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Curso

Herma dupla de Heródoto e Tucídides, em mármore.
Cópia romana do séc. II d.C. de um original grego do séc. IV a.C., encontrada na Vila Adriana em Tívoli, hoje no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, inv. 1129 (6239).
Fotografia: ©Fábio Vergara Cerqueira (2018)

O CLHD – Curso de Licenciatura em História à Distância, assim como os demais cursos de graduação da UFPel, tem como objetivo geral a formação de profissionais com competências e habilidades que lhes possibilitem a inserção no mundo do trabalho, de maneira a melhorar a qualidade de vida das pessoas, do ponto de vista do conteúdo, sem descurar de seu desenvolvimento do ponto de vista social e humanístico (PPI UFPel, 2003). De modo mais específico, busca-se formar professores dotados de pensamento crítico, isto é, “capazes de ler a realidade na qual vão intervir e sobre a qual vão refletir” (PPI UFPel, 2003); habilitados para o trabalho em equipe – potencialização à interatividade e à inter/transdisciplinaridade – de modo a “proporem soluções para os diversos problemas sociais” (PPI UFPel, 2013). Busca-se a maior aproximação possível com o universo do exercício profissional, colocando os licenciandos em contato direto com as escolas – no intuito de aprimorar sua formação como docentes – e com as fontes de informação histórica (documentos, pessoas, objetos) necessárias à produção do conhecimento histórico – no intuito de aprimorar sua formação como pesquisadores.

O profissional da área de História é, em princípio, alguém habilitado a atuar no processo de definição, preservação e difusão dos conteúdos históricos da cultura. A importância atribuída a esses conteúdos implica na eleição das instituições escolares como ambiente privilegiado para o desenvolvimento desse processo. Daí a necessidade do cuidado na constante formação do profissional que vai assumir a condição de professor de História. O Curso contempla disciplinas obrigatórias e optativas que contribuem para a formação de um profissional preocupado com o patrimônio histórico, cultural e ambiental da sociedade, promovendo um mundo mais justo, tolerante e sustentável. Novas disciplinas auxiliam os discentes a romperem com estereótipos sociais e culturais, favorecendo a superação das barreiras do preconceito e da exclusão de gênero, de raça e de classe social. Ensino, Pesquisa e Extensão convergem para qualificar os egressos do Curso, dotando-os de instrumentos e capacidades necessários para avaliar os condicionantes históricos e sociais que tornam o Brasil um dos países mais desiguais do mundo. As atividades de Extensão e de Pesquisa, assentadas sobre uma atitude de abertura para com os Outros e na mobilização de saberes resultantes de análises científicas, baseadas em debates acadêmicos e fundamentados em fontes documentais, preparam os egressos para uma prática social compromissada com a ampliação da democracia e da cidadania.

O licenciado em História formado pelo Curso de Licenciatura em História EAD da UFPel deverá caracterizar-se pelas seguintes competências e habilidades:

a) ser capaz de aliar o saber-fazer da docência ao domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador;

b) ser criativo para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos;

c) ter domínio da utilização de meios digitais, audiovisuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis;

d) saber trabalhar em equipe;

e) ser sensível e assumir uma atitude propositiva frente aos problemas enfrentados pelas pessoas nas distintas realidades em que atuar como professor;

f) estar apto a lidar com as diversidades de ordem socioeconômica, cultural e de personalidade do conjunto dos alunos, atuando de forma a garantir a inclusão e integração dos mesmos;

g) ser comprometido com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento não pode ser subordinado por convicções obscurantistas e preconceitos;

h) ser comprometido com a liberdade de pensamento, devendo sempre lutar contra o cerceamento ideológico sob qualquer forma e manifestação;

i) ser incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos;

j) saber estimular o interesse pela compreensão do processo histórico e a capacidade de refletir sobre questões atuais na história, fazendo o vínculo entre passado e presente;

k) deverá ser capaz de agir e refletir de forma interdisciplinar, enriquecendo a reflexão sobre a História, para incentivar os seus alunos a acharem no conhecimento histórico um instrumental para alimentar uma visão crítica da realidade social e uma postura cidadã diante da sociedade;

l) atuar na área de Educação, em seus diversos níveis e modalidades, inclusive na pesquisa e na extensão, tanto nos espaços de educação formal como não formal.

Fonte: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – CLHD, 2020.