FAEM/UFPel AGROMETEOROLOGIA
Início do conteúdo
Disciplinas da Pós-graduação

ADVERSIDADES CLIMÁTICAS NA AGRICULTURA (Ofertada no PPG SPAF no 2º semestre letivo)

código: 218165 | carga horária: 4-0-0 | II semestre

Regente: Edgar Ricardo Schöffel

Colaborador: Roberto Trentin

Ementa:
Fundamentos sobre a formação, previsão e determinação dos fenômenos climáticos adversos: temperaturas extremas, déficit hídrico, chuvas excessivas, granizo e vento. Medidas para controle ou combate das adversidades climáticas. Influência das adversidades climáticas na produção das principais espécies cultivadas.

 


AGROMETEOROLOGIA (Ofertada no PPG SPAF no 1º semestre letivo)

código: 218065 | carga horária: 4-0-0 | I semestre

Regente: Edgar Ricardo Schöffel

Colaborador: Roberto Trentin

Ementa:
Caracterização da radiação solar, interceptação e uso pelas culturas. Balanço de energia. Modificações térmicas do solo. Exigências térmicas das culturas. Consumo de água. Balanço hídrico. Elementos climáticos adversos (geada, precipitações excessivas …). Caracterização agroclimática de ambientes protegidos.

ECOLOGIA AGRÍCOLA (Ofertada no PPG SPAF no 2º semestre letivo)

código: D001031 | carga horária: 4-0-0 | II semestre

Regente: Roberto Trentin

Colaborador: Edgar Ricardo Schöffel

Ementa:
Conceitos e fundamentos básicos de ecologia. Ecologia aplicada às espécies vegetais. Fatores ecológicos que afetam o crescimento e desenvolvimento dos vegetais e a produtividade das culturas agrícolas. Avaliação do crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas.  Zoneamento agrícola e sua utilização no planejamento das atividades agrícolas.


Fenologia de culturas anuais e perenes (Ofertada no PPG SPAF no 1º semestre letivo)

código: 218080 | carga horária: 4-0-0 | I semestre

Regente: Roberto Trentin

Colaborador: Edgar Ricardo Schöffel

Ementa:
Entender os principais conceitos envolvidos em estudos do desenvolvimento vegetal. Apresentação das escalas de desenvolvimento das principais culturas agrícolas anuais e perenes. Descrição e análise dos critérios utilizados em cada escala de desenvolvimento e estudo dos principais fatores ecológicos que governam a taxa de desenvolvimento em cada fase do ciclo de desenvolvimento. Estudo de modelos matemáticos que podem ser empregados na simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento e da taxa de emissão de folhas.