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Curso

“Ampulheta” by Filipe Peregrino is licensed with CC BY 2.0. To view a copy of this license, visit https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

 

O CLHD – Curso de Licenciatura em História à Distância, assim como os demais cursos de graduação da UFPel, tem como objetivo geral a formação de profissionais com competências e habilidades que lhes possibilitem a inserção no mundo do trabalho, de maneira a melhorar a qualidade de vida das pessoas, do ponto de vista do conteúdo, sem descurar de seu desenvolvimento do ponto de vista social e humanístico (PPI UFPel, 2003). De modo mais específico, busca-se formar professores dotados de pensamento crítico, isto é, “capazes de ler a realidade na qual vai intervir e refletir sobre ela” (PPI UFPel, 2003); habilitados para o trabalho em equipe – potencialização a interatividade e a inter/transdisciplinaridade – de modo a “propor soluções para os diversos problemas sociais” (PPI UFPel, 2013). Busca-se a maior aproximação possível com o universo do exercício profissional, colocando os licenciandos em contato direto com as escolas – no intuito de aprimorar sua formação como docentes – e com as fontes de informações históricas (documentos, pessoas, objetos) necessárias à produção do conhecimento histórico – no intuito de aprimorar sua formação como pesquisadores.

 

O profissional da área de História é, em princípio, alguém habilitado a atuar no processo de definição, preservação e difusão dos conteúdos históricos da cultura. A importância atribuída a esses conteúdos implica na eleição das instituições escolares como ambiente privilegiado para o desenvolvimento desse processo. Daí a necessidade do cuidado na constante formação do profissional que vai assumir a condição de professor de História. O Curso contempla disciplinas obrigatórias e optativas que contribuem para a formação de um profissional preocupado com o patrimônio histórico, cultural e ambiental da sociedade promovendo um mundo mais justo, tolerante e sustentável. Novas disciplinas auxiliam os discentes a romperem com estereótipos sociais e culturais, favorecendo a superação das barreiras do preconceito e da exclusão de gênero, de raça e de classe social. Ensino, Pesquisa e Extensão convergem para qualificar os egressos do Curso dotando-os de instrumentos e capacidades necessários para avaliar os condicionantes históricos e sociais que tornam o Brasil um dos países mais desiguais do mundo. As atividades de Extensão e de Pesquisa, assentadas numa atitude de abertura para com os Outros e na mobilização de saberes resultantes de análises científicas, baseadas em debates acadêmicos e fundamentados em fontes documentais, preparam os egressos para uma prática social compromissada com a ampliação da democracia e da
cidadania.

 

O licenciado em História formado pelo Curso de Licenciatura em História EAD da UFPel deverá caracterizar-se pelas seguintes competências e habilidades:
a) ser capaz de aliar o saber-fazer da docência ao domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador;
b) ser criativo para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos;
c) ter domínio da utilização de meios digitais, audiovisuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis;
d) saber trabalhar em equipe;
e) ser sensível e assumir uma atitude propositiva frente aos problemas enfrentados pelas pessoas nas distintas realidades em que atuar como professor;
f) estar apto a lidar com as diversidades de ordem socioeconômica, cultural e de personalidade do conjunto dos alunos, atuando de forma a garantir a inclusão e integração dos mesmos;
g) ser comprometido com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento não pode ser subordinado por convicções obscurantistas e preconceitos;
h) ser comprometido com a liberdade de pensamento, devendo sempre lutar contra o cerceamento ideológico sob qualquer forma e manifestação;
i) ser incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos;
j) saber estimular o interesse pela compreensão do processo histórico e a capacidade de refletir sobre questões atuais na história, fazendo o vínculoentre passado e presente;
k) deverá ser capaz de agir e refletir de forma interdisciplinar, enriquecendo a reflexão sobre a História, para incentivar os seus alunos a acharem no conhecimento histórico um instrumental para alimentar uma visão crítica da realidade social e uma postura cidadã diante da sociedade;
l) atuar na área de Educação, em seus diversos níveis e modalidades, inclusive na pesquisa e na extensão, tanto nos espaços de educação formal como não formal.

Fonte: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – CLHD, 2020.