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    Notícias
  • AULA INAUGURAL – Curso de Especialização em Artes

    Convidamos nossos alunos, professores e demais alunos e professores do Centro de Artes para a AULA INAUGURAL do Curso de Especialização em Artes, modalidade presencial, com a Prof.ª Viviane Juguero.
    Ocorrerá amanhã, dia 17 de março, às 16h, através do link https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-ew7-3jp (Vagas LIMITADAS).

     

    Viviane Juguero é autora de livros, peças teatrais, roteiros e criações audiovisuais, canções, artigos e ensaios,
    encenados e publicados no Brasil e no exterior, em diversos idiomas. Em seu doutorado, desenvolveu o conceito
    de “dramaturgia radical” (UFRGS/Brasil & UW Madison/EUA). Seu trabalho recebeu prêmios e deferências.

    Atualmente, trabalha como Pesquisadora de Pós-Doutorado na Universidade de Stavanger, na Noruega.
    É membro do CAST – Centro de Artes e Transformação Social da Universidade de Auckland.
    É coordenadora pedagógica do Projeto “Arte como Ciência”.

     

    Acesse a página da Especialização: https://wp.ufpel.edu.br/especializacaoemartesvisuais/2022/03/16/1164/

  • Seleção de bolsista voluntário para apoio a atividades do GT África/RS

    “A coordenação do Grupo de Trabalho em História da África da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), gestão “História da África para todes” (2020-2022), doravante GT África-RS, no uso de suas atribuições, torna público e abre processo seletivo para o preenchimento de DUAS (2) vagas para discentes de graduação
    interessadas(os) em fazer parte do GT como bolsista voluntária(o) no período de abril a julho de 2022.”

    Maiores informações em: https://gtafricars.wordpress.com/editais-internos/

  • NOVIDADES DA REVISTA CIDADE NUVENS: QUARTO VOLUME, NOVA PLATAFORMA, INDEXAÇÃO E SUBMISSÕES ABERTAS!

    Mais uma publicação no ar!

    O quarto volume da Revista Cidade Nuvens já está disponível para acesso! A nossa edição mais recente traz uma série de artigos sobre experiências, pesquisas e criações artísticas nos campos das Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, Artes Audiovisuais e Circenses. Também há publicações diversas nas seções Poéticas Visuais, Desdobramentos e Alvorecer, sendo essa última dedicada a trabalhos produzidos na graduação.

     

    Estamos de plataforma nova!

    A publicação pode ser acessada na nova plataforma da RNC, disponível em http://revistas.urca.br/index.php/rcn . Aos poucos, estamos migrando os volumes anteriores para a nova plataforma, mas o acesso já está liberado! Pessoas interessadas podem se cadastrar na plataforma da revista como autoras, leitoras e também avaliadoras.

     

    Indexação no Diadorim!

    Outra novidade é que a Revista Cidade Nuvens agora possui indexação no Diadorim. Desde o ano passado (2021), a RCN está registrada no Diretório Indexador de Políticas Editoriais – Diadorim – que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Com a aprovação do nosso periódico no indexador Diadorim, ganhamos muito mais em termos de visibilidade, armazenamento e acesso.

     

    Quer publicar o seu trabalho na nossa revista? 

    Aproveite que estamos com submissões abertas para o nosso próximo número! A Revista Cidade Nuvens aceita artigos inéditos para a preparação do periódico previsto para maio/junho de 2022.  Confere lá na nossa página: http://revistas.urca.br/index.php/rcn ! Estamos esperando você!

     

    Saiba mais sobre a Revista Cidade Nuvens:

    A Revista Cidade Nuvens é um periódico eletrônico sobre Arte, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri / Crato-CE. O nome é em homenagem ao ex-reitor da URCA, o sociólogo Plácido Cidade Nuvens, um entusiasta que contribuiu muito para a criação dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Teatro da universidade. A Revista Cidade Nuvens intenciona ser um canal de propagação de publicações acadêmicas de pesquisadores e pesquisadoras nas áreas das Artes. Sua edição inaugural foi lançada em maio de 2020, numa cerimônia online, com as presenças virtuais de autores, autoras e artistas visuais que contribuíram com o primeiro número.

    Divulgue Arte e Conhecimento! 

    Vem com a gente!💫


    Alysson Amâncio – alysson.amancio@urca.br

    Andréia Paris – andreia.paris@urca.br

    Daniela Alves – daniela.alves@urca.br
    Daniele Quiroga – daniele.quiroga@urca.br
    Mariana Amorim Smith – mariana.amorim@urca.br 
    Rebeca Oliveira – rebeca.oliveira@urca.br
    Sérgio Villaça – sergio.vilaca@urca.br
  • Editais abertos com premiação

    Olá alunos e alunas, segue a divulgação de Editais Abertos com Premiações $_$

     

    • Edital Criação da Personagem – Aluno Cientista

    Cada artista receberá um cachê de R$ 750,00 + materiais necessários para a execução do projeto, além de certificado de participação emitido pela OTROPORTO. Poderão participar artistas brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos ou menores de idade sob representação legal.

    Informações completas no link: https://otroporto.com.br/noticias/edital-criacao-da-personagem-aluno-cientista

     

    • Edital Galeria OTROPORTO 2022 – 1º Andar

    O ilustrador selecionado receberá premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e deverá replicar o personagem criado em 20 esquetes sugeridas.

    Informações completas no link: https://otroporto.com.br/noticias/edital-galeria-otroporto-2022-1o-andar

     

  • Inscrições 23fev a 3 março: Rodas de Conversa e Oficinas da III Semana Integrada de Acolhida do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel

    Estão abertas as inscrições para as Rodas de Conversa e Oficinas da III Semana Integrada de Acolhida do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel. 
    As oficinas e rodas de conversa são abertas a toda a comunidade acadêmica da UFPel. Pedimos, por gentileza, a divulgação do evento para os alunos do seu curso.
    Segue a programação das atividades:
     
    08/03 (terça-feira), das 16h às 17h – Roda de Conversa: Possibilidades do Apoio Pedagógico da PRAE para teu sucesso no desempenho acadêmico
    10/03 (quinta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Cobalto, Portal Institucional e E-Aula para Ingressantes
    11//03 (sexta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Comunicação em Libras
     
    As inscrições para o evento estão abertas de 23 de fevereiro a 03 de março de 2022, pelo link: https://forms.gle/1DvV9ejyYTiR6cf26
     
    As vagas são limitadas!!!
  • PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

    A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da Universidade Federal de Pelotas torna público que está aberta seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”, de acordo com a Portaria 2111 (1545004) e Portaria 122 (1570213), observando o seguinte:

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    As Bolsas de Desenvolvimento Institucional têm objetivo de implementar programa de bolsas no âmbito da administração da UFPel, de modo a contemplar objetivos e ações estratégicas da instituição, conforme estabelecidos no PDI, além de possibilitar a iniciação ao trabalho técnico profissional nas atividades da gestão administrativa aos discentes de graduação na UFPel.

    Cumpre destacar que, enquanto durar a pandemia da COVID-19, as atividades das Bolsas a que se refere esse edital deverão respeitar estritamente as orientações da Universidade quanto à realização de atividades presenciais.

    As bolsas regulares terão vigência conforme detalhamento no quadro de vagas.

    O valor de remuneração será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, com carga horária total de 20h semanais, totalizando 80h mensais.

    Edital – PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

    RETIFICAÇÃO do Edital – PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

  • 2º Prêmio CAPES Talento Universitário

    Prêmios individuais de R$5 mil para os mil participantes com as maiores notas de prova. Essa é a oferta do 2º Prêmio CAPES Talento Universitário, que reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas. As inscrições devem ser realizadas até 13 de fevereiro pelo site http://talentouniversitario.capes.gov.br. A prova terá 80 questões de múltipla escolha, todas sobre conhecimentos gerais, e será aplicada no dia 20 março. Os locais do exame serão divulgados a partir de 03 de março.

    Pode participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressou na educação superior em 2021. É preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências de fomento à pesquisa.

    2º Prêmio CAPES Talento Universitário receberá até 44 mil inscrições. A premiação vai subsidiar estudos e pesquisas da CAPES para a formulação de políticas públicas para a educação superior. O resultado será divulgado a partir de abril. Confira as orientações aqui.

    Serviço:

    Prêmio CAPES Talento Universitário 2022

    • Inscrições: De 26 de janeiro até 13 de fevereiro de 2022.
    • Site: http://talentouniversitario.capes.gov.br
    • Vagas: 44 mil.
    • Premiação: R$5 mil para os mil participantes que obtiverem as maiores notas na prova.

     

    • Requisitos:
    1. ter feito o Enem 2019 ou o Enem 2020;
    2. ter ingressado na educação superior em 2021;
    3. estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar;
    4. não estar em débito com a CAPES, o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa.

     

    • Previsão de divulgação dos locais de prova: A partir de 03 de março de 2022.
    • Aplicação de prova: 20 de março de 2022.
    • Estrutura da prova: 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.
    • Resultado: A partir de abril de 2022.

    Maiores informações acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/premios/premio-capes-talento-universitario

  • Aberto Prazo para Regularização e Dispensa de Estudantes da prova no Enade 2021 até 21 de janeiro

    Está aberto Prazo para Regularização e Dispensa de Estudantes da prova no Enade 2021, diretamente no Sistema Enade para aquelas que constam como irregular por não ter preenchido o questionário ou não ter realizado a prova.
    A coordenação verificou três casos: Helena, Chanise e Gabriela.
    O prazo para a Solicitação das dispensas e para Registro de Declaração de Responsabilidade da IES vai até 21 de janeiro de 2022!
    Solicitamos que os alunos em situação irregular façam o pedido de regularização no sistema conforme o tutorial em anexo e nos retornem o mais breve possível para que possamos deferir a solicitação de vocês dentro do prazo.
    Lembramos que é de extrema importância a regularização, pois do contrário trancará a formatura dos alunos que ainda não integralizaram o currículo ou não colaram grau.
  • ENADE 2021 – Preenc. quest. até 13/11, prova 14/11

    Prezados alunos e alunas,

    A data limite para preenchimento obrigatório do questionário se aproxima, dia 13/11, assim como a data de aplicação da prova 14/11.

    Verifiquem o local de prova no sistema ENADE http://enade.inep.gov.br/enade/

    Lembramos que são procedimentos obrigatórios para que o aluno possa colar grau.

    Fiquem atentos às orientações do EDITAL ENADE Nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021 !!

    Listagem – Inscritos ENADE 2021

    1.4 A aplicação das provas do Enade 2021 ocorrerá dia 14 de novembro de 2021 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:

    Abertura dos portões

    12h

    Fechamento dos portões

    13h

    Início da prova

    13h30

    Término da prova

    17h30

     

    Caso tenham algum problema de acesso ao sistema e no preenchimento do questionário, é de EXTREMA IMPORTÂNCIA que seja registrado nos canais do governo federal.

    “Para registrar demanda no Fala BR, caso a dica não ajude, é só entrar no link https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f e registrar ‘solicitação de informação’ ou ‘reclamação’ e encaminhar para o INEP.”