FAEM/UFPel AGROMETEOROLOGIA
Início do conteúdo
Movimento aparente do Sol

#Animações Interativas sobre o movimento aparente do Sol

A animação interativa abaixo mostra a variação do comprimento do dia em horas (Number of Daylight Hours) ao longo do ano para a latitude escolhida (em graus). Note que no Hemistério Norte (HN) o sinal é positivo e no Hemisfério Sul (HS) é negativo.

Aproveite para verificar a variação da duração do comprimento do dia em diferentes dias do ano e para diferentes latitudes.

ATENÇÃO: esta animação foi desenvolvida no HN, assim a nomenclatura dos equinócios e solstícios é invertida, como foi discutido em aula. Deste modo, o Solstício de verão no HS corresponde ao ‘winter solstice’ e o Solstício de inverno no HS corresponde ao ‘summer solstice’. Da mesma forma, o equinócio de primavera no HS equivale ao ‘autumnal equinox’ e o equinócio de outono no HS corresponde ao ‘vernal equinox’.

Nesta outra animação interativa é possível obervar as relações Terra-Sol ao longo de um ano, demonstrando como as estações ocorrem. Este simulador permite a escolha latitude do observador clicando e deslocando o observador sobre a ilustração do globo.
Aproveite para simular para diferentes situações: colocando o observador na linha do equador, trópicos de Capricórnio e de câncer, nos circulos polares, latitude aproximada de Pelotas (-31º) e/ou qualquer outra latitude de interesse.

 

 

Créditos das animações: http://astro.unl.edu/

 

#Movimento aparente do Sol (Vídeo)

Vídeo sobre a influência do movimento de translação da Terra e da inclinação do eixo terrestre na ocorrência de estações do ano. Relaciona a inclinação dos raios solares e o trajeto dos mesmos na atmosfera terrestre com as estações do ano e analisa a posição da Terra face ao Sol nos dias de Solstício e de Equinócio.

Créditos do vídeo: http://www.casadasciencias.org/