Publicações-Educação em Solos
XXXI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (2011)
- A matéria orgânica do solo na Educação Ambiental: atividades práticas para fixação de conhecimentos (Dias et al)
- Material didático para o ensino das relações solo – água – contaminação do ambiente (Dubow et al)
XVI Encontro de Pós-Graduação da UFPel (2014)
- Educação em solos: O conhecimento prévio de alunos de um curso de graduação em engenharia (CH_02102-Enpos 2014-Ramos et al)
- Atividades lúdicas para educação em solos: construção do conhecimento a partir da curiosidade (CH_02063-Enpos 2014-Silveira et al)
X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo (2014)
- Conhecimento Prévio de Alunos do Ensino Superior para a Educação em Solos (trab-9-3238-175-Caroline-Educação)
Monografia de conclusão de curso
- Erosão do solo em uma bacia hidrográfica do município de Pelotas, RS: subsídios para a Educação Ambiental (Irani P.M. Iannarella). (Download)
- Ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia:
O conhecimento de solos dos estudantes de graduação em Geografia da UFPel (Luis Eduardo A.S. Suzuki). (TCC UFPel-L.E.A.S. Suzuki-Geografia 2017)
Iniciativas de educação em solos no Brasil
- Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo com experiências em educação em solos no Brasil: https://www.sbcs.org.br/wp-content/uploads/2014/09/vol39_n2.pdf
- Livro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo com iniciativas de educação em solos no Brasil: https://www.sbcs.org.br/wp-content/themes/b4st-child/files/iniciativasdeeducacaoemsolosnobrasil.pdf
Capítulo de livro
- “A extensão universitária nos 50 anos da UFPel” – Capítulo “Atividades lúdicas no ensino de solos e no desenvolvimento de habilidades” (páginas 767-780): http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5671
Artigo publicado em periódico
- Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki; Liz Cristiane Dias; Moisés Ortemar Rehbein; Edvania Aparecida Corrêa. O ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia. Revista Geonorte, v.11, n.37, p.01-21, 2020. (ISSN 2237 – 1419). https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.01.21
- Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki; Guinter Scheunemann; Rosangela Lurdes Spironello. Construção de uma maquete didática e aplicação no ensino de conteúdos geográficos. Geoatos: Revista Geografia em Atos, Departamento de Geografia – Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, v.5, p.1-22, 2021. (ISSN: 1984-1647). https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.7673
- Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki; Fabrício de Araújo Pedron. O uso do solo como atividade de inclusão e aprendizagem. Revista Geografia em Atos, Presidente Prudente, v.8, n.1, e024008, 2024. (e-ISSN: 1984-1647). https://doi.org/10.35416/2024.9600