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  • CLHD e LEPAARQ realizam a Exposição Itinerante de Arqueologia: “O passado aflora nos cacos: Arqueologia, Pré-história e História do RS”

    “O passado aflora nos cacos: Arqueologia, Pré-história e História do RS”

    A exposição itinerante intitulada “O passado aflora nos cacos: Arqueologia, Pré-história e História do RS” está sendo realizada pelo Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD) e pelo Laboratório de Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    A abordagem central da exposição concentra-se na arqueologia histórica que investiga sítios arqueológicos relativos ao período posterior à colonização europeia. Entre os vestígios encontrados nos sítios, estão objetos de ferro, louças (como porcelanas e faianças finas), garrafas, grés e vidro. O material ósseo em geral vem de restos da alimentação das pessoas que habitavam aquele local, ou, em alguns casos, podem ser matéria-prima para utensílios domésticos, como cabos de facas. Também podem ser encontradas estruturas edificadas, material de construção, ferramentas de trabalho, e até vestimentas.

    Existe uma variedade de tipos de sítios históricos e cada um tem características específicas. Essas diferentes tipologias podem, por vezes, ser consideradas especialidades da arqueologia histórica, como por exemplo, sítios urbanos (residências, praças, edifícios públicos, etc.), sítios rurais, como as sedes de fazendas de diferentes períodos, fábricas, senzalas, etc. Da mesma forma a arqueologia pode ser classificada de acordo com as tipologias materiais que estuda, como a arqueologia da arquitetura, ou da saúde.

    Os objetos presentes nessa exposição exemplificam de forma genérica os tipos de sítios arqueológicos mais comuns no nosso estado, especialmente na região sul do Rio Grande do Sul e, por isso, também os mais pesquisados pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel.

    A Exposição itinerante está sendo apresentada em diversos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel) e encontra-se em exibição em Gramado, de 15 a 29 de agosto, como parte das celebrações do décimo aniversário do Polo na cidade. Os responsáveis pelo projeto são Fábio Vergara Cerqueira, Isabela Lourenço Cruz, Luciana da Silva Peixoto e Maria Eduarda Ferreira Santana.

     

    Algumas imagens da visitação:

     

     

     

     

     

     

     

  • Acadêmica do Curso de Licenciatura em História EAD recebe premiação literária

     

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em História EAD, Patrícia Casal Dalla Lasta foi premiada com o Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assemb´leia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em sua 17 ª edição, tendo o seu poema classificado em 1º lugar.

     

    O Pequeno Cuspidor de Fogo
    (Patrícia Casal Dalla Lasta)

    Fechou a sinaleira daquele cruzamento movimentado,
    O guri tem quatro minutos para fazer seu espetáculo.
    Magrinho, ágil, sujo da fuligem e cheio de ideias,
    com uma garrafa de querosene e um pano enrolado
    em um cabo de vassoura, coloca combustível na boca,
    respira fundo e cospe forte em direção à sua tocha.
    Fogo!!! Seus olhos brilham…
    O tempo é curto, o show deve ser preciso e rápido…
    Em cada moeda recebida, pensa nos irmãos menores.
    – Hoje “vai dar bom”!
    Mais nove sinaleiras e a mãe vai poder colocar tomate no molho…
    Hummm… A massa amanhã vai estar deliciosa!
    Talvez semana que vem, eu consiga ver a professora.
    Estou devendo o ditado corrigido para ela…

    A mesma acadêmica também tem dois contos que sairão publicados em duas Antologias. Uma, já está em pré venda.

    Nosso curso fica feliz em ver seus acadêmicos desenvolvendo-se em outras áreas de conhecimento. Parabéns.

     

  • Curso de Igualdade Racial nas Escolas

    Curso gratuito e online sobre Igualdade Racial nas Escolas com certificação. A formação será dividida em quatro módulos, cada um com 45 horas, um total de 180 horas ao final. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, mas o público do curso é principalmente professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Após ter sido feita a inscrição, o(a) inscrito(a) pode ter acesso às aulas de modo online. Para obter o certificado, é necessário um mínimo de 30 dias de imersão no conteúdo e o prazo máximo é de 180 dias. Não há pré-requisitos para participar da formação.

    Os tópicos do curso são:

    • Apresentação
    • Identidade nacional e Fundamentos das relações étnico-raciais no Brasil
    • História e cultura africanas para séries iniciais do Ensino Fundamental
    • Resistências negras, Política antirracista, Identidade e cultura afro-brasileira
    • Territórios e Linguagens no Processo Educacional: (Re)pensando a Identidade nacional a partir da migração e da cultura
    • Biografias
    • Avaliação

    Aqueles que obterem no mínimo 60% das questões para aprovação, terão direito ao recebimento do certificado de conclusão de forma gratuita.

    Confira detalhes

    Curso Igualdade Racial nas Escolas

    Formato: online
    Inscrições: realizar cadastro no site e depois clicar no link.
    Contato: cgforp@mec.gov.br
    Gratuito e com certificado

     

    https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/mmfdh/curso/15193/informacoes

  • Seminário “UFPEL sem Distância”

     

     

    Algumas imagens do Seminário UFPEL sem Distância

         

    Acadêmicos de Cruz Alta e Gramado, tutoras Andrea, Lisete e Raquel no Campus Anglo

    Acadêmicos de Cruz Alta e Gramado, tutoras Andrea, Lisete e Raquel no Campus Anglo

    Acadêmicos de Cruz Alta e Gramado, tutoras Andrea e Lisete em visita ao Museu do Doce

    Tutora Andrea Silveira recepcionando a Secretária de Educação de Hulha Negra Adriana Martinez Delabary e a Coordenadora do Polo UAB da cidade Maria Constância Ferreira de Sousa.

     

  • Exposição Itinerante de Arqueologia, Sapucaia do Sul

     

    Na tarde do dia 03 de agosto de 2023, o Professor Fábio Vergara Cerqueira, professor do CLHD e historiador da UfPel, visitou a cidade de Sapucaia do Sul quando esteve em reunião com o prefeito Volmir Rodrigues, com a Secretária de Educação e o Secretário de Cultura, acompanhado do tutor Júlio de César Oliveira, a fim de tratar da exposição, uma promoção do nosso curso.
    A pauta do encontro foi a definição e ajustes para a exposição arqueológica no município que ocorrerá do dia 22 de setembro a 02 de outubro do presente ano.
  • Encontro da disciplina Estágio Supervisionado II nos Polos de Picada Café e Sapiranga

    No dia 05 de Agosto de 2023 aconteceu mais um encontro presencial da disciplina de Estágio Supervisionado. Desta vez os acadêmicos foram informados sobre a Disciplina de Estágio Supervisionado II que ocorrerá no próximo semestre letivo. Participaram da atividade a professora Jésica Hencke e  a tutora Andrea Silveira. Algumas imagens:

       

    Polo de Picada Café: professora, tutores e acadêmicos

     

        

    Polo de Sapiranga: professora,tutores e acadêmicos

  • IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”

     

     

    A IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, e busca ampliar a reflexão a respeito da internacionalização no ensino superior, bem como apresentar, fortalecer e expandir as ações de cooperação da UFPel com parceiros internacionais.

    A SIIEPE pretende dar ênfase à promoção da internacionalização em casa, com o fortalecimento de uma política linguística (voltada ao multilinguismo) e de currículos internacionalizados, que valorizem a diversidade cultural no ambiente universitário e o estímulo à formação de cidadãos globais.

    Nesse cenário, são postos alguns desafios como a educação e qualificação em tempos de globalização e pós-pandemia, transnacionalização, internationalization at home, políticas linguísticas inclusivas, cooperação interinstitucional, aprendizagem internacional virtual colaborativa, uso de línguas estrangeiras como meio de instrução, políticas para internacionalização e recursos para as atividades de internacionalização, dentre outros.

    A UFPel coloca-se no centro do debate avaliando as suas práticas e buscando inovações e metodologias para ampliar as suas atividades-fim de inovação, ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente multicultural e internacionalizado.

    A SIIEPE ocorrerá de 20 a 24 de novembro de 2023.

    INSCRIÇÕES DE 12 DE JUNHO ATÉ 15 DE SETEMBRO 2023 (às 18 horas)

     

    Site da SIIEPE:https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

    Programação: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/siiepe-2023/programacao/

    Inscrições de trabalho: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/inscricao-de-trabalho/

    Inscrições como ouvinte: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/inscricao-como-ouvinte/

     

  • Quadro Disciplinas CLHD 2023/02

    3º semestre

    Turma Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    T2

    ANTROPOLOGIA

    Código 10770016

    Prof.ª Liza Martins Bloco 01 Vinicius Nunes Quarta-Feira
    T2

    FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

    Código – 10770014

    Prof.ª Neuza Janke Bloco 01 Vinicius Nunes Terça-feira 
    T2

    HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA

    Código – 10770013

    Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 02 Vinícius Nunes Segunda-feira 
    T2

    TEORIAS DA HISTÓRIA I

    Código – 10770015

    Prof.ª Elisabete Leal Bloco 02 Elvis  Sexta-feira 
    T3

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL- Optativa

    Código – 10770056

    Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões  Segunda-feira
    T3

    HISTÓRIA DA ARTE no Brasi I- Optativa (100 vagas)

    Código – 10770049

    Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Sem tutor Sábado
    T3

    HISTÓRIA INDÍGENA- Optativa

    código – 10770089

    Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vinícius Nunes Sábado
    T3 Seminários de História Antiga II- Optativa – Código 10770064 Prof. Fábio Vergara Bloco 02 Thiago Cedrez Sábado

    Ementas das Disciplinas Optativas:

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL: Estudo sobre a complexidade e diversidade de formas de manifestação da cultura brasileira, a partir das diferentes etnias formadoras, com debate sobre o conceito de identidade e problematização da ideia de identidade nacional.

    HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL: Estudo das manifestações artísticas ocorridas no Brasil, desde o período pré-cabralino até o Barroco.
    Será oportunizada a aprendizagem acerca da Arte Moderna e fragmentos da Arte Contemporânea no Brasil.

    HISTÓRIA INDÍGENA: A disciplina busca oferecer aos alunos, a partir de análise bibliográfica correspondente: Noções gerais de história indígena (tempo, fontes, métodos, etnicidade, indigenismo etc.); História indígena entre os campos da antropologia social, arqueologia e história; Debates e perspectivas pós-coloniais para a história dos povos indígenas; Institucionalização da história indígena e desafios na formação docente; Estudos de caso sobre a história dos povos indígenas no Brasil.

    SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA ANTIGA II: O Professor irá tratar sobre Mulheres e poder na Antiguidade.

     

    6º semestre¹

    Turma Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    P1

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Código- 10770027

    Prof.ª Jésica Hencke

    Prof.ª Liza Martins

    Prof.ª Letícia

    Cavalheiro

    Blocos 01 e  02 Andrea Silveira Segunda-feira
    T1

    EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Código – 10770030

    Prof.ª Viviane Saballa Bloco 01  Elvis Simões  Sexta-feira 
    T1

    HISTÓRIA DA AMÉRICA II

    Código – 10770028

    Prof. Edgar Gandra Bloco 01

    Thiago 

    Cedrez

    Quinta-feira 
    T3

    HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL I- Optativa (152 vagas)

    Código – 10770049

    Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Sem tutor Sábado
    T1

    HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL I

    Código – 10770029

    Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vínicius Nunes Terça-feira 
    T3

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL- Optativa

    (152 vagas)

    Código – 10770056

    Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões  Segunda-feira
    T8

    HISTÓRIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA- Optativa

    Código – 10770069

    Prof. Paulo Possamai Bloco 01  Thiago Cedrez 

    Terça-feira

     

    T3

    HISTÓRIA INDÍGENA- Optativa

    Código – 10770089

    Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vinícius Nunes Sábado

    ¹ Aqueles acadêmicos que não fizeram e/ou reprovaram em alguma disciplina do 3º trimestre podem solicitar a matrícula agora. Se não aparecer essa possibilidade então poderá fazer no período da matrícula especial. Para esse tipo de matrícula observar o seguinte: o aluno não pode cursar duas disciplinas no mesmo dia.

     

     

    Ementas das Disciplinas Optativas:

    HISTÓRIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA: A disciplina visa a compreender a formação e o desenvolvimento do império ultramarino português na Ásia. A ênfase do curso se dará sobre o Estado da Índia (que abarcava as colônias portuguesas do Oriente), uma vez que a história da expansão portuguesa na América já é estudada na disciplina de História do Brasil I e na África nas disciplinas de História da África e História da África Lusófona.

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL: Estudo sobre a complexidade e diversidade de formas de manifestação da cultura brasileira, a partir das diferentes etnias formadoras, com debate sobre o conceito de identidade e problematização da ideia de identidade nacional.

    HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL: Estudo das manifestações artísticas ocorridas no Brasil, desde o período pré-cabralino até o Barroco.
    Será oportunizada a aprendizagem acerca da Arte Moderna e fragmentos da Arte Contemporânea no Brasil.

    HISTÓRIA INDÍGENA: A disciplina busca oferecer aos alunos, a partir de análise bibliográfica correspondente: Noções gerais de história indígena (tempo, fontes, métodos, etnicidade, indigenismo etc.); História indígena entre os campos da antropologia social, arqueologia e história; Debates e perspectivas pós-coloniais para a história dos povos indígenas; Institucionalização da história indígena e desafios na formação docente; Estudos de caso sobre a história dos povos indígenas no Brasil.

     

    Divisão dos blocos de disciplinas:

    1° bloco terá início em 14/08 e final em 13/10.

    2° bloco terá início em 16/10 e final em 15/12

    O exame ocorrerá na última semana de cada bloco

     

    Legenda:

    P1 e T1 são disciplinas ofertadas para o 6 semestre

    T2 para o 3 semestre

    T 3 e T8 optativas (para os dois cursos, exceção é a cadeira do Fábio)

    * P1 e T1  apenas p o 6 semestre. T2 apenas para o 3 semestre. Isso não se aplica para os alunos que devem disciplinas

  • REMATRÍCULA: orientações.

    Definição
    A Rematrícula NÃO é destinada aos alunos ingressantes na Universidade.

    A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico.

    A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono.

    O discente poderá realizar qualquer atividade curricular em seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos constantes nos projetos pedagógicos, desde que haja disponibilidade de vaga. O discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

    Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

    Como solicitar
    I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
    II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
    III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.

    Datas:

    AGOSTO / 2023
    03 Quinta INÍCIO: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    06 Domingo FIM: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    08 Terça INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    09 Quarta FIM: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    14 Segunda Início do semestre letivo 2023/2.
    15 TerçaINÍCIO: Período de matrícula especial 2023/2 nos Colegiados.
  • Calendário Acadêmico 2023/02- Novas datas

    AGOSTO / 2023
    03 Quinta INÍCIO: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    06 Domingo FIM: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    08 Terça INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    09 Quarta FIM: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    14 Segunda Início do semestre letivo 2023/2.
    15 TerçaINÍCIO: Período de matrícula especial 2023/2 nos Colegiados.
    SETEMBRO / 2023
    07 QuintaFeriado: Independência
    20 QuartaFeriado: Revolução Farroupilha
    OUTUBRO / 2023
    12 QuintaFeriado: Nossa senhora Aparecida
    28 SábadoPonto Facultativo: Dia do Servidor Público
    NOVEMBRO / 2023
    02 QuintaFeriado: Finados
    06 Segunda INÍCIO: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2023/2 nos Colegiados.
    15 Quarta Feriado: Proclamação da República
    18 Sábado FIM: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2023/2 nos Colegiados.
    DEZEMBRO / 2023
    18 Segunda INÍCIO: Período de exames 2023/2.
    23 Sábado Último dia letivo de 2023/2.
                         FIM: Período de exames 2023/2.
    Calendário Acadêmico EAD completo: