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Na próxima semana, o Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul), vinculado ao CA (Centro de Artes) da UFPel estará representado no maior evento Acadêmico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), na XI Semana de Ciência e Tecnologia. No dia 27 de outubro às 19h, a professora Rosemar Gomes Lemos (CA) e o museólogo Matheus Cruz (Museu do Doce) farão parte de uma mesa redonda de título A PRESERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA – Memória e a preservação do patrimônio cultural negro.
A inscrição no evento é gratuita e com certificação. O link para inscrição é http://sct2020.unesc.net/. Será um momento importante de integração e partilha de conhecimentos entre UNESC, UFPel e UFSC. O MABSul tem por missão identificar, preservar, divulgar amplamente e tornar acessível em meio digital, o patrimônio cultural material e imaterial pertencentes à região sul do Brasil, presentes nas expressões e manifestações culturais afro-brasileiras especificamente, dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O IV Seminário Internacional de Ensino da Arte – Arte e Meio Ambiente acontecerá de 27 a 30 de outubro.
Sobre o evento:
O encontro, na sua quarta edição, pretende promover a reflexão, o debate e as ações propositivas voltadas a uma maior conscientização e envolvimento de professores de arte e demais áreas do conhecimento, pesquisadores e licenciandos, nas questões de preservação do meio ambiente; relações entre arte e natureza; estratégias de ensino e poéticas que reflitam vivências ecológicas e epistemologias latino-americanas.
Entendemos que há uma crise ética, social, ambiental, talvez mesmo uma crise de humanidade, nos dias atuais, que precisa ser analisada no sentido de procurarmos formas de estar em equilíbrio com o meio e com o outro. A paz, a sintonia social passa por nossas relações cotidianas, com a natureza e todos os seres.
O objetivo do evento constitui o debate em torno das questões emergentes da natureza em prol das práticas cotidianas que repensem nossa vida no planeta e da dignidade das relações humanas. Apostando na capacidade da arte como agente de transformação social e política, pretendemos compartilhar as experiências, por meio de mesas de conversa.
A formação em artes prevê um professor atuante e capaz de mediar nos temas que instigam a contemporaneidade, como a relação da arte com o meio ambiente, prevista pelos parâmetros de educação latino-americanos, de um modo geral. Justificamos a importância do evento para atender esse quesito, bem como entendemos que é uma oportunidade para promover intercâmbios e nos vermos como uma comunidade latino-americana e para corroborar a valorização da arte/educação como área de conhecimento.
A Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID) lança Edital para selecionar bolsistas para vagas de BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – AÇÕES AFIRMATIVAS E DE INCLUSÃO. Inscrições até 23/10.
Considerando o Parecer normativo COCEPE 20/2020, o sistema acadêmico permanece aberto para aqueles alunos que integralizarem a matriz curricular à qual estão vinculados, concluindo suas atividades acadêmicas, cadastrarem-se como prováveis formandos 2020/1.
Visando otimizar questões administrativas, como conferência de pastas e expedição de documentos necessários, o fim do prazo para o aluno se cadastrar como provável formandos está previsto para 27/11/2020, conforme Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial no contexto da Pandemia do COVID-19.
Como fazer o cadastro no Cobalto?
O aluno deverá acessar as seguintes opções:
ALUNO –> CADASTRO –> SOLICITAÇÃO DE FORMATURA
Neste menu, o aluno deverá selecionar o tipo de formatura (no contexto da pandemia deve selecionar a formatura INTERNA) e realizar a conferência dos seus dados cadastrais (informações para emissão do histórico e diploma), confirmando-os ou apontando a necessidade de correções, se for o caso.
Os pedidos de correção de matrículas nesse Calendário Remoto serão feitos EXCLUSIVAMENTE através de formulário online do dia 29 de setembro, a partir das 8 horas, ao dia 2 de outubro, até às 16 horas.
Realizada na Universidade Federal de Pelotas- UFPel desde o ano de 2012, inicia nesta segunda-feira, dia 17 de agosto de 2020, mais uma edição da Semana do Folclore, desta vez em Edição Online.
Com a promoção e realização do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK e do Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas – LADAIA, o evento deste ano traz como tema-gerador “CULTURAS NEGRAS E PENSAMENTO
DECOLONIAL”. Devido à pandemia do COVID-19, o evento será totalmente em formato virtual e acontecerá de 17 a 22 de Agosto de, tendo ainda como parceiros desta edição: OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq), Curso de Dança –
Licenciatura, Projeto de Extensão Folclore e Educação, Projeto de Pesquisa Aspectos Históricos da Dança no RS, Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade, Curso de Dança da UCS, Abrasoffa – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, Grupo Afro-Sul de Música e Dança e Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.
Integram a Comissão Organizadora do evento os professores Thiago Amorim (Curso de Dança), Manoel Gildo (Curso de Dança), Carmen Hoffmann (Curso de Dança) e Rose Miranda (Faculdade de Educação) e os alunos Ederson Vergara, Felipi Corrêa, Natiele Meirelles (Curso de Dança) e Beliza Gonzales (Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais).
A Plataforma na qual acontecerá a Semana do Folclore 2020 é o TeamLink, com acesso gratuito e possibilidade de uso tanto no computador e notebook quanto em dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Se você ainda não tem o TeamLink, pode instalá-lo gratuitamente.
Para download do app no celular (android):
https://play.google.com/store/apps/details?id=app.cybrook.teamlink
Para download no computador:
https://www.teamlink.co/download.html
O link para a sala de acesso a Semana do Folclore 2020 é único para todas as atividades do evento, no seguinte endereço virtual:
https://m.teamlink.co/2663276581
As inscrições para a Semana do Folclore da UFPel 2020 (evento gratuito) podem ser realizadas a partir do preenchimento do formulário: https://forms.gle/s3N1EkdbAEt9zVzx6
Através do preenchimento e envio deste formulário, você está solicitando a inscrição para participação em todas as atividades do evento e, com a frequência mínima comprovada de 75% das atividades virtuais do evento, receberá seu atestado por e-mail. Todavia, a participação em atividades isoladas também será possível, mas não oferecerá esta comprovação.
Desde 2018, cursos de Desenho Digital são ofertados como ações de extensão e ministrados por discentes do CEARTE/UFPel, a partir do projeto de extensão “Estudos e Experimentações do Desenho e Pintura Digitais nas Artes Visuais” – coordenado pelo prof Ricardo Perufo Mello.
O objetivo destes cursos é proporcionar um espaço de estudo focado nos processos criativos do desenho que é elaborado em plataformas digitais, bem como a realização de estudos de criação do desenho base digital até a estrutura da arte final.
COMO FUNCIONA E COMO PARTICIPAR?
Nessa edição, as atividades acontecerão de forma remota, através de oito vídeo aulas postadas no canal do curso no Youtube (link abaixo) – uma a cada duas semanas, a partir dessa semana do dia 22 de junho. Sendo que a partir de cada vídeo, na semana subsequente, os ministrantes realizarão uma live para conversar sobre os trabalhos realizados pelos participantes e tirarão dúvidas.
Não é necessário fazer inscrição – o curso é gratuito e aberto para qualquer um que quiser assistir (contudo é sugerida alguma experiência com Adobe Photoshop). Porém, só terá certificação aqueles que enviarem suas elaborações para as propostas de trabalho prático do curso, para um drive online do curso (além do envio de seus dados – nome completo, CPF e endereço de email, para: desenhodigitalufpel@gmail.com).