Aproveitamento de disciplinas

Tendo em vista o encerramento do período letivo 2023/2, é oportuno falar sobre aproveitamento de disciplinas.

Temos dois casos a considerar:

1) Disciplinas opcionais ou obrigatórias de outros cursos realizadas para cumprir a Formação Livre não precisam ter aproveitamento solicitado, são consideradas automaticamente.

Lembrando que a exigência em disciplinas de Formação livre é 170 horas, que devem ser totalizadas antes do Estágio final.

2) Disciplinas realizadas em outros cursos para dispensa de disciplina obrigatória no curso de zootecnia: se a disciplina tiver o mesmo código da disciplina da zootecnia não é necessário solicitar aproveitamento; se a disciplina tem código diferente é necessário solicitar o aproveitamento para obter a dispensa da disciplina obrigatória equivalente no curso de zootecnia.

Como solicitar o aproveitamento:

O aproveitamento deve ser solicitado no Cobalto no menu: “Aluno – cadastro – solicitação de aproveitamento de estudos”.

Essa solicitação tem demanda contínua, ou seja, não existe mais apenas um período específico no semestre para fazer a solicitação.

Importante! Quem têm disciplinas cursadas em outro curso para uso como dispensa de obrigatória, precisa solicitar o aproveitamento antes da abertura da solicitação de matrícula on line (1º de abril) para já ter liberado o pré-requisito para a próxima disciplina e assim poder solicitá-la normalmente.

Outra situação: Alunos que tenham disciplinas cursadas em outra faculdade ou curso anteriormente ao seu ingresso no curso de zootecnia podem solicitar aproveitamento de todas as disciplinas que sejam equivalentes às da zootecnia. Lembrando que a disciplina é considerada equivalente quando possui pelo menos 75% da carga horária e do conteúdo da disciplina a ser dispensada.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com

Publicado em 25/03/2024, na categoria Notícias.