Início do conteúdo

Hydrological Sciences Journal publica artigo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre sub-bacia da Mirim-São Gonçalo

O arroio Fragata, importante curso d’água integrante da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo – região sul do Rio Grande do Sul – recebeu destaque em artigo científico recentemente publicado (v. 61, n. 14, p. 2567-2578) no Hydrological Sciences Journal, intitulado “Potential of the LASH model for water resources management in data-scarce basins: a case study of the Fragata River basin, southern Brazil”, de autoria dos professores Samuel Beskow, Luis Carlos Timm e Vitor Emanuel Quevedo Tavares, e dos pós-graduandos Tamara Leitzke Caldeira e Leandro Sanzi Aquino, os quais são integrantes do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq.

O objetivo deste artigo científico foi avaliar o potencial do modelo hidrológico Lavras Simulation of Hydrology (LASH), tomando como referência a bacia hidrográfica do arroio Fragata, visando à estimativa de vazões diárias, de indicadores anuais de vazões, da curva de permanência e de diferentes componentes do escoamento, bem como à análise da consistência deles em relação às características fisiográficas da bacia. Os resultados encontrados neste estudo são promissores e indicam que o modelo hidrológico LASH tem potencial para auxiliar profissionais da área de gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas com escassez de dados e em condições similares à analisada, principalmente no que concerne ao solo e ao uso do solo.

O modelo hidrológico LASH tem sido aplicado com sucesso em bacias hidrográficas nas regiões sudeste e norte do Brasil, conforme relatado em diversos estudos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais especializados. Entretanto, este estudo é inédito, pois é a primeira avaliação do modelo LASH para condições de bacias hidrográficas no sul do Brasil.

O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq tem trabalhado no desenvolvimento da terceira versão do modelo LASH, já tendo dois de seus módulos (ArLASH e SYHDA) com registros concedidos de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estas atividades têm sido possibilitadas em virtude de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (Edital MCTI/CNPq Nº 14/2013) e FAPERGS (Editais PqG/FAPERGS Nº 001/2013 e PRONEM/FAPERGS Nº 11/2014), bem como de orientações concluídas e em andamento de alunos de iniciação científica e tecnológica, de mestrado e de doutorado. Diversos outros cursos d’água têm sido contemplados pelo Grupo de Pesquisa no tocante ao modelo LASH e também a outras pesquisas científicas em recursos hídricos, tendo como foco a bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo.

O Hydrological Sciences Journal, editorado pela Taylor & Francis, é um importante periódico internacional da área de hidrologia (Qualis A1 na área de Engenharias I). Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.

Publicado em 05/10/2016, na categoria Notícias.