Apresentações/Animações
Infiltração e retenção de água no solo
Material didático para demonstrar a retenção e a infiltração de água no solo foi elaborado pelo “Espaço Solo e Água”, utilizando garrafas PET como principal material para montagem do experimento. (Confira o material)
Erosão do solo
Parcelas de perda de solo foram elaboradas pelo “Espaço Solo e Água” com o objetivo de demonstrar as fases da erosão (impacto, desagregação, transporte e deposição) e a importância da cobertura vegetal na redução da erosão e aumento da infiltração de água no solo. As maquetes foram elaboradas com material de baixo custo, necessitando apenas jardineiras de plástico, mangueira de plástico transparente e cascalhos e areia ou solo. (Confira as parcelas)
Ciclo hidrológico
Maquetes didáticas elaboradas pelo “Espaço Solo e Água” com o objetivo de demonstrar parte do ciclo hidrológico em uma bacia hidrográfica, especialmente para tratar das questões de cobertura vegetal e técnicas de conservação do solo e da água. As maquetes foram elaboradas com material de baixo custo como isopor, caixa de leite tipo tetra pak e tinta de tecido. (Confira as maquetes)
Formação das rochas
Esta apresentação mostra de forma breve e simplificada como ocorre a formação das rochas. (Confira a apresentação)
Formação do solo
Esta apresentação mostra de forma breve e simplificada como ocorre a formação do solo. (Confira a apresentação)
Adsorção e troca de íons
Esta apresentação mostra como ocorre a adsorção de a troca de íons da solução do solo com os coloides minerais. (Confira a apresentação)
Movimento da água no solo
Esta apresentação mostra como ocorre o movimento da água no solo, a influência do potencial hídrico nesse movimento. (Confira a apresentação)
Compactação do solo
Esta apresentação mostra como ocorre o processo de compactação do solo, a influência da umidade do solo e da textura nesse processo. (Confira a apresentação)
Conservação do solo e da água
Esta apresentação mostra a importância das práticas de conservação do solo e da água. (Confira a apresentação)
Os resíduos sólidos e o solo
Esta apresentação mostra de que forma podemos contribuir para um melhor uso dos resíduos sólidos e contribuir para melhorar os solos. (Confira a apresentação)
15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo
O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.
Este dia foi instituído pela Lei 7.876 em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.
Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar à perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, causando assoreamento e contaminação dos recursos hídricos; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada à questões ambientais, sociais e econômicas.
Estudos têm estimado os danos da erosão em 44 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e 38 bilhões de euros na União Europeia.
Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água, e é imprescindível para a existência humana e desenvolvimento sustentável.
Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, o “Espaço Solo e Água” elaborou um vídeo para mostrar a importância da data.
Para acessá-lo, clique aqui: Dia nacional da conservação do solo.