No espaço “Os sentidos” pode-se trabalhar com o aluno o os diferentes sentidos, especialmente o tato, a visão e a audição.

Material necessário

– Caixa de papelão

– Bandeja

– Lata de refrigerante

– Garrafa pet de 500 mL transparente

 

Procedimento

Para realização da atividade, deve-se fazer dois furos em uma caixa de papelão, de modo que as mãos do estudante possa passar. Dentro desta caixa coloca-se uma bandeja com a areia para que o aluno possa senti-la com as mãos, ao manuseá-la. Junto à caixa de papelão é colocada uma lata de refrigerante com areia do mesmo tamanho daquela colocada dentro da caixa de papelão. Uma garrafa pet transparente de 500 mL preenchida com a areia de mesmo tamanho também é disposta juntamente.

Esse procedimento pode ser feito com areias de diferentes tamanhos como areia muito grossa (diâmetro entre 2 a 1 mm), areia grossa (diâmetro entre 1 a 0,5 mm), areia média (diâmetro entre 0,5 a 0,25 mm), areia fina (diâmetro entre (0,25 a 0,125 mm) e areia muito fina (diâmetro entre 0,125 a 0,05 mm).

Para cada tamanho de areia o aluno primeiramente irá senti-la através do tato, manuseando-a dentro da caixa de papelão, em seguida, ele poderá manusear a lata de alumínio preenchida com a areia e escutar o som do atrito da areia com a lata, e em seguida ele poderá observar a areia na garrafa pet transparente. Fazendo isso com as areias de diferentes tamanhos, o estudante poderá associar o tato, a audição e a visão.

Pode-se ainda tentar trabalhar com as mãos a diferentes areias, buscando moldá-la de modo a sentir a dificuldade de trabalhar com os diferentes tamanhos de areia.

Esta atividade visa estimular no estudante os diferentes sentidos, especialmente o tato, a visão e a audição, a partir de diferentes tamanhos de grãos de areia. Pode-se discutir a sensação ao tocar as areias de diferentes tamanhos, questões como plasticidade, pegajosidade e aspereza da areia poderá ser sentido. Assim como origem das areias e suas características físicas, químicas e mineralógicas.