PPG EM EDUCAÇÃO FÍSICA tem sua primeira defesa de doutorado

Nesta segunda feira, 20 de fevereiro de 2017, às 9:00h da manhã aconteceu a defesa pública da primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, curso que teve seu início em 2014, sob atual coordenação do Prof. Dr. Marcelo Cozzensa da Silva.

Com a banca composta pelos professores doutores Fabrício Boscolo Del Vecchio (orientador), Eraldo dos Santos Pinheiro, Eduardo Merino, Bráulio Branco e Bianca Miarka, o candidato Victor Silveira Coswig defendeu a tese intitulada “Aptidão física prediz o perfil técnico-tático e de tempo-movimento em combates simulados de Judô e Jiu-Jitsu brasileiro”. O estudo, pioneiro e multicêntrico, além de comparar atletas das duas modalidades segundo variáveis metabólicas e neuromusculares, também testou a validação de aplicativo para análise notacional em aplicativos móveis. Com informações sobre a aptidão física e análise do perfil em luta, após cruzamento dos dados, constatou-se que condicionamento físico superior pode explicar maior tempo em ações de alta intensidade nos combates e melhor efetividade na aplicação dos golpes.
O Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio, que já esteve entre os 10 pesquisadores mais produtivos em Judô no mundo, afirma que estes dados abrem possibilidades para diversos estudos pioneiros, e que a compreensão de como a aptidão física determina o desempenho em combate pode contribuir para elaboração de programas de treinamento mais específicos e eficientes com vistas ao sucesso competitivo.

Publicado em 21/02/2017, na categoria Notícias.