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    Notícias
  • Encontros de Socialização de ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Os/as cadêmicos/as do Curso de Licenciatura em História à Distância, sexto semestre, cursaram, dentre outras disciplinas, o Componente Curricular de Estágio no Ensino Fundamental II, com ênfase na regência de classe.

    Foi um semetre repleto de desafios, conquistas e aprendizagens, visto que houve a prepararação pedagogicamente e didaticamente para assumir a regência da turma que foi observada durante o Estágio no Ensino Fundamental I.

    A equipe de Estágio II foi composta pelas Professoras Jésica Hencke, Letícia Campagnolo Cavalheiro, Liza Bilhalva Martins da Silva e pela Tutora Profª Andréa Silveira.

    Como atividade final da disciplina houve a socialização do estágio onde a Professora Liza e o Professor Edgar Grandra puderam acompanhar os acadêmicos presencialmente nos Polos. Abaixo algumas imagens dessas socializações:

          Polo de Agudo

     

    Polo de Cruz Alta

     

    Polo de Santana da Boa Vista

     

    Polo de Santana do Livramento

     

    Polo de Rosário do Sul

     

    Polo de Sobradinho

     

    Polo de Três Passos

  • Acadêmica do CLHD, Carla Simone Jardim Saraiva, realiza Projeto e participa de Feira Cultural com seus alunos de 8º ano durante o Estágio Supervisionado II

    Comunidade Quilombola do Ibicuí da Armada é destaque na FECAM

     

    No dia 07 de novembro os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Chaves encantaram os visitantes da FECAM (Feira Cultural de Arte Moderna). Os estudantes apresentarem a origem, a história e o cotidiano da Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada, localizada no interior do município da Sant’ Ana do Livramento.

    O interesse sobre a comunidade iniciou com as aulas de história sobre a escravidão no Brasil, a abolição da escravatura e as formas de resistência do povo negro através dos Quilombos. Tive a oportunidade de planejar, organizar e executar as aulas e o projeto para a FECAM, enquanto aluna da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II, do Curso de Licenciatura em História à Distância, da Universidade Federal de Pelotas, Polo de Sant’ Ana do Livramento, sob a supervisão da professora de História da escola, Sra. Loren Nunes Rocha.

    Os alunos descobriram que, no município onde vivem e estudam, há uma comunidade quilombola reconhecida como patrimônio cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e iniciaram uma pesquisa para apresentar esta comunidade na FECAM.

    O interesse e a curiosidade dos alunos

    Organizou-se os alunos em quatro grupos e cada um elaborou um roteiro de perguntas focados em uma entrevista com a Senhora Maria Leci Vieira Vaqueiro, Presidente da Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada. O roteiro abordou quatro temas: a origem e bandeiras de luta, saúde e educação, economia e renda e Infraestrutura.

    O PodCast

    Primeiramente a ideia era entrevistar a Senhora Maria Leci, na própria comunidade e os alunos organizaram-se com a divisão de funções como entrevistador, roteirista, relator e fotógrafo. Devido a condições adversas, não foi possível a visita in loco, mas a entrevista não sofreu prejuízo, pois a EEEM Professor Chaves desenvolve um projeto de Podcast e possui equipamentos adequados para esta nova forma de conhecer, pesquisar e divulgar os trabalhos dos alunos. E a experiência foi fantástica!

    Os alunos receberam a Senhora Maria Leci e realizaram a entrevista conforme o roteiro. Recolheram as informações das quais tinham curiosidade e montaram a exposição para a FECAM.

    Do quilombo à escola

    De maneira incrível e no dia tão esperado de realização da FECAM, ao entrar na sala de aula do 8º ano da Escola Professor Chaves, os visitantes foram remetidos e convidados a conhecer o cotidiano da comunidade quilombola.  A exposição continha cartazes contando a história da comunidade, amostra e mudas de plantas medicinais usadas no dia a dia, mostra de artesanato feito pelas mulheres, fotos de atividades e da participação no documentário “Sobreviventes do Pampa”que foi indicado ao Kikito em Gramado/2023. Os alunos recebiam os visitantes, os conduziam pela exposição e contavam o que descobriram sobre a comunidade, a partir do PodCast, o qual também ficou à disposição dos visitantes.

    Os alunos do 8º ano descobriram que a Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada está localizada a 40 km da sede do Município de Sant Ana do Livramento. Originou-se de um escravo comprado em Pelotas que, por trabalhar com gado e na lida campeira, recebeu o nome de MANOEL VICENTE VAQUEIRO.

    Na educação, as crianças estudam na escola Municipal Rafael Vieira da Cunha e utilizam transporte escolar custeado pelo Município; os jovens e adultos do Ensino Médio estudam na cidade e utilizam transporte escolar custeado pelo Estado.

    A cultura tem o predomínio do gauchismo, gostam de um tiro de laço, um baile, uma gaita, participam de encontro com as demais comunidades quilombolas rurais do Estado e preservam o cultivo de chás medicinais e sementes, como o milho catete.

    A saúde é atendida através de mutirões organizados pela Unidade Básica Simon Bolívar que levam atendimento médico, laboratorial, vacinas, exames e medicamentos.

    As famílias possuem uma alimentação saudável através do cultivo de hortas orgânicas e aí reside a maior luta atual da comunidade, contra os aviões que espalham agrotóxicos nas grandes propriedades rurais e atingem as terras vizinhas.

    A atividade econômica é solidária e cada família cultiva e planta alimentos ou criam animas e praticam o comércio dentro da própria localidade e para consumo próprio.

    As mulheres trabalham com artesanato em lã, fazem pães, doces, cultivo de sementes, hortas orgânicas e participam de feiras na cidade quando possível.

    Todos contam com a assistência e apoio técnico da Emater, UNIPAMPA, Instituto Federal e UERGS.

    A comunidade não tem acesso a transporte público; possui energia elétrica concedida através do programa Luz para Todos; tem água potável de 03 poços artesianos que atendem todas as casas e a sede; a coleta de resíduos é feita por meio de fossas e o lixo é queimado ou transformado em adubo. O lixo seco é trazido para a cidade pelos próprios moradores. Conta com internet, possui uma casa digital com 9 computadores, datashow, notebooks e boa tecnologia digital.

    A cada relato feito pelos próprios alunos sobre o cotidiano da comunidade, observou-se a empolgação, a entrega e o sucesso na aprendizagem sobre o tema proposto e ressaltavam uma frase retirada da entrevista com a Senhora Maria Leci quando se refere à Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada: Não falem de nós, sobre nós, sem nós”.

    Carla Simone Jardim Saraiva, graduanda do Curso de Licenciatura em História à Distância, da Universidade Federal de Pelotas.

                                                                                          Turma do 8 º ano

    Professora Josiane, acadêmica Carla e a profa titular Loren Nunes Rocha.

    Confira a postagem nas redes sociais da EEEM Professor Chaves- Santana do Livramento/RS:

    https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0cFEByFUPSaWxDnSvoUttnrGUHwm7yMka8FETuX2p5zFvpv67SHfFX6pQSApyQUmRl&id=100063619837957&mibextid=Nif5oz&paipv=0&eav=AfY9-4YpYvQGxHdAS3TO6ZxpMZFlfI8fG05aaH1uTUe2cNeQdIrWmP3GeaNnjSYrupQ&_rdr

     

  • PPGH- Programa de Pós-Graduação em História UFPEL- Processos seletivos 2024

    Edital nº 209/2023 – Seleção de MESTRADO 2024/1

    INSCRIÇÕES:  02 a 21 de janeiro de 2024

    O envio da documentação exigida deverá ser encaminhada para o e-mail ppghufpelmestrado2024@gmail.com

    Edital de Seleção de Mestrado – 2024/1

     

     

    INSCRIÇÕES:  10 a 24 de janeiro de 2024
  • Relembrando: Normativa sobre a justificativa de faltas: Critérios para a solicitação de 2ª chamada CLHD

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO
    RESOLUÇÃO Nº 29, DE 13 DE SETEMBRO DE 2018
    Dispõe sobre o Regulamento do Ensino
    de Graduação na UFPel

    Seção II

    DA SEGUNDA CHAMADA


    Art. 151. O discente que, por impedimento legal devidamente
    comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao colegiado do curso, até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior:


    I – Caberá ao colegiado de curso deliberar sobre a solicitação do aluno,
    encaminhando-a ao Departamento ou Câmara de Ensino responsável pelo componente curricular em até 3 dias úteis, para definição de nova data para a avaliação.


    II – Para fins desse Regulamento, considera-se motivo para solicitação de
    nova data para realização de avaliação:

    a) acidentes – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
    b) assalto – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
    c) casamento – mediante apresentação de certidão de casamento do
    discente ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data da avaliação.
    d) saúde – mediante apresentação de atestado médico, com carimbo
    (contendo o CRM) e assinatura do médico.

    e) trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade
    profissional excepcional com identificação do empregador;
    f) catástrofes naturais que impeçam o deslocamento para os locais da
    avaliação;
    g) situações geradas por terceiros, como greves de transporte público,
    obstrução de vias e demais situações, condicionadas a aceitação do colegiado, alheias a vontade do discente.

    h) participação em eventos científicos, quando o discente estiver
    apresentando trabalho, mediante comprovação de participação.

     

     

    Normativa sobre a justificativa de faltas: Critérios para a solicitação de 2ª chamada CLHD

    Encaminhar um e-mail para a Coordenação do Curso historia.uab.ufpel@gmail.com

    Nome:                                                                 Polo:

    Matrícula do Aluno:

    Disciplina (salientando qual atividade ou avaliação):

    Data:

    Justificativa:

    Não esquecer de anexar um comprovante.

     

    Coordenação.

     

    Normativas 2 chamada

     

    Postagem original:

    https://wp.ufpel.edu.br/clhd/2023/09/04/normativa-sobre-a-justificativa-de-faltas-criterios-para-a-solicitacao-de-2a-chamada-clhd/

  • Formação complementar (estudos integradores) CLHD

    As atividades complementares deverão ser realizadas ao longo de todo o curso e incluem estudos e práticas independentes e presenciais e/ou à distância, inclusive disciplinas cursadas opcionalmente e que excedam a carga horária exigida para conteúdos curriculares optativos. Serão reconhecidos: monitorias, programas de iniciação à docência, programas de iniciação científica, programas de extensão, programas de tutoria, estudos complementares, cursos realizados em áreas afins, participação em eventos de caráter acadêmico-científicos-culturais (congressos, simpósios, jornadas etc.), participação em grupos de pesquisa e grupos de estudo, publicações etc., devidamente certificados. Preferencialmente, a carga horária destas atividades deverá ser distribuída entre ensino, pesquisa e extensão de forma equitativa (respeitando-se 1/3 da carga horária para cada uma delas). São atividades complementares, ainda, viagens e visitas de estudos, de forma coletiva, a sítios históricos e instituições de interesse para o ensino e a pesquisa, como museus, arquivos, centros de documentação e instituições de ensino etc. Atividades desenvolvidas e disciplinas cursadas em outras instituições, quando não computadas em outro componente curricular, também serão consideradas como atividades complementares.

    O limite de carga horária a ser creditada por cada tipo de atividade é o constante da seguinte tabela:

     

    Estudos Integradores: Atividades e Carga Horária

       
      Atividades

    Carga horária máxima

    por atividades

    Ensino Bolsas, Monitoria ou equivalente 20 horas
      Cursos de língua estrangeira 40 horas
      Disciplinas opcionais (optativas) 60 horas
      Participação voluntária em Projetos de Ensino 40 horas
      Participação em Grupos de Estudo 20 horas
      Participação como ouvinte em eventos (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.) 60 horas
      Participação na Semana Acadêmica do Curso 60 horas
    Pesquisa    
      Participação voluntária em Projetos de Pesquisa 40 horas
      Apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações, seminários, etc. (20 horas cada um) 20 horas
      Resumos publicados em Anais 20 horas
      Publicação de trabalho completo, individual ou em co-autoria 40 horas
      Viagens e visitas de estudos 20 horas
      Participação como ouvinte em eventos (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.) 60 horas
    Extensão    
      Participação voluntária em Projetos de Extensão 90 horas
      Resumos publicados em Anais 20 horas
      Bolsas, Monitoria ou equivalente 20 horas
      Apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações, seminários, etc. (20 horas cada um) 20 horas
      Participação como ouvinte em eventos (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.) 60 horas
      Publicação de trabalho completo, individual ou em co-autoria 40 horas
         
    Representação Discente Participação no Centro Acadêmico 20 horas
      Participação no colegiado do curso 20 horas
         

    Link com mais notícias: https://wp.ufpel.edu.br/clhd/2022/12/13/formacao-complementar-estudos-integradores-2/

  • Trabalho de Conclusão de Curso: CLHD

    Trabalho de Conclusão de Curso

     

    Na medida em que se entende a formação do professor de história como a formação de um professor-historiador, torna-se relevante a exigência de um Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para a integralização curricular do Curso de Licenciatura em História a Distância da UFPel. O Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza como um trabalho de iniciação científica, onde o aluno irá exercitar-se no ofício de historiador e aprimorar conhecimentos sobre um determinado tema de seu interesse, de caráter histórico ou relacionado ao ensino de História, sob orientação de um professor do quadro docente da Universidade. A formulação do TCC abrange a pesquisa para construção ou qualificação do conhecimento relativo à História ou ao seu ensino, incluído a pesquisa para a divulgação científica como, por exemplo, artigos científicos, trabalhos de revisão crítica da literatura sobre determinado tema e ou a elaboração de material didático.

    Segue:

    TCC

  • NORMATIVAS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS: CLHD

    Estágios

    Os estágios do Curso Licenciatura em História a Distância, sejam obrigatórios ou não- obrigatórios, são supervisionados pela Coordenação e Colegiado do curso, e estão de acordo com as DCNFP nº 02/2015, com a Lei 11788 do MEC, e com a Resolução nº 4/2009 do COCEPE/UFPel. Segundo a mesma, “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos (…)” (art. 2º), e “visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (art. 3º).

    Segue normativa:

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

  • Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História à distância – CLHD/UFPEL

    O presente Projeto Pedagógico, que acompanha a criação do Curso de Licenciatura em História na modalidade EAD (CLHD) da Universidade Federal de Pelotas, resulta de um processo de discussão e reflexão realizado por um grupo de docentes do Curso de História Presencial dessa Universidade. O documento incorpora uma série de debates recentes que envolveram a comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores) no âmbito da reforma do PPC do Curso de História Presencial da UFPel. Tais alterações garantiram a adequação do currículo às mudanças estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que estabeleceu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Esta Resolução, bem como diferentes projetos e dispositivos legais direcionados à educação básica – tais como a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, a Reforma do Ensino Médio e a proposta da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio apresentada ao Conselho Nacional de Educação – evidenciaram a necessidade de reelaboração dos currículos dos cursos de licenciatura. A Coordenação e o Colegiado do CLHD foram responsáveis pela redação dessa proposta curricular que, além de atualizada, atenta para as especificidades pedagógicas, legais e curriculares relativas à Educação a Distância. Assentado na proposta do PPC do Curso de História presencial e atento às especificidades do Ensino a Distância, o PPC do CLHD é consoante com os anseios democráticos da sociedade e compromissado com a qualificação da formação discente.

    Nosso PPC para consulta:

    PPC 07-10-2023