“Cine Repulsa”: cineclube de horror estreia na UFPel

Projeto criado por estudantes de cinema exibiu “Elvira: A Rainha das Trevas” em inauguração e terá a próxima sessão nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, com “O Brinquedo Assassino”        

 Por Beatriz Gomes         

Logotipo oficial do “Cine Repulsa”     Imagem: Cine Repulsa/Divulgação

No dia 28 de julho, o “Cine Repulsa” fez sua estreia e exibiu o clássico “Elvira: A Rainha das Trevas” (1988). O evento reuniu espectadores no Cine UFPel, a sala universitária de cinema da Universidade Federal de Pelotas, e contou com um sorteio de pôster do filme logo após a sessão.

Inicialmente o cineclube fará exibições quinzenais às sextas-feiras, às 14h, no Cine UFPel, localizado na Rua Álvaro Chaves, esquina com a Rua Lôbo da Costa, no Centro de Pelotas. As sessões são gratuitas e a próxima exibição já tem data marcada, nesta sexta-feira, dia 11 de agosto. O filme exibido será “O Brinquedo Assassino”, do diretor Tom Holland (1988). 

Segundo Gabriel Prates, um dos idealizadores do projeto, a ideia surgiu durante um intervalo entre aulas num sofá da FAURB (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), onde os alunos conversavam sobre a necessidade de compor um coletivo que promovesse um interesse em comum. “Já que o curso de Cinema nos proporciona o espaço da sala de projeção, pensamos em criar um clube para fãs de horror”, diz.

Para ele, o horror é uma linguagem artística subestimada e pouco abordada dentro do meio acadêmico. O gênero, ainda controverso no âmbito cinematográfico, carrega muitos estereótipos e preconceitos por parte do público consumidor da sétima arte. Entretanto, a equipe do cineclube acredita na potência do horror como forma de expressão. “Há beleza no grotesco”, afirma.

O nome Repulsa chama atenção pela força do termo. Sobre a escolha do nome de batismo, Prates conta: “Veio da figura vilanesca que é a antagonista de Power Rangers, Rita Repulsa. Pensamos em outros que soassem interessantes, mas esse acabou ganhando pelo impacto nostálgico.”

 

Espectadores na inauguração do “Cine Repulsa” no final do mês passado

O intuito dos idealizadores é passear pelo espectro do horror e democratizar o acesso ao cinema integrando a comunidade com sessões gratuitas e diversas. A equipe pretende expandir o clube para além do espaço proporcionado pela universidade, realizando exibições em outros locais da cidade e organizando sessões noturnas a fim de contemplar o público estudante-trabalhador que não possui disponibilidade de comparecer durante as tardes dos dias de semana. Outra vontade é resgatar a cultura da ida ao cinema enquanto evento de fim de semana. Além disso, o organizador fala sobre outras expectativas: “Estamos em conversa para iniciar um programa de rádio para debater as sessões e abordar variedades relativas ao horror. Também temos ideias para uma festa de Halloween, mas nada certo ainda.”

Prates finaliza com um convite ao público: “Convidamos os leitores a acompanhar nossas atividades pelo Instagram  e se abrir às terríveis maravilhas da sétima arte. Abrace seu medo!”

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3° Festival de Inverno começa em São Lourenço do Sul com diversas atrações culturais

Programação realizada pela Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) acontece na Praça Central Dedê Serpa    

Por Larissa Schneid Bueno  

 

A banda Barbarella abre a programação de shows nesta sexta-feira                           Foto: Divulgação

 

A partir desta sexta-feira, dia 4, até o dia 13 de agosto, o município de São Lourenço do Sul será movimentado pela realização da terceira edição do Festival de Inverno Lourenciano – Multifeira, promovido desde 2020 pela Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL).

Neste ano, o evento acontece na Praça Central Dedê Serpa e tem como tema o “desenvolvimento através da inovação”. A sua programação diversa e gratuita conta com as feiras de comércio, indústria, serviços, turismo, agronegócios e agricultura familiar, palestras, seminários, painéis, apresentações culturais de dança e de artes marciais, shows musicais, rodadas de negócio, sessões de cinema, etc.

Entre as atrações musicais confirmadas no pavilhão de shows estão as apresentações diárias de músicos locais e de cidades vizinhas mesclados entre a Banda Rosa’s, Elis e Alexandre, Guri de Uruguaiana, Banda Sul Brass, Tierre Cavalheiro, Miguel Lima e banda, grupo de pagode Me Tira Daqui e Me Leva pra Casa, Rota Luminosa, Ana Lindmann e Vinícius Krinton.

“O 3º Festival de Inverno Lourenciano unifica grandes experiências da ACI/CDL com as edições anteriores e inova ao apresentar estruturas ampliadas, com pavilhões segmentados e muitas atrações à comunidade”, enfatiza o presidente da ACI/CDL, Mahmoud Amer.

Para esta edição, a expectativa é de público recorde com foco na valorização da cultura da região, unindo a integração de forças da sociedade em prol do desenvolvimento econômico socioeconômico regional através dos setores produtivos que são responsáveis por gerar mais oportunidade de empregos e renda.

No dia 12, o público poderá acompanhar o tradicional evento Festimúsica, responsável por valorizar a cultura local e destacar composições e músicos do município, que serão contemplados com os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares, divididos em troféus e certificados.

“A Multifeira abordará temas como novas tendências para o varejo, sucessão familiar, novas culturas produtivas na região, agronegócios, marketing digital, reunião de Prefeitos da Azonasul, sessão da Câmara Municipal e muito mais. Através destas ações, a ACI/CDL e seus parceiros objetivam o estímulo de hábitos educativos na sociedade”, disse Mahmoud.

A gastronomia local também fará parte da programação através feira do Festival de Peixe na Taquara, que será realizado diariamente, além do Festival de Cucas, presença de pratos típicos locais como o rievelsback, caldo lourenciano e chopp artesanal.

Ainda serão promovidos bate-papos e palestras com especialistas que irão compartilhar seus conhecimentos e sessões de cinema com oito filmes previstos no “Cine Millennium”.

“A ACI/CDL de São Lourenço do Sul convida a todos a prestigiarem o 3º Festival de Inverno Lourenciano e acompanhar as intensas atividades e atrações da Multifeira”, finaliza Mahmoud .

 

Festival de Inverno acontecerá de 4 a 13 de agosto na Praça Central Dedê Serpa      Foto: Larissa Schneid Bueno

 

Programação

Diariamente: Festival de Peixe na Taquara, Feiras de amplos segmentos, mateadas e ações diversas nos estandes

Dia 4 – sexta-feira

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
19h – Show Cristiano Vieira – Pavilhão de Shows
20h30 Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme A Origem (2010)
21h – Show Banda Barbarella – Pavilhão de Shows

Dia 5 – sábado

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
 Copa Libertadores de Futebol de Mesa
14h30 – Palestra Tecnologia para Empreendedores – Arena de Eventos
15h – ChimaRock com Doctor Dog e Tom Neves – Pavilhão de Shows
17h – Bate-papo “Certezas e Incertezas do Cenário Econômico Atual” – com Patrícia Palermo – Arena de Eventos
19h30 – Abertura Oficial do 3º Festival de Inverno Lourenciano
20h15 – Show General Loko y Sus Calaveras – Pavilhão de Shows
21h – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme De Volta Para O Futuro (1985)
21h45 – Grupo Segue o Samba – Pavilhão de Shows

Dia 6 – domingo

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
13h – Mutirão de Vacinações Secretaria de Saúde – Arena de Eventos
15h – Show Elton & Juliana – Pavilhão de Shows
17h – Apresentação G.D.F.A. Sonnenschein – Pavilhão de Shows
17h15 – Espaço Cultural DJ’s e MC’s – Pavilhão de Shows
18h30 – Show Taison e Cris – Pavilhão de Shows
20h15 – Show Banda Estrela – Pavilhão de Shows
20h30 – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Dia 7 – segunda-feira

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
15h – Palestra Sucessão Familiar Afubra – Arena de Eventos
18h – Sessão da Câmara Municipal – Arena de Eventos
19h – Show Daniel Gaitero e Grupo Parceria – Pavilhão de Shows
20h30 – Palestra Da Vivência à Formação Acadêmica para o Desenvolvimento da Agricultura Local Uniasselvi – Arena de Eventos
21h – Show Meio Bossa Nova e Rock’n’Roll – Pavilhão de Shows

Dia 8 – terça-feira

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
  Jogos Olímpicos Municipais: Desfile das Delegações, Concurso Mini-Rainha e Solenidade de Abertura dos Jogos
10h30 – Palestra Anomalia das Vagens na Cultura da Soja – soluções Syngenta – Arena de Eventos
14h – Painel Ambientes de Inovação da Região Sul, com Artur Gibbon – Arena de Eventos
14h15 – Painel Innovatio Incubadora de Empresas, com Aléssio Almada – Arena de Eventos
15h – Bate-Papo sobre Inovação e Empreendedorismo – Arena de Eventos
19h – Roda de Conversa sobre a Lei Paulo Gustavo – Arena de Eventos
19h – Show Fred & Fernandinho – Pavilhão de Shows
20h30 – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme O Grande Truque (2006)
21h – Show Raphael Almeida – Pavilhão de Shows

Dia 9 – quarta-feira

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
 Jogos Olímpicos Municipais: categorias Xadrez, Damas e Tênis de Mesa
 III Mostra Gastronômica Educação Empreendedora
10h – Reunião do Capec
16h – Holding OAB: Planejamento Patrimonial e Sucessório da Família nos Negócios – Arena de Eventos
19h45 – Show Elis e Alexandre – Pavilhão de Shows
20h – Webinar “Reforma Tributária e seus Impactos” – com Dr. Anderson Cardoso Vice-Presidente CACB e Dr. Diogo Vidor – Consultor AGV. Mediação: Giane Guerra, Jornalista de Economia do Grupo RBS – Arena de Eventos
21h – Show Banda Rosa’s – Pavilhão de Shows

Dia 10 – quinta-feira

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
10h – Café com Bate-Papo Tendências da NRF Aplicadas ao Varejo – Arena de Eventos
14h – Apresentação de Artes Marciais – Pavilhão de Shows
14h – Reunião de Prefeitos da Azonasul – Arena de Eventos
17h – Palestra “Empreendedorismo: Políticas Públicas para a Desburocratização” – com Tiago Lacerda, Prefeito de Santiago-RS – Arena de Eventos
20h – Apresentação Guri de Uruguaiana.
21h – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme Alien – O Oitavo Passageiro (1979)

Dia 11 – sexta-feira

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
14h – Audiência Pública “Perspectivas e possibilidades da produção de Oliveiras na Região” – Arena de Eventos
19h – Palestra O Poder da Autoconfiança Feminina: Os Segredos Para Aumentar a Autoestima I Como Transformar Medos em Autoconfiança – Arena de Eventos.
19h15 – Show Tierre Cavalheiro – Pavilhão de Shows
20h – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme Falcão Negro em Perigo (2001)
21h – Show Banda Sul Brass – Pavilhão de Shows

Dia 12 – sábado

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
10h30 – SIAMA Encontro de Gestantes – Arena de Eventos
16h – Concurso de Cucas Supermercado Guanabara
19h – 8º FestiMusica – Pavilhão de Shows
20h30 – Show Miguel Lima e Banda – Pavilhão de Shows
21h – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme 007 Contra O Foguete Da Morte (1979)
22h – Show Me Tira Daqui Me Leva pra Casa – Pavilhão de Shows

Dia 13 – domingo

10h – Abertura dos pavilhões da 3ª Multifeira
10h30 – Arena ACI/CDL – Workshops Projeto Presença Digital Empresas Lourencianas – Arena de Eventos
18h – Show Ana Lindmann e Vinicius Krinton – Pavilhão de Shows
19h – Show Rota Luminosa – Pavilhão de Shows
20h – Sessão de Cinema Cine Millennium – Filme Missão Impossível – Efeito Fallout (2018)
20h30 – Encerramento Oficial do 3º Festival de Inverno Lourenciano

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Banda Doctor Dog faz agenda de shows e ajuda a contar história do rock

Uma cultura diferente do chimarrão e da vaneira: Há mais de 70 anos, o rock and roll está cada vez mais presente na vida dos gaúchos        

Por João Victor Fagundes e Renan Ferreira         

 

A banda camaquense Doctor Dog é um dos destaques do rock gaúcho e está com uma agenda de shows programada para as cidades de São Lourenço, Camaquã e Pelotas, a partir deste sábado, dia 5 de agosto. Seu trabalho está integrado aos passos dados pelo rock na região, acompanhando o estilo musical que contagiou o mundo.

 

Liderada por Cachorrão, a banda Doctor Dog faz apresentações  em São Lourenço, Camaquã e Pelotas   Foto: Divulgação/YouTube

 

Passado glorioso

O Rock Gaúcho teve início na década de 1950, após o estouro e ascensão do rock and roll nos Estados Unidos e a bomba que foram os Beatles na Inglaterra na década de 1960. Como um estado pioneiro em muitas frentes, o Rio Grande do Sul rapidamente teria a sua cena roqueira instalada na capital dos gaúchos, Porto Alegre.

 

A banda Bixo da Seda formou-se em 1967 na Vila do IAPI em Porto Alegre       Foto: Armênio Abascal /Acervo Particular

 

As bandas eram majoritariamente formadas por jovens que faziam shows cover de bandas internacionais, ainda sem uma identidade própria, mas isso mudou rapidamente. Já na década de 1970, com mais bandas e melhor qualidade nas apresentações, o obstáculo foi a dificuldade em divulgar seu trabalho e ganhar notoriedade com suas canções autorais.

 

Os Brasas  foi a versão gaúcha da Jovem Guarda nos anos 1960                  Foto: Hirano / Agência RBS

 

O rock gaúcho então caminhou a passos lentos para o reconhecimento. Só em meados dos anos 1980, houve a tão esperada explosão do “gaúrock”. Com a criação do espaço do rock na rádio Ipanema FM, o gênero encontrou espaço para crescer e se multiplicar, a fim de incentivar a criação de inúmeras novas bandas na capital gaúcha.

Ainda em meados dos anos 1980, a data de 11 de setembro de 1985 é considerada o dia histórico do rock gaúcho. Pela primeira vez, no Festival de Rock Unificado, as bandas porto-alegrenses foram a atração principal no ginásio Gigantinho, palco de tantas estrelas do rock mundial.

 

Garotos da Rua fez sucesso com a música “Tô de Saco Cheio”, um clássico do rock gaúcho       Foto: Site Underground Brasil

 

Já na era da música sertaneja, adentrando os anos 1990 e 2000, o rock no Rio Grande do Sul perdeu força assim como em todo País. As rádios estavam mais interessadas na nova sensação do momento, que era o estilo que viria por dominar a indústria musical até os dias de hoje.

Mesmo assim, a galera do rock seguiu fazendo seu trabalho, e o Rio Grande seguiu revelando suas bandas, sejam elas de alcance nacional, regional ou até na garagem de casa, o importante é juntar os amigos e fazer aquele som que todo mundo gosta.

Doctor Dog e seu surgimento no cenário gaúcho

A banda Doctor Dog teve seu início em meados dos anos 2000 quando Rodrigo (Cachorrão), vocalista, que ainda concluía o ensino médio, convidou seus amigos para formar uma banda para a apresentação em um festival chamado “Família de Artes” na cidade de Camaquã. O grupo recém-formado recebeu uma avaliação positiva por parte do público presente no festival, fazendo com que os integrantes iniciassem os ensaios de suas músicas e covers aos finais de semana. A partir daí, a banda receberia diversos convites para apresentar-se em eventos e festa de amigos na cidade de Camaquã.

Virada de chave

Segundo Cachorrão, na necessidade de compor músicas que expressassem seus sentimentos, o single “Eu e Beatriz” acabou sendo uma virada de chave para a banda por volta de 2004, quando a música se tornou uma das mais pedidas na rádio FM local e até hoje é figurinha carimbada nos shows da banda Doctor Dog. Além disso, no mesmo ano, ocorreu o concurso “Chance”, promovido pela RBS TV e Diário Gaúcho, que envolveu bandas de todo o Estado e teve sua apresentação final no Bar Opinião, famosa casa de shows da capital gaúcha. Surpreendentemente, a Doctor Dog sagrou-se campeã do evento, assim, ganhando uma enorme notoriedade no cenário do rock regional.

 

 

Projeção a nível estadual e nacional

Em 2008 a banda recebeu o convite para participar do programa em forma de reality show “Guaraná Antártica Sound” apresentado por Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra. O programa tinha como objetivo revelar novos talentos do rock que estariam espalhados pelo Brasil e era transmitido pela emissora Rede TV em horário nobre, aos domingos à noite. Com suas músicas autorais, a banda Doctor Dog foi vencedora da etapa seletiva regional e representante do Estado na grande final do reality em São Paulo, quando figurou entre as dez finalistas do programa que contava com mais de 11 mil bandas inscritas do País inteiro. Cachorrão destaca que a experiência de passar uma semana em São Paulo em contato direto com outras bandas foi muito importante para o crescimento da Doctor Dog.

 

Show em São Lourenço do Sul, cidade em que a banda volta a tocar neste sábado            Foto: Instagram da banda

 

Doctor Dog nos dias de hoje

A partir daí, a banda recebeu diversos convites para realizar suas apresentações em casas de shows muito relevantes no cenário gaúcho, onde jamais imaginariam que o rock os levaria, como, por exemplo, a Hard Rock Café, em Gramado, o Bar Opinião, em Porto Alegre, e o Johnnie Jack, em Pelotas. Além disso, começaram a surgir convites para abrir os shows de bandas renomadas em âmbito nacional, como a Rosa Tattooada, Acústicos e Valvulados, Nenhum de Nós e TNT.

Atualmente, a banda tem agenda cheia aos finais de semana e além dos shows, seus videoclipes são transmitidos no Music Box Brasil e Canal Bis, referências em clipes nacionais. Além disso, o single “Colégio das Freiras” já soma mais de 12 mil visualizações em seu canal no Youtube, sendo o mais assistido na banda na plataforma.

 

 

Ao ser questionado sobre como o rock faz parte de sua vida, o vocalista Cachorrão ressalta: “É como um vício, não consigo largar, e nem tenho vontade, pois o rock já está em meu DNA”. E acrescenta: “Já foi cogitado o final da banda, mas apenas quando não tivermos condições físicas iremos parar”.

A banda estará presente na cidade de Pelotas no dia 18 de agosto no bar Johnnie Jack  (rua Santos Dumont, 590), sendo assim, uma ótima oportunidade para prestigiar o rock gaúcho em sua mais pura essência.

Agenda de shows da Doctor Dog nos próximos finais de semana:

05 de agosto  –  Evento “ChimaRock” em São Lourenço do Sul, na programação do 3º Festival de Inverno.

12 de agosto – Pódio Sports Bar em Camaquã.

18 de agosto  – Johnnie Jack em Pelotas.

Contatos com a banda podem ser feitos pelo telefone (51) 98476-1818 e  pelo Instagram.

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Jornalista e professor da UFPel lança livro reportagem sobre Caminho do Peabiru

Obra será lançada na próxima quarta-feira no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas     

Por Stéfane Costa     

 

 

“Há milhares de anos um sistema de estradas ligou as civilizações do litoral Norte do Peru até o berço da cultura Inca, no Lago Titicaca, através da Cordilheira dos Andes”. Assim começa a descrição oficial de uma jornada que o jornalista e professor Carlos Dominguez iniciou há cerca de cinco anos. Na obra “Peabiru – Do Atlântico ao Pacifico, pelo mítico caminho sagrado”, o autor se vê de frente com um dos maiores registros históricos da atualidade.

O Caminho do Peabiru coleciona uma série de sinalizações e gravuras que serviam de orientação para os viajantes que por ali passavam. Foi próximo a um desses caminhos que Dominguez tomou conhecimento sobre a rota. “A ideia dessa reportagem surgiu mais ou menos cinco anos atrás quando eu estava concluindo uma outra reportagem lá por Santa Catarina, na Ilha do Campeche, onde havia diversas gravuras rupestres e um dos guias que estava lá comigo disse que aquelas imagens faziam parte, segundo relatos de chefes guaranis que tinham estado lá, que aquelas imagens demarcavam um caminho que ia daquele litoral catarinense até o Peru e isso já era uma tradição na cultura Guarani, eles chamavam de Caminho do Peabiru”, conta o autor.

Curioso pelo potencial histórico e social carregado pelo trajeto, ele logo se pôs a pesquisar e mergulhar a fundo em cada detalhe da rota. “Era um tema que eu nunca tinha escutado, nunca tinha ouvido falar e achei muito interessante. Comecei a buscar bibliografias, depois pessoas que pudessem falar sobre o assunto e aí eu fui estruturando com uma investigação ainda sem saber que tipo de conteúdo resultaria disso”, detalha.

 

Livro foi lançado pela editora portuguesa In-Finita      Foto: Fábio Pelinson

 

Foi após mais de um ano de pesquisa que a ideia de documentar tudo em um livro surgiu. Ao tomar conhecimento sobre os fatos que marcam o caminho, o autor sentiu a necessidade de contar suas descobertas. “É uma história fantástica, uma história sobre a nossa história, sobre a nossa história que não é contada, sobre a que ainda não está nos livros didáticos do Brasil”, ressalta. Dominguez conta que o processo de pesquisa seguiu até seu pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Quando eu percebi eu já tinha muito conteúdo e comecei a escrever em formato de grande reportagem”, fala.

Ele relata que pensou em divulgar a história no seu site PONGA Reportagens de Profundidade, no qual compartilha reportagens sobre temas atuais e relevantes. No entanto, a história de Peabiru ultrapassava até mesmo o digital. “Eu vi que aquela reportagem não ia caber em um site e aquela história estava pedindo para ser contada em um livro”, diz. E assim foi feito.

A obra foi publicada pela editora portuguesa In-Finita e ganhou um lançamento de peso em Portugal, na Feira do Livro de Lisboa. Na próxima quarta-feira (dia 2 de agosto) será a vez da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição na qual o jornalista leciona, receber o evento de lançamento. Com direito a sessão de autógrafos e apresentação musical, o auditório da reitoria do Campus Anglo sediará a programação especial para divulgação da obra.

É possível adquirir o livro entrando em contato diretamente com o autor através do email cadredominguez@gmail.com.

 

Carlos Dominguez em evento na Feira do Livro de Lisboa        Foto: Fábio Pelinson

 

Sobre o livro:

Há milhares de anos um sistema de estradas ligou as civilizações do litoral Norte do Peru até o berço da cultura Inca, o Lago Titicaca, através da cordilheira dos Andes.

A expansão de seu território foi erguendo vias de pedra em quatro direções até às terras baixas, na Bolívia, Norte da Argentina e do Chile, Paraguai, e o litoral do Brasil. O centro do continente era dominado pelos guaranis. Hoje, o legado milenar de interações, trocas, festas sagradas e migrações, sintetizado pelas vias do antigo caminho, permanece vivo nas culturas dos povos originários que ainda vivem na rota sagrada do sol e das estrelas.

Foram cinco anos de pesquisas, entrevistas, viagens, investigações, inspirações, imersões, além do contato em um mergulho jornalístico nas entranhas do continente, no ambiente, na natureza, nos povos, nos costumes, nas tradições dos verdadeiros donos da terra confrontados com a barbárie de 500 anos de colonização, genocídios, roubos e domínio estrangeiro.

Esta é a história das pessoas que vivem e estudam o caminho. Em muitos tempos.

Conheça as mais variadas expressões do imaginário ameríndio nas paisagens do Caminho do Peabiru. Por meio desta reportagem em profundidade, que mescla a investigação científica com a narrativa de uma epopeia secular, desde o ancestral mundo andino até a chegada dos primeiros europeus ao litoral sul do Brasil.

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“Barbie”: A vida em plástico não é fantástica no mundo real

Considerado um dos filmes mais aguardados do ano, “Barbie” chegou aos cinemas para mostrar que a visão em cor-de-rosa vai muito além do ideal de faz de conta que ele traz consigo       

Por Sarah Oliveira       

                  “Barbie: O Filme” nos mostra como vivem as Barbies e os Kens no seu mundo, a “Barbielândia”                   Foto: Warner Bros. Discovery/Mattel/Divulgação)

 

ALERTA: Esta resenha pode conter spoilers do filme.

Regado a muitos tons de rosa e uma estética retrô, “Barbie: O Filme”, dirigido por Greta Gerwig, estreou no dia 20 de julho. Porém, desde muito antes da sua estreia, o longa já era ansiosamente esperado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Com uma premissa mantida em segredo até mesmo em seus trailers – o que gerou uma curiosidade ainda maior nos seus futuros espectadores -, o filme conta a história de Barbie (Margot Robbie), uma boneca para quem todos os dias são perfeitos. Os melhores momentos de sua vida são ao lado de seu amigo Ken (Ryan Gosling), das suas outras amigas Barbies e de seus outros amigos Kens. Todos eles vivem na “Barbielândia”, um mundo onde as mulheres (Barbies) lideram tudo e os homens (Kens) apenas… vivem nele. Entretanto, tudo começa a desandar quando a nossa Barbie protagonista começa a ter pensamentos sobre a morte, o seu dia perfeito se torna a cada segundo menos perfeito e – o mais assustador de tudo – os seus calcanhares agora estão no chão e não mais suspensos no ar para encaixarem perfeitamente em seus saltos altos.

Deste momento em diante, a boneca parte em uma jornada para descobrir o que está por trás de tudo o que está acontecendo com ela nos últimos dias. Mas, para desvendar esse mistério, ela precisa ir para o mundo real. E é o que ela faz – com Ken ao seu lado, mesmo ele não devendo estar ali.

 

Barbie e Ken rumo ao mundo real       Foto: Warner Bros. Discovery/Mattel/Divulgação

 

Apesar de parecer uma história simples e até mesmo inocente, Greta Gerwig nos leva em uma narrativa onde a complexidade é a chave-mestra para que a sua mensagem seja entendida por completo. Sendo um dos maiores traços de seus filmes, o teor crítico-social e feminino de Gerwig também se faz presente em “Barbie”, porém de uma forma em que o espectador precisa realmente prestar atenção no que está sendo mostrado, pois não é somente o que está em cena que é a mensagem a ser passada e compreendida, mas também as informações, entonações e apontamentos contidos por traz dela e também em suas entrelinhas. Ao contrário do que estamos acostumados a ver no cinema, quando o diretor(a) pega o espectador pela mão e aponta com o dedo cada crítica que o seu trabalho está se propondo a trazer, da maneira mais fácil e óbvia possível, em “Barbie”, temos o oposto disso. A diretora coloca na tela a sua crítica de forma satírica, em que a verdadeira mensagem não é aquilo que está sendo dito, mas sim o seu aposto. Há momentos que Gerwig utiliza o bom e velho método já estabelecido, porém, o seu foco de compreensão está para além do estabelecido – ele está junto a quem está assistindo.

Definitivamente, “Barbie” é um longa que aposta na capacidade intelectual e de compreensão de seu espectador. Ele conta que a pessoa que o está assistindo também utilize dos próprios pensamentos, ideias e achismos para que a sua ideia principal seja atingida. Apesar de ser algo inovador, ousado e feito justamente para estreitar os laços com a pessoa do outro lado da tela, também é algo extremamente perigoso – basta ver as reações e comentários divergentes de homens e mulheres que assistiram ao filme. Diversas mulheres e homens compreenderam que a ‘Barbielândia’ é uma analogia ao nosso mundo “real” – esse em que nós humanos vivemos – onde os papéis sociais estão invertidos e é justamente com essa inversão que podemos perceber o quanto a nossa sociedade é desproporcional e desigual. Enquanto isso, outros homens (em sua maioria) e mulheres concluíram que o filme é apenas mais uma comprovação da narrativa – errônea – de que o feminismo é um ideal “anti-homem”, ou seja, é uma apologia a ideia de que homens devem ser calados, silenciados e diminuídos para que as mulheres sejam as novas dominadoras e controladoras do mundo. Essa realidade parece familiar, não? Pelo menos para nós, mulheres, é.

A mensagem de ‘Barbie’ é clara: uma comunidade, uma sociedade ou um mundo apenas será melhor, mais próspero e mais evoluído, em todos os seus aspectos, quando houver igualdade e equidade entre todos que vivem nele. Senão, tudo o que temos e todos os lugares que vivemos, estarão sempre à beira do colapso e do regresso.

 

                                      “Barbielândia”: um mundo onde as Barbies são tudo e os Kens são… apenas Kens                                     Foto: Warner Bros. Discovery/Mattel/Divulgação

Outra questão promovida pelo filme e que usa a Barbie e o Ken como exemplo é a diferença entre ser uma mulher e ser um homem. A masculinidade ou ser um Ken, no nosso mundo é exaltada, celebrada e incentivada, já na “Barbielândia”, ela é apenas ordinária, comum, sem relevância. Enquanto isso, a feminilidade ou ser uma Barbie nesse mesmo mundo é algo altamente celebrado, importante e com significado. Contudo, no mundo real, ela é apenas uma mulher e, como todas as outras meninas, jovens, adultas e idosas, ela é mais um alvo da misoginia, do machismo e do sexismo que regem e estão impregnados na nossa organização social.

Para muitas pessoas, esse e outros pontos abordados podem ser questões a serem pensadas, problematizadas e processadas dentro de si, pois talvez ainda não sejam diretamente e efetivamente afetadas por elas ou porque, até o momento, não chegaram ao ponto da vida onde elas passam a fazer parte do seu cotidiano. Agora, para aqueles – no caso, aquelas – que já vivenciaram e lidam com esses fatos e fatores, não há nada de impactante ver esse tipo de tratamento hostil que a Barbie sofre ao chegar no nosso mundo, pelo menos não a um nível de que tal situação seja um choque de realidade arrasador e questionador, como é para uma boa parte do público. Pelo contrário, elas apenas reconhecem a sua realidade através da boneca e isso leva a espectadora a dois caminhos diferentes: o de achar que o filme realmente opera com base na realidade, devido à simplicidade da sua abordagem do tema, ou o de achar que esse é mais um filme que propaga uma ideia de feminismo básico, com pouca profundidade ou recortes – tanto em comparação com as outras obras de Gerwig e de outras diretoras, quanto ao mundo real que Barbie está descobrindo e que também não é verdadeiramente preciso com a nossa realidade, mas essa é uma outra discussão.

Para além da história e de todas as suas nuances, “Barbie” é um colírio para os olhos tecnicamente falando. Estando o cinema em sua era de produções regadas a efeitos especiais e detalhes retocados por designers em seus megacomputadores e softwares avançados de computação gráfica, o filme de Robbie e Gerwig voltou às origens da indústria cinematográfica e utilizou de grandes construções e efeitos práticos para criar e tornar o mundo rosa da boneca o mais verossímil possível. Um exemplo disso é a construção da própria “Barbielândia” nos estúdios da Warner Bros. Discovery, onde todas as casas, carros, prédios, monumentos e fundos foram pintados à mão e montados para passar a sensação de que os atores estavam mesmo em um mundo real de plástico.

Outro fator admirável na produção são os figurinos, criados pela ganhadora do Oscar Jacqueline Durran. Com peças criados do zero e sob medida para os atores do filme, os looks da Barbie principal também contam com peças vindas direto dos arquivos da grife francesa Chanel, que, além de emprestar diversas roupas e acessórios de suas icônicas coleções dos anos 90, também fabricou vários modelos para que Robbie usasse em cena como a boneca. Feitos a partir da parceria entre Duran e Virginie Viard, a diretora criativa da marca, os figurinos reforçam maravilhosamente bem a identidade visual vintage escolhida por Gerwig para o filme.

 

             Todos os sets de “Barbie” foram construídos nos seus detalhes, estando menos dependentes da computação gráfica      Foto: Warner Bros. Discovery/Chanel/Mattel

 

As atuações de seus protagonistas também são outro ponto altamente positivo de “Barbie”. Margot Robbie definitivamente consegue parecer uma versão em tamanho real da boneca com emoções e reações humanas, sem perder a sua aura de brinquedo, especialmente quando ela saiu de seu mundo perfeito e vai de encontro com a realidade disfuncional e grosseira do novo lugar a ser explorado. Margot nos entrega em uma interpretação sensível e tocante que nos faz torcer por ela a cada novo passo que ela dá em direção à sua jornada de descobrimento. É através dela também que vemos como a vida feminina é uma rota em que há momentos de pura prosperidade e felicidade, que vem seguidos de acontecimentos negativos e angustiantes, mas que sempre prevalecem no final. Afinal, sem saber as alegrias do que é ser mulher, não teríamos escolhido lutar por um lugar melhor para nós, nossas semelhantes e nossos companheiros do sexo oposto.

Já Ryan Gosling traz uma nova perspectiva de quem é o Ken por meio de uma performance divertida e precisa ao demonstrar todas as fases que o boneco passa durante o filme. Partindo de alguém completamente devotado à Barbie, passa pelo momento em que descobre o que é ser homem em um mundo feito para pessoas com a sua aparência. Seu grande clímax é ao assumir uma persona de masculinidade tóxica e recreativa. Até chegar ao seu final, aceitando ser apenas o Ken e descobrindo quem é ele sem a Barbie. Gosling definitivamente entrega a sua atuação mais versátil em relação a tudo que fez anteriormente – mesmo sendo altamente irritante em certos momentos, mas culpamos o patriarcado, ou ‘Kendom’, por isso.

 

                    Os Kens durante o seu ápice de revolução: o surgimento do Kendom, o patriarcado versão Ken             Foto:Warner Bros. Discovery/Mattel/Divulgação

No fim da história, “Barbie” é uma produção surpreendente. Seu conceito, construção e narrativa não são nada do que já tenha sido teorizado desde o dia em que o seu lançamento foi anunciado, desde que os seus trailers foram divulgados e – muito menos – desde o momento em que o filme começa a rolar na sala do cinema.

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Academia de dança rio-grandina marca presença na 40ª edição do Festival de Dança de Joinville

Em 2023, o evento recebe 10.000 inscritos e 2.075 coreografias, com a expectativa de acolher 330.000 espectadores. A Art & Manhas é um dos grupos gaúchos participantes      

Por Marianna Bertoldi e Victória Silva      

Durante os dias 17 a 29 de julho, a cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, recebe centenas de bailarinos e visitantes para a 40ª edição do Festival de Dança de Joinville. As apresentações, mostras e workshops do festival são reunidos na arena Centreventos Cau Hansen. Brasileiros de todos os estados e, até mesmo, estrangeiros marcam presença no festival todos os anos. Nesta edição, o evento recebeu cerca de 10.000 inscritos e 2.075 coreografias. Cerca de 330.000 espectadores devem comparecer ao festival.  Entre os grupos participantes está a academia rio-grandina Art & Manhas.

 

Vista da plateia no Centreventos Cau Hansen      Foto: Mauro Artur Schlieck/Divulgação

Desde 1983, quando ocorreu pela primeira vez, o prestigioso festival convoca bailarinos, coreógrafos e admiradores da sexta arte na Capital Nacional da Dança para celebrar essa forma de expressão artística em seus diferentes estilos, do ballet clássico às danças contemporâneas e populares. Proporciona aos participantes e espectadores um intercâmbio de experiências, repleto de espetáculos e atividades didáticas.

O festival foi tão bem recebido pela comunidade artística e pelo público que, em 2005, foi alçado à maior festival de dança do mundo em razão do número de participantes pelo Guinness Book.  Corresponde ao título até hoje.

Mostra Competitiva, Festival Meia Ponta, Festival da Sapatilha e Festival 40+ são as competições disponíveis, nas quais os participantes podem mostrar suas habilidades. Além das categorias específicas, que premiam cada modalidade de dança e cada nível (Sênior ou Júnior, na Mostra Competitiva, por exemplo). Há uma premiação especial que reconhece os melhores bailarinos (feminino e masculino), coreógrafos, grupos e melhor apresentação, além do Prêmio Daniel Camargo, dado a um bailarino da categoria júnior. E o Prêmio Especial prestigia o trabalho de figurino, de concepção coreógrafa e de pesquisa.

 

1º lugar Petit Danse Grand Pas de Fleurs 2023         Foto: Divulgação/Festival de Dança de Joinville/Flickr

 

Além disso, o festival também reúne expositores na Feira da Sapatilha. No espaço cedido à feira, com cerca de 2.000 metros quadrados, são vendidos artigos de artesanato e de dança.   

Participação da Art & Manhas

Devido à relevância do tradicional festival, a preparação é intensa até o dia da apresentação, em busca de um troféu. Na cidade do Rio Grande, a Academia Art & Manhas, que já participou de outras edições do festival e trouxe premiações, também prepara seus artistas para a edição de 2023.

As jovens dançarinas, Mireli e Maria Eduarda, de 14 anos, fazem parte da academia há sete anos e participaram pela primeira vez do Festival de Dança Joinville. Ambas concorrem com duas coreografias intituladas “Reino das Tapitas”, na modalidade sapateado, e “Back to the Future”, na modalidade jazz. Em relação à preparação física para o evento, os ensaios acontecem quatro vezes na semana.

 

Parte da coreografia “Reino das Tapitas”             Foto: Arquivo Pessoal

 

“Temos ensaio de segunda a quinta, de uma hora a uma hora e meia cada”, comentou Maria Eduarda. Quando questionadas sobre qual a importância do festival para elas, Mireli e Maria Eduarda ressaltaram a vivência e experiências adquiridas.

“De todos os aprendizados que podíamos tirar de um grande evento como este, analisar as obras e aprender com os diversos conhecimentos e bagagem de cada um ali presente é incrível. Para mim o importante é assistir e prestigiar todos os bailarinos”, compartilhou Mireli. “Assistir tantas danças maravilhosas que passaram e vão se apresentar lá, acho que é algo muito maior do que um simples festival, é algo grande e mágico!”, ressalta Maria Eduarda.

 

Pose final da coreografia “Back to the future”                Foto: Arquivo Pessoal

 

Carolina Mattos, 19 anos, participou do evento em 2021 como bailarina da Art & Manhas. Para ela, “o festival é uma ótima oportunidade para bailarinos e todos interessados por dança”. Ao mesmo tempo em que os participantes podem ver e descobrir novos estilos, podem conversar com bailarinos e professores e fazer cursos com profissionais altamente qualificados de todo o País.

 

Carolina Mattos nas escadarias da sede do festival em outubro de 2021               Foto: Arquivo Pessoal

 

Carolina reconhece que o festival é uma forma de promover a união de artistas do País e permite o maior contato e acesso à arte. “É muito legal juntar estilos e pessoas diferentes em um mesmo lugar. Festivais como esse promovem a integração dos bailarinos e mostram que o País se importa com a arte. Valorizam o esforço de cada bailarino para chegar até lá, pois é necessário preparação, passar em uma seleção até chegar aos palcos de Joinville”.

 

Carolina Mattos dança desde os quatro anos de idade          Foto: Jhonny Acunha/Arquivo Pessoal

Para a jovem bailarina rio-grandina, a experiência foi algo inesquecível. “Ir ao Festival de Joinville foi muito diferente comparado aos outros festivais de dança que já fui, pois realmente é o maior do mundo”, afirma. “É muito lindo poder ver e dar oportunidade para as pessoas que não conhecem sobre dança poderem assistir ao festival, pois os ingressos são baratos e isso contribui para o acesso de todos”, conclui.

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Música e interatividade na 1ª Edição do ATL Praça Rock    

Bandas Gabardines e Groove Jane agitaram o Shopping Rio Grande     

Por Yan Freitas e Yasser Hassan       

 

A banda Gabardines celebra o rock gaúcho de raiz                  Fotos: Rádio Atlântida/Divulgação

 

No sábado, dia 22 de julho, o Praça Shopping Rio Grande recebeu o evento ATL Praça Rock, promovido pela Rádio Atlântida em comemoração ao mês do rock.

Muitos fãs do rock’n’roll compareceram ao evento, que teve como atrações as bandas Gabardines e Groove Jane, naturais de Rio Grande e com grande repercussão no cenário do rock gaúcho na Zona Sul do Estado. Com três horas de duração, o evento movimentou ainda mais o shopping, onde circularam mais de 13 mil pessoas naquele dia.

A raiz do rock gaúcho é a característica da Banda Gabardines. Por onde passa, o grupo leva grandes públicos em suas apresentações. O vocalista Paulinho é conhecido pela comunidade como um grande cantor e intérprete de palco, entregando grandes apresentações nos shows da banda. Os rio-grandinos aproveitaram mais uma grande apresentação da Gabardines.

O baterista Jean Quaresma comentou a importância do público: ‘’É emocionante a troca de energia, quem está presente faz a banda se transformar no palco, é sempre uma grande troca de energia!! Ficamos extremante gratos a todos que nos acompanham, nos seguem nas redes sociais, que elogiam e fazem o nosso trabalho ser reconhecido”.

Ele acrescenta a importância de o evento ser gratuito e aberto ao público geral: “A gratuidade é de suma importância. Muitas pessoas, amantes do rock ou de qualquer outro estilo musical, por vezes, não conseguem ter acesso a bares e restaurantes onde as bandas costumam se apresentar. Os eventos fazem com que eles tenham acesso às bandas que gostam. Assim, o rock na região se mantém firme e forte”.

 

O cantor e guitarrista Vagner Pedrotti lidera a Banda Groove Jane 

 

Os fãs de um bom rock nacional curtiram o show da Banda Groove Jane, comandado pelo cantor e guitarrista Vagner Pedrotti. Com sonoridades elétrica e acústica, a banda se destaca por ótimas apresentações, e no ATL Praça Rock não foi diferente, o público curtiu um ótimo show de rock.

‘’O público rio-grandino compareceu e transformou à tarde de sábado em um grande espetáculo, cheio de energia e interação, cantando durante todo o show. Para nós, da Groove Jane, foi um grande prazer participar do ATL praça Rock’’, comenta o cantor. 

O público curtiu grandes apresentações, interatividade, distribuição de presentes da Rádio Atlântida e com a oportunidade de fazer o bem. O Praça Shopping em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande continua com a campanha de arrecadação de agasalhos, alimentos, itens de higiene e cobertores para famílias que foram afetadas pelo ciclone que atingiu a Zona Sul do Estado entre os dias 12 e 13 de julho.

 

Vocalista Paulinho da banda Gabardines é reconhecido pelo público rio-grandino como um grande cantor e intérprete de palco

 

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“À Luz da Memória” celebra o patrimônio cultural de Pelotas e além

Por Fabiano Stéphano Roux Cordeiro Lautenschläger      

Projeto com apresentação audiovisual em fachadas históricas ocorreu também em Porto Alegre, Rio Grande e Bagé        

              Prédio icônico do Theatro Sete de Abril foi escolhido para receber projeções que descrevem a história                       Fotos: Divulgação

 

Pelotas, uma cidade rica em história, cultura e tradição, teve a oportunidade de vivenciar uma experiência única e envolvente através do projeto “À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência”, ocorrido nos dias 9 e 10 de julho de 2023. Esse projeto inovador, patrocinado pela CEEE Grupo Equatorial Energia, teve como objetivo promover a valorização do patrimônio histórico e cultural de Pelotas, assim como de outras três cidades gaúchas: Porto Alegre, Rio Grande e Bagé.

A iniciativa “À Luz da Memória” é um verdadeiro mergulho no passado, uma viagem através dos séculos para descobrir os momentos e símbolos que moldaram a identidade dessas localidades. Utilizando projeções mapeadas em prédios emblemáticos, o projeto transforma essas construções em verdadeiras telas vivas, contando histórias e transmitindo mensagens de maneira lúdica e informativa.

No caso de Pelotas, o prédio escolhido para receber as projeções foi o icônico Theatro Sete de Abril, um tesouro arquitetônico e cultural da cidade. Com mais de um século de existência, esse teatro é o mais antigo do Estado e desempenhou um papel fundamental na vida cultural da região. Segundo a prefeita Paula Mascarenhas, o projeto é de fundamental importância. “Conta um pouco da nossa história, do nosso patrimônio e fazem parte das comemorações dos 211 anos da nossa Princesa do Sul”, explicou.

As projeções mapeadas na fachada do Theatro Sete de Abril transportam o público através do tempo, revelando as fascinantes histórias e personagens que marcaram a trajetória de Pelotas. Através de imagens e efeitos visuais impressionantes, o público é levado a uma viagem pelos séculos, desde os tempos em que os indígenas habitavam essas terras alagadiças até a chegada dos europeus e o desenvolvimento da indústria do charque no século XIX.

O roteiro das projeções abrange diferentes aspectos da história e cultura de Pelotas. Além de destacar a importância do Theatro Sete de Abril como um símbolo da cidade, a narrativa aborda temas como a dura realidade da escravidão e a luta pela liberdade, o florescimento das expressões artísticas e a formação de uma identidade cultural única.

 

Prefeita Paula Mascarenhas destaca que projeto também comemora os 211 anos de Pelotas

 

Um dos momentos mais marcantes das projeções foi a homenagem aos famosos doces de Pelotas, reconhecidos como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Através de imagens vibrantes e cores vivas, as projeções retrataram a delicadeza e a riqueza dessas iguarias, celebrando a tradição gastronômica da cidade e seu legado na cultura local.

Para Maureen Cordeiro, uma das inúmeras pessoas presentes no evento, às imagens refletem a cultura pelotense. “É muito lindo ver a nossa história sendo contada através de imagens, ainda mais em um local tão icônico quanto o Theatro Sete de Abril”, disse.

O projeto “À Luz da Memória” vai além das projeções em si. Ele também busca envolver a comunidade local através de ações de Educação Patrimonial. Oficinas nos prédios relacionados ao projeto, murais colaborativos e exposições fazem parte das atividades desenvolvidas em parceria com a população, incentivando a apropriação cultural e cidadã.

Muito além de apenas imagens

Em Pelotas, por exemplo, foram realizadas oficinas no Instituto Hélio D’Angola, envolvendo crianças e pré-adolescentes. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu do Doce, onde puderam conhecer a história do famoso Doce de Pelotas e sua importância para a cultura local. Em seguida, eles participaram de uma oficina lúdica, utilizando desenhos e pinturas para criar mapas afetivos relacionados à Praça Coronel Pedro Osório, localizada no Centro Histórico da cidade. Essa atividade permitiu que os participantes expressassem suas conexões emocionais com o entorno.

Os produtos gerados por essas atividades de Educação Patrimonial, como os mapas afetivos, legendas e ingressos, foram selecionados e analisados pela equipe responsável e serviram como material para uma exposição “devolutiva”. Essa exposição foi apresentada, em formato de lambe-lambe, no tapume em frente ao Theatro Sete de Abril, durante os dias das projeções, permitindo que a comunidade apreciasse o resultado dessas ações educativas e se sentisse parte integrante do projeto.  A proponente e uma das produtoras executivas do projeto, Simone Neutzling, explica: “Acreditamos que essa união entre a tecnologia e o antigo, por meio da experiência virtual, contribui à fruição da obra concreta, atraindo públicos que, de outra forma, não se interessariam pelo tema da preservação. A intervenção efêmera instiga a percepção do bem de forma diferente, transmitindo informações de maneira poética e lúdica a um público diverso”, afirmou em entrevista ao Jornal do Comércio.

“À Luz da Memória” representa muito mais do que um simples espetáculo de projeções. É uma celebração do patrimônio cultural e da identidade das cidades gaúchas. Por meio dessa iniciativa, o projeto busca fortalecer os laços entre as gerações, valorizar as heranças do passado e inspirar as comunidades a se conectarem com suas raízes.

A cidade de Pelotas, com sua rica história e seu patrimônio cultural diversificado, foi um dos cenários perfeitos para o projeto “À Luz da Memória”. Essa iniciativa oferece à comunidade a oportunidade de desvendar as histórias fascinantes relacionadas ao Theatro Sete de Abril e à cultura da cidade. É uma experiência imersiva que conecta diferentes tempos e culturas, valorizando as memórias compartilhadas e as contribuições das gerações passadas.

O projeto “À Luz da Memória” continuará a iluminar e encantar as cidades gaúchas, promovendo um mergulho na história e na cultura dessas localidades. Pelotas, com sua riqueza cultural e seu público acolhedor, é uma das paradas mais especiais desse percurso. Foi um momento para todos se juntarem e apreciarem essa celebração do patrimônio cultural que nos conecta e nos define como comunidade.

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Inscrições abertas para Festival da Fronteira que faz homenagem à Leona Cavalli

Evento acontece na cidade de Bagé de 29 de novembro a 3 de dezembro e convida participação de filmes curtas e longas

 Atriz Leona Cavalli nasceu em Rosário do Sul e tem longa carreira no teatro, cinema e TV        Foto: Jonathan Giuliani/Divulgação

 

Estão abertas as inscrições para o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Há dois prazos. Filmes curtas e longas de qualquer nacionalidade podem ser inscritos até 15 de outubro de 2023. Já os curtas gaúchas podem ser registrados até 1º de novembro, na plataforma FilmFreeway. O festival acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em Bagé com o tema Patrimônio Histórico & Sustentabilidade. Neste ano, as homenageadas são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda.

Com a exibição de curtas e longas-metragens, o evento oferece um espaço para a produção audiovisual e atividades de formação. Esta edição específica busca debater alternativas para o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul, com a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o turismo cultural, e as rotas gastronômicas ligadas ao pampa gaúcho. A democratização do acesso à produção audiovisual é o principal foco deste evento com entrada franca.

O diretor artístico Zeca Brito destaca que “em 2023, o Festival retoma seu mercado, interrompido pela pandemia”. Promete um encontro de grandes players da indústria com talentos e seus projetos em desenvolvimento, reunindo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. O secretário de Cultura de Bagé em exercício, Elison Soares, destaca a importância do evento para a realidade da região: “o Festival de Cinema da Fronteira chega a mais uma edição contando com o apoio do município. O audiovisual é um vetor de desenvolvimento e o Festival tem um importante papel por apresentar e premiar os talentos locais”.

Inscrições

A Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens (qualquer nacionalidade) aceita filmes com duração máxima de 15 minutos. A Competitiva Regional (para o RS, com 50% reservada a produções da fronteira Brasil-Uruguai) e Competitiva de Animação (qualquer nacionalidade) recebe títulos de até 20 minutos. A Competitiva Internacional de Longas recebe filmes com duração mínima de 50 minutos, realizados em áreas de fronteira nacional, cultura Ibero-americana, ou em países de língua portuguesa. Roger Lerina e Jonas Chadarevian dividem a curadoria de longas, enquanto Marizele Garcia, Frederico Ruas e José Eduardo Camargo fazem a seleção de curtas.

Homenageadas

Natural de Rosário do Sul, na faixa de fronteira, a atriz Leona Cavalli vem a Bagé para receber o troféu São Sebastião e apresentar alguns filmes em que trabalhou. Atualmente, a atriz está em cartaz na novela “Terra e Paixão”, na Rede Globo; e na série “O Rei da TV”, no Star Plus. Leona tem uma longa carreira no teatro, cinema e televisão. No cinema, ela foi  aclamada pelas suas performances nos filmes “Um Céu de Estrelas” (1996), “Amarelo Manga” (2002), “Carandiru” (2003) e “Contra Todos” (2004).

O evento também traz à cidade, Carla Esmeralda, co-criadora e produtora do RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, que recebe o troféu em nome do Sur Frontera, o mercado audiovisual do Festival.

 

        Trabalho de produção de Carla Esmeralda terá devido reconhecimento               Foto: Divulgação

 

O Festival conta com a promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, produção da Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes, com apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). É viabilizado através do financiamento Pró-Cultura LIC/RS.

Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Quando: 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em Bagé (RS)

Inscrições: Curtas e longas podem ser inscritos até 15/10/23, exceto curtas gaúchas que podem ser registrados até 01/11/23;

Regulamento: filmfreeway.com/FestivalInternacionaldeCinemadaFronteira

Instagram: @festivaldafronteira

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Projeto InterPeriferias propõe integração dos esportes e cultura

Neste sábado está sendo promovida uma roda de samba na Associação dos Sargentos      

 

Grupo Pelo Telefone traz um repertório com vários sucessos da música popular brasileira                 Foto: YouTube

 

O projeto InterPeriferias propõe uma visão renovada da prática de futebol e insere as atividades esportivas em um contexto cultural mais amplo. Neste sábado, dia 24 de junho, promove uma roda de samba com o Grupo Pelo Telefone, reunindo quem gosta de futebol e samba. No repertório do show, estão sucessos como os de Bruno & Marrone, Fagner, Raça Negra, Diogo Nogueira e Caetano Veloso. A apresentação será a partir das 21h, na Associação dos Sargentos/Sub Tenentes/Tenentes da Brigada Militar (avenida Domingos de Almeida, 1489, bairro Areal, em Pelotas). Os ingressos custam 20 reais.

Participam do Projeto de Extensão InterPeriferias do Futebol atletas amadores interessados na prática futebolística em uma formação esportiva e cultural. A ideia é ampliar as possibilidades de jogar e refletir sobre o futebol enquanto um fenômeno mais amplo, com repercussão no campo esportivo, econômico, social, político e cultural. A atual coordenação é do professor Fábio Machado Pinto, da Escola Superior de Educação Física da UFPel.

Dos dias 15 a 19 de julho, em Florianópolis, o projeto integra o II Encontro Internacional sobre Esporte, Cultura e Formação: Interperiferias do Futebol, o X Intercâmbio Internacional Esportivo, Artístico e Cultural Interperiferias do Futebol e o III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul. Participam o Instituto Superior de Educacion Fisica da Universidad de La Republica Uruguay (UDELAR), a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os três eventos vão contar com atividades cientificas e culturais: mesa-redonda e lançamento de livros, reuniões interinstitucionais entre grupos de pesquisa, oficinas de práticas corporais, festival de futebol e atividades culturais e artísticas. O objetivo é promover a sociabilidade e a reflexão sobre as questões sociais, culturais e esportivas relacionadas ao futebol profissional e comunitário, além de estreitar as relações entre as instituições e os grupos de pesquisa. Assim, visam contribuir para a formação de profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, assim como da comunidade local.

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