A extensão universitária nos 50 anos da UFPel

Publicado o livro “A extensão universitária nos 50 anos da UFPel”. O “Espaço Solo e Água” apresenta um capítulo “Atividades lúdicas no ensino de solos e no desenvolvimento de habilidades” (páginas 767-780) nesta obra.

Para acessar o livro: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5671

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em A extensão universitária nos 50 anos da UFPel

Sociedade Brasileira de Ciência do Solo lança livro com iniciativas de educação em solos no Brasil

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo lançou um livro com iniciativas de educação em solos no Brasil.

O livro reúne 78 atividades,  organizadas por regiões do país, que foram cadastradas pelos respectivos coordenadores, no “Banco de Dados Nacional de Iniciativas de Educação em Solos” (https://bit.ly/33PBibl).

Dentre as iniciativas está o “Espaço Solo e Água” da Universidade Federal de Pelotas.

Para acessar a publicação, acesse o link: https://www.sbcs.org.br/wp-content/themes/b4st-child/files/iniciativasdeeducacaoemsolosnobrasil.pdf

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Sociedade Brasileira de Ciência do Solo lança livro com iniciativas de educação em solos no Brasil

I Mostra Fotográfica

Em comemoração aos 10 anos do curso de Engenharia Hídrica da UFPel, no período de 19 a 22 de novembro ficarão expostas no curso de Engenharia Hídrica, como parte da “I Mostra Fotográfica” organizada pelo “Espaço Solo e Água”, as imagens enviadas para o Concurso Fotográfico.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em I Mostra Fotográfica

CONCURSO FOTOGRÁFICO-INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Informação complementar sobre o concurso fotográfico: Concurso fotográfico-informação complementar

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em CONCURSO FOTOGRÁFICO-INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

CONCURSO SOBRE O USO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Em comemoração aos 10 anos do curso de Engenharia Hídrica da UFPel, a disciplina de Gestão de Resíduos (código 22000158) do curso de Engenharia Hídrica divulga o concurso sobre o uso de resíduos sólidos.

As propostas poderão ser inscritas no período de 27 de setembro a 15 de novembro de 2019.

Maiores informações aqui: Concurso sobre o uso de resíduos sólidos

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em CONCURSO SOBRE O USO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Em comemoração aos 10 anos do curso de Engenharia Hídrica da UFPel, o “Espaço Solo e Água” divulga seu concurso fotográfico para os alunos do Curso de Engenharia Hídrica da UFPel.

O período de inscrições compreenderá 27 de setembro a 15 de novembro de 2019.

Maiores informações aqui: Concurso fotográfico

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em CONCURSO FOTOGRÁFICO

Reconhecimento como uma iniciativa de divulgação da Ciência do Solo no Brasil

Este espaço foi reconhecido como uma das trinta iniciativas de divulgação da Ciência do Solo no Brasil. Este reconhecimento foi publicado no Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v.39, n.2, de agosto 2014. (link)

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Reconhecimento como uma iniciativa de divulgação da Ciência do Solo no Brasil

FAO lança portal sobre solos

Para acessar  o portal, clique: http://www.fao.org/soils-portal/en/

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em FAO lança portal sobre solos

2015: O ano oficial do solo

A 68ª Seção do II Comitê da ONU aprovou as resoluções da FAO (4/2013 e 5/2013) que estabelecem, oficialmente, o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo e o ano de 2015 como Ano Oficial do Solo.

Clique no documento para ver a resolução: Dia mundial do solo 05.12.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em 2015: O ano oficial do solo

15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

 O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Este dia foi instituído pela Lei 7.876 em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar à perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, causando assoreamento e contaminação dos recursos hídricos; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada à questões ambientais, sociais e econômicas.

Estudos têm estimado os danos da erosão em 44 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e 38 bilhões de euros na União Européia.

Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água, e é imprescindível para a existência humana e desenvolvimento sustentável.

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, o “Espaço Solo e Água” elaborou um vídeo para mostrar a importância da data.

Para acessá-lo, clique aqui: Dia nacional da conservação do solo

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em 15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo