FAEM/UFPel AGROMETEOROLOGIA
Início do conteúdo
Bioclimatologia vegetal [Graduação em Agronomia – optativa]

BIOCLIMATOLOGIA VEGETAL  (Disciplina optativa do curso de Agronomia-FAEM-UFPel)

Professores:

Edgar Ricardo Schöffel

Roberto Trentin

Ementa: Condicionantes agrometeorológicos da produtividade. Índices bioclimáticos. Eventos adversos e minimização dos seus efeitos. Cultivos em ambiente Protegido. Zoneamento Agrícola.

Objetivos gerais:Proporcionar aos alunos meios para compreender e caracterizar os fenômenos que atuam na formação do tempo e clima. Compreender como as variáreis meteorológicas afetam o crescimento e o desenvolvimento vegetal em ambientes naturais e protegidos e inter-relacioná-los com as atividades agrícolas. 

Carga Horária: 2-0-2

Programa: Unidade I. Condicionantes agrometeorológicos da produtividade: Disponibilidade hídrica; Temperatura; Radiação solar. Estimativa da Produtividade Potencial; Estimativa da Produtividade Real; Sistemas de Previsão de Safra; Unidade II. Índices bioclimáticos: Graus-dia, Horas de Frio, Fotoperiodismo, Evapotranspiração; Unidade III. Eventos adversos e minimização dos seus efeitos: Geada; Chuva Excessiva; Granizo; Seca e veranico; Vento Intenso; Unidade IV. Cultivos em ambiente Protegido: Micrometeorologia do ambiente protegido; Potencial de utilização de ambientes protegidos para produção vegetal; Unidade V. Zoneamento Agrícola: Zoneamento Agrícola no Brasil; Zoneamento Agrícola de Aptidão Climática; Zoneamento Agrícola de Risco Climático; Impacto das Mudanças Climáticas no Zoneamento Agrícola Brasileiro.

Critérios de avaliação: Ao final do semestre vigente será calculada a média final considerando-se os pesos: Provas escritas (peso 0,5), Trabalhos (peso 0,2) e seminários (peso 0,3).

1ª Prova escrita: 15 de maio de 2020
2ª Prova escrita: 03 de julho de 2010

Avaliação de segunda chamada: 10 de julho de 2020

Exame:17 de julho de 2020