Dando prosseguimento aos trabalhos, agora de maneira presencial, na manhã do dia 10 de agosto, às 10h, esteve reunido o grupo de pesquisadores que compõem o projeto do Observatório Global de Patologias Sociais, na sala 28 do CEHUS.
Coordenador pelo professor Dr. Jovino Pizzi do Programa de Pós-graduação em Educação, o projeto realizará semanalmente encontros presenciais para debater questões pertinentes aos estudos realizados. Na oportunidade, houve a rememoração das ações realizadas e das produções tais como os artigos, o Glossário de Patologias Sociais e outros produtos construídos pelo grupo desde 2019, ano da implantação do Projeto UFPel-CAPES-Print.
Para os próximos meses, o objetivo do grupo é trabalhar no instrumento pré-elaborado, no modelo de questionário, com o intuito de desenvolvê-lo para captar a percepção da população sobre Patologias Sociais e assim monitorar a relação entre o gradiente de patologia social percebida ou mensurada e agravos em saúde bucal e educação.
Outra linha de destaque entre as ações do OGPS tem sido os Seminários Internacionais realizados a partir dos programas de pós-graduação que são oferecidos a estudantes da UFPel e de outras instituições. Estes seminários têm fortalecido a internacionalização institucional, as áreas e grupos de pesquisadores a partir das redes estabelecidas. Neste semestre, será ofertado pelo grupo do Observatório o II Seminário virtual Internacional – “Teoría Crítica, racionalidad comunicativa y patologías sociales: lecturas desde América Latina” envolvendo cinco países diferentes e 16 instituições distintas.
Para mais informações sobre os trabalhos e para fazer parte do grupo do Observatório:
– E-mail: socialpathologies.ufpel@gmail.com
– Encontro presencial: quartas-feiras, às 10h, Sala 28, CEHUS.