execução da componente curricular, ou seja, num semestre, com cota de até seis bolsas, ou conforme edital de seleção, cabendo a responsabilidade pela produção, adaptação ou complementação do conteúdo disponibilizado de forma impressa e/ou on-line dos materiais didáticos da componente curricular pela qual será responsável na fase de execução.

Deverá, até o início do semestre letivo, elaborar e postar o planejamento acadêmico com as orientações específicas da componente curricular. Acompanhar o andamento das atividades propostas na Plataforma Moodle – E-aula, orientando os alunos, via fórum, chats, encontros presenciais, dentre outros.

No período em que estiver ministrando as componentes curriculares, os professores formadores deverão dedicar 20 h/aula semanais, em plantões previamente determinados para orientar os tutores a distância e os presenciais, saneando-lhes dúvidas e discutindo questões através do ambiente virtual de aprendizagem, e e-mails. Ainda, orientar os estudos e sanar dúvidas dos acadêmicos, através do ambiente virtual de aprendizagem. Agendar reuniões periódicas com os tutores que auxiliam em sua disciplina.

É ele, juntamente com os professores tutores e a equipe técnica multidisciplinar do curso, que define os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho planejado conforme o Plano de Ensino. As componentes curriculares poderão contar com um livro didático escrito especificamente para o curso, podendo o professor formador, recorrer a bibliografia indicada na caracterização da componente curricular, preparando assim, os conteúdos de suas aulas.

Cabe ao professor formador a elaboração ou adaptação desses materiais, bem como a aplicação desses conteúdos para a realidade dos alunos, através de propostas de trabalho a serem desenvolvidas por toda equipe docente. Desta forma, o professor formador atua com uma equipe multidisciplinar na fase de preparação da componente curricular. Na fase da execução, trabalha com professores tutores, orientando- os para que a componente curricular possa ser oferecida igualmente a todos os polos. Os professores formadores se reunirão periodicamente durante o processo de elaboração dos materiais didáticos e execução das componentes curriculares.

Ao Professor Formador (PF) da CAPES/UAB, são definidas as seguintes atribuições conforme a ficha de cadastramento / termo de compromisso do bolsista da CAPES/UAB:

  • Desenvolver as atividades docentes na capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação
  • Participar das atividades de docência das componentes curriculares do curso;
  • Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distância;
  • Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
  • Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em componentes curriculares ou conteúdos sob sua coordenação;
  • Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso;
  • Apresentar ao coordenador de curso, ao final da componente curricular ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da componente curricular;
  • Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno;
  • Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância;
  • Elaborar relatórios semestrais sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/ MEC, ou quando solicitado.

Atribuições adicionais do Professor Responsável pela Oferta da componente curricular/ Professor Formador, conforme entendimento do Colegiado do CLMD:

  • Elaborar o Plano de Ensino da componente curricular, a ser incluído no Cobalto, no início do semestre e disponibilizar ao aluno, onde deverão constar os instrumentos de avaliação, as atividades previstas, bem como todas as informações necessárias sobre o desenvolvimento da componente curricular, conforme a previsão para o semestre;
  • Digitar as notas no sistema COBALTO da UFPel.
  • Gravar  vídeoaulas teóricas com os conteúdos a serem trabalhados durante o semestre;
  • Realizar as web conferências previstas para o semestre referentes a sua componente curricular;
  • Realizar reuniões semanais (ou quinzenais) com os tutores sob a sua responsabilidade.
  • Elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado;
  • Adequar conteúdo, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso a linguagem da modalidade a distância;
  • Realizar a revisão de linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância;
  • Adequar e disponibilizar, para o coordenador de curso, o material didático nas diversas mídias;
  • Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
  • Participar de grupo de trabalho para a produção de materiais didáticos para a modalidade a distância;
  • Viajar aos polos a fim de ministrar aulas presenciais, aplicar provas (quando necessário), avaliar bancas dos trabalhos de conclusão do curso (TCC).