Atribuições do Professor Tutor Presencial (TP)

O Professor Tutor Professor (TP) possui Graduação em Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) e atua nos polos de apoio presencial, tendo como funções colocar a presença humana no processo de aprendizagem, tornando a EaD um processo menos solitário e mais comunitário, orientando o aluno nos caminhos que deve seguir e sendo suporte para um melhor aproveitamento de seus estudos e da prática pedagógica. Estará disponível por 20 h/aula semanais, em plantões previamente determinados nos Polos, para atendimento e orientações aos alunos, visando ajudá-los a superar as dificuldades que lhes apresentarem, quanto à aprendizagem dos conteúdos, inserção no curso, organização do tempo de estudo e realização das atividades de estudos programadas, e outras atividades, ou seja, auxiliando os alunos a criarem novos hábitos, comportamento e estratégias de estudo, mantendo contato permanente e regular com todos os alunos que lhe compete orientar.

É ele a primeira pessoa a quem o aluno recorrerá sempre que tiver dificuldades com relação a questões acadêmicas. É com ele que o aluno também, contará quando não conseguir entender algo da matéria, tiver dificuldades para resolver algum exercício ou não conseguir acompanhar o ritmo de trabalho, pois o tutor presencial poderá, dentro do possível, ajudá-lo ou, encaminhar a demanda, a equipe do curso. Em hipótese alguma o papel do tutor presencial é dar respostas prontas. Pelo contrário, acima de tudo, mostrar caminhos e organizar o processo de aprendizagem junto com os estudantes. A educação a distância deve mais que tudo incentivar a autonomia do aluno, alimentando uma prática de pesquisa nas rotinas de estudo e o trabalho colaborativo na construção do conhecimento.

O professor tutor no polo é o responsável por auxiliar o aluno a manter-se motivado e por acompanhar de perto seu desempenho. É ele que conhece a realidade do aluno. Juntamente com os tutores a distância, avaliam os trabalhos dos alunos, quando solicitados e, também podem sugerir exercícios específicos para aprofundamento de determinados pontos da matéria.

Ao Tutor Presencial (TP) da CAPES/UAB, são definidas as mesmas atribuições do Tutor a Distância.

As atribuições adicionais do Tutor Presencial, conforme entendimento do Colegiado do CLMD:

• Auxiliar os alunos na organização de grupos de estudos;
  • Supervisionar a aplicação das avaliações nos polos;
  • Avaliar os acadêmicos em apresentação de trabalhos nos polos, de forma a colaborar com os professores formadores na avaliação dos estudantes, mediante a orientação do professor responsável pela componente curricular;
  • Auxiliar os alunos no envio de trabalhos pelo AVA Moodle/E-aula;
  • Participar das web conferências previstas para o semestre.