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    Notícias
  • Licenciaturas a Distância da UFPel oferecem 245 vagas, em 16 municípios

    Quem já teve ou tem vínculo com o Ensino Superior pode se candidatar aos cursos de História e Matemática a distância da UFPel

    Os cursos de Licenciatura em História e Matemática, a distância, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão com oportunidades de ingresso para quem tem ou já teve algum vínculo com o Ensino Superior. A UFPel lançou o processo seltivo complementar, que objetiva a ocupação de vagas ociosas, para as modalidades de reopção, reingresso, transferência, retomada de estudos e portador de diploma de Ensino Superior.

    As inscrições serão recebidas pela Internet, de 4  (a partir das 8h) a 10 de abril, pelo Sistema Cobalto. As candidatas e candidatos deverão selecionar o processo seletivo desejado, a forma de ingresso (“retomada de estudos”, por exemplo), preencher a ficha de inscrição e anexar os documentos exigidos no Edital, para cada modalidade. A seleção será baseada no histórico de graduação (média das notas).

    O curso de Licenciatura em Matemática está com 154 vagas, em 12 municípios/polos no Rio Grande do Sul (RS): Agudo, Gramado, Gravataí, Mostardas, Picada Café, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista Vista, São Lourenço do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Três Passos.

    Já a Licenciatura em História oferece 91 vagas, distribuídas em onze municípios/polos do RS: Balneário Pinhal, Gramado, Herval, Hulha Negra, Jacuizinho, Mostardas, Panambi, Picada Café, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Três Passos. Os dois cursos, voltados à formação de professoras e professores, são ofertados pela UFPel via Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

    Ações Afirmativas

    Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. As cotas são destinadas, em diversas possibilidades de combinação, por renda renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública e pessoas com deficiência. Também há destinação específica para quilombolas e indígenas, referente às vagas desocupadas decorrentes dos processos seletivos especiais para essas comunidades.

    Modalidades disponíveis

    Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;

    Transferência: voltada para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;

    Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado a sua matrícula;

    Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;

    Retomada de estudos: destinada a quem já tenha iniciado curso superior em outra instituição e tenha abandonado os estudos.

    Confira o Edital:

    SEI_UFPel-2071912-Edital Complementação de Vagas Turma UAB8

     

  • EDITAL 01/2023 PROFESSOR FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Resultado Parcial

    EDITAL 01/2023 PROFESSOR FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Resultado Parcial

     

    Resultado Parcial- Classificação final

    1º lugar: Liza Bilhalva Martins

    2º lugar: Neuza Regina Janke

    3º lugar: Leticia Campagnolo Cavalheiro

    • Classificação com nota do currículo e entrevista.

     

    Pelotas 01/03/2023
    Comissão Avaliadora

  • EDITAL 01/2023, PROFESSOR FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Inscrições deferidas e análise de currículo

     

    EDITAL 01/2023, PROFESSOR FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

    Inscrições deferidas e análise de currículo

     

    Candidatas/Situação da Inscrição:

    Andressa Nunes Soilo- INDEFERIDA (não atende ao item a do anexo II – pré-requisitos)

    Leticia Campagnolo Cavalheiro- INDEFERIDA (não atende ao item b do anexo II – pré-requisitos)

    Liza Bilhalva Martins- DEFERIDA

    Neuza Regina Janke- DEFERIDA

    Susana Scherer- INDEFERIDA (não atende ao item a do anexo II – pré-requisitos)

    • As candidatas que entregaram sua documentação dentro do prazo tiveram a inscrição homologada. As inscrições deferidas foram aquelas que atendiam as exigências do edital.

     

    Candidatas/Análise de Currículo:

    Liza Bilhalva Martins- 55,0 pontos

    Neuza Regina Janke- 37,5 pontos

    • As entrevistas serão segunda -feira, dia 27/02/2023, às 8:30. O convite para a sala virtual será enviado por e-mail 30 minutos antes da realização.

     

     

    Pelotas 24/02/2023
    Comissão Avaliadora

  • Quadro de Disciplinas CLHD 2023/01

     

    Quadro Disciplinas CLHD 2023/01

    2º Semestre

     

    Disciplina Professor Bloco
    TECNOLOGIAS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Prof. Thiago Amorim Bloco 01
    OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I Prof. Edgar Gandra Bloco 01
    HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL Prof. Fábio Vergara Bloco 01
    GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS Prof.ª Elisabete Leal Bloco 01
    FUNDAMENTOS SOCIO- HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO Prof.ª Natália Pinto Bloco 02
    ENSINO DE HISTÓRIA Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 02
    TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 01

     

     

    5 º Semestre

    Disciplina Professor Bloco
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

    Prof.ª Jésica Hencke

    Prof.ª Liza Martins

    Prof. ª Neuza Janke

    Blocos 01 e  02
    HISTÓRIA DA ÁFRICA Prof.ª Viviane Saballa Bloco 01
    HISTÓRIA DA AMÉRICA I Prof. Paulo Possamai Bloco 02
    HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL Prof.ª Natália Pinto Bloco 02

    Datas:

    Bloco 1: 13/03 – 12/05
    Bloco 2: 15/05 – 14/07

    O exame será realizado na última semana de cada bloco.

  • Quadro Disciplinas CLHD 2023/01- Bloco 1

     

     

     Quadro Disciplinas CLHD 2023/01

     

    2 semestre

     

    Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 01 Segunda-feira
    TECNOLOGIAS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões Terça-Feira
    OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I Prof. Edgar Gandra Bloco 01 Thiago Cedrez Quarta-Feira
    HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL Prof. Fábio Vergara Bloco 01 Neuza Janke Quinta-feira
    GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS Profa. Elisabete Leal Bloco 01 Thiago Cedrez Sexta-Feira

     

     

     

    5 semestre

    Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Andrea Silveira Segunda-feira
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I*

    Prof.ª Jésica Hencke

    Prof.ª Liza Martins

    Blocos 01 e  02 Neuza Janke Quarta-feira
    HISTÓRIA DA ÁFRICA Prof.ª Viviane Saballa Bloco 1 Elvis Simões Sexta-Feira

    Datas:

    Bloco 1: 13/03 – 12/05
    Bloco 2: 15/05 – 14/07

    O exame será realizado na última semana de cada bloco.

    Quadro Disciplinas CLHD 2023_bloco 1

  • Datas importantes para o início do semestre CLHD 2023/01

     

     

     

     

    FEVEREIRO / 2023

    23 Quinta INÍCIO: período de solicitação de matrícula on-line 2023/1.

    27 Segunda FIM: período de solicitação de matrícula on-line 2023/1.

    28 Terça Início do período para os alunos consultarem o processo de matrícula on-line 2023/1.

     

    MARÇO / 2023

    03 Sexta INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/1 no sistema Cobalto.

    13 Segunda Início do semestre letivo 2023/1.

     

    Segue o calendário na íntegra:

    https://wp.ufpel.edu.br/clhd/2023/01/04/calendario-academico-ufpel-ead-2023-01/

     

  • XXVI Jornada de Ensino de História e Educação

     

    Prezados/as professores, professoras e estudantes!

    É com imensa alegria que anunciamos a programação geral da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação
    “Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do Professor Enrique Serra Padrós”, que será realizada de forma presencial, entre os dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril de 2023  na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS)

    O evento, que reúne professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores/as e estudantes de Licenciaturas, objetiva promover espaços de formação e discussão acerca de temas que atravessam os mundos da escola e, mais particularmente, o ensino de História. Nesta edição, a Jornada possui como central ensino de História, lutas sociais e direitos humanos e homenageará o Professor Enrique Serra Padrós, militante histórico de nosso GT.

    Esta Jornada, que se constitui no primeiro encontro presencial do GT após o período de isolamento social, ocorre em um momento em que a educação e o Ensino de História tem sido atravessados por uma série de desafios. A emergência de discursos negacionistas e/ou que reivindicam o autoritarismo, as concepções equivocadas acerca dos direitos humanos e das lutas sociais que marcam nossa história recente, as reformas e políticas públicas implementadas nos últimos anos e as tentativas de vigilância e controle sobre o trabalho
    docente tem impactado de forma significativa os mundos da escola. Todos esses movimentos, em um tempo que nos parece cada vez mais acelerado, nos colocam a necessidade de refletir sobre o nosso ofício e nossas práticas, de forma a delinearmos novos horizontes e projetos coletivos. Para que possamos, juntos/as, “devolver alegria ao futuro”.

    A XXVI Jornada será desenvolvida a partir de diferentes atividades: conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos, sarau, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. Entre as temáticas que serão abordadas ao longo do evento, destacam-se: direitos humanos; lutas antirracistas e educação para as relações étnico-raciais; Novo Ensino Médio e seus desdobramentos e limites; igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História; condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História; experiências e metodologias para ensinar História na Educação Básica.

    VEM PARA A JORNADA!

    Serão quatro dias de reencontros, trocas e debates. Esperamos também que seja um espaço para a consolidação de laços e projetos coletivos em torno de propostas educativas vinculadas às lutas sociais do presente – que são urgentes – e à defesa dos direitos humanos.

    Esperamos vocês em Pelotas em março de 2023.

    Abraços do nosso GT

     

    Link do evento:

    https://wp.ufpel.edu.br/xxvijornadadeensinodehistoria/

    Confira a programação:

    https://wp.ufpel.edu.br/xxvijornadadeensinodehistoria/programacao/