Os alunos que não solicitaram matrícula no período atual, 2023/1 , têm até o dia 05 de julho, próxima quarta-feira, para solicitar o trancamento geral de matrícula, via sistema acadêmico Cobalto, e não perder sua matrícula por abandono de curso.
No dia 1º de junho ocorrem as homologações pela CRA das matrículas solicitadas on line. Até o final do dia será possível consultar a matrícula para conferir se sua solicitação foi atendida.
♦ Caso haja necessidade de correção na matrícula, essa deve ser solicitada pelo cobalto no período de 02 a 04 de junho (Aluno – cadastro – correção de matrícula).
♦ É possível solicitar exclusão e inclusão de disciplinas.
♦ Todas as solicitações de exclusão são aceitas e homologadas, lembrando que o mínimo de créditos por semestre são 8.
♦ Para as solicitações de inclusão são conferidos os pré-requisitos para homologação, embora o sistema aceite a “solicitação” sem o pré-requisito.
♦ Casos específicos, dúvidas ou qualquer outro esclarecimento de alguma situação devem ser enviados para o email do curso para que possamos resolver a situação.
♦O número de vagas disponíveis nas disciplinas pode ser consultado no site institucional –> Curso de Zootecnia –> Turmas ofertadas.
♦ Alunos repetentes de cálculo que queiram solicitar novamente a disciplina no horário da zootecnia a turma é a T8, uma vez que na T5 (mesmo horário) estamos matriculando os ingressantes. Aqueles que precisam de outro horário para cálculo podem consultar no site institucional quais os horários das turmas de outros cursos e quantas vagas possuem, ou ainda entrar em contato com o colegiado em que tem o horário para verificar a possibilidade de matrícula, a qual deve ser solicitada na matrícula especial (se for em outro curso).
♦ Alunos que não conseguiram vaga em disciplinas que possuem duas turmas podem verificar se há vagas na outra turma (são exemplos as disciplinas de Higiene e profilaxia, Parasitologia dos animais domésticos e Microbiologia e imunologia animal) e então solicitar matrícula na correção.
♦ A homologação das solicitações de correção ocorrerá no período de 05 a 07 de junho, pela ordem do índice de matrícula aplicado pelo sistema (não pela ordem de horário da solicitação).
♦ O prazo da solicitação on line encerra amanhã, 31 de maio;
♦ As disciplinas do primeiro semestre não abrem para solicitação nessa etapa. Devem ser solicitadas no período da “correção de matrícula”, que é 02 a 04 de junho;
♦ A turma de cálculo para repetentes e ingressantes do edital reingresso, reopção, portador de títulos é a T8;
♦ Em disciplinas com mais de uma turma, no caso de o aluno não conseguir vaga na T1, por exemplo, pode solicitar na T2 na correção;
♦ Qualquer problema em solicitar a matrícula entre em contato com o curso pelo email: ufpelzootecnia@gmail.com ;
♦ Alunos que não conseguem efetuar a matrícula por débito de documentos devem enviar o documento faltante ou solicitar mais prazo à CRA através do link de atendimento: https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/ Área: “graduação”, tópico: “solicitação e envio de documentos CRA”;
♦ Alunos que não forem cursar nenhuma disciplina esse semestre devem solicitar o trancamento geral pelo cobalto para não entrarem em abandono de curso;
25 de maio: último dia para enviar a solicitação de quebra de pré-requisito para o próximo semestre
Enviar o formulário preenchido e com a justificativa para o email ufpelzootecnia@gmail.com
29 a 31 de maio: Solicitação de matrícula on line (Cobalto)
01 de junho: Consulta à solicitação de matrícula on line (Cobalto)
02 a 04 de junho: Solicitação de correção de matrícula (Cobalto)
02 a 04 de junho: Matrícula para ingressantes por reopção, reingresso, transferência, retomada de estudos e portador de título
Através do menu “correção de matrícula” no cobalto.
07 de junho: Fim do período de homologação das solicitações de correção pelo colegiado.
09 a 12 de junho: Solicitação de matrícula especial (Cobalto)
14 de junho: Homologação final das solicitações de matrícula especial
De hoje até o dia 20 de abril está aberto o período de solicitação de aproveitamentos de disciplinas.
Para solicitar, deve ser enviado para o email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com o formulário de solicitação preenchido (Formulário-Aproveitamento graduação ), acompanhado dos demais documentos de comprovação de realização da disciplina: histórico e conteúdo programático (o conteúdo deve ser enviado quando a disciplina cursada for de outra universidade).
Todos os documentos devem estar em pdf.
Lembrando que, para disciplinas cursadas em outro curso para dispensa de disciplina obrigatória no curso de zootecnia, deve ser solicitado o aproveitamento sempre que o código for diferente, ainda que o nome da disciplina seja o mesmo, ou o mesmo professor.
Solicitações enviadas fora do prazo ou faltando documento não serão consideradas.
A partir do semestre 2022/2 as solicitações de segunda chamada de provas e avaliações devem ser realizadas através do Sistema Acadêmico Cobalto.
O caminho para solicitar é: “Aluno – Cadastros – Solicitação de 2ª chamada”, onde deve ser aberta uma nova solicitação, ser preenchido completamente o formulário e anexado o atestado no formato pdf.
O prazo para solicitação é de 72 horas a partir da data da avaliação perdida.
Esse sistema não é destinado para atestados a título de justificativa de faltas apenas. Nesse caso, o aluno pode entregar sua justificativa de falta diretamente ao professor.
De hoje até o dia 11 de novembro está aberto o período de solicitação de aproveitamentos de disciplinas.
Para solicitar, deve ser enviado para o email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com o formulário de solicitação preenchido (Formulário-Aproveitamento graduação ), acompanhado dos demais documentos de comprovação de realização da disciplina: histórico e conteúdo programático (o conteúdo deve ser enviado quando a disciplina cursada for de outra universidade).
Todos os documentos devem estar em pdf.
Lembrando que, para disciplinas cursadas em outro curso para dispensa de disciplina obrigatória no curso de zootecnia, deve ser solicitado o aproveitamento sempre que o código for diferente, ainda que o nome da disciplina seja o mesmo, ou o mesmo professor.
Solicitações enviadas fora do prazo ou faltando documento não serão consideradas.