O prof. Rafael Lund (docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel) retornou ao Brasil em janeiro de 2021 após realizar um estágio de pós-doutoramento na University of Michigan (UMICH) – School of Dentistry, no período compreendido entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2020, no Laboratório de Biologia Epitelia do departamento de Periodontia e Medicina Oral, sob a supervisão dos professores: Dr. Cristiane Squarize e Dr. Rogerio Castilho. A University of Michigan é considerada a 1ª universidade na área de Dentistry & Oral Sciences do 2021 Global Ranking of Academic Subjects da Academic Ranking of World Universities (ARWU)
No pós-doutoramento, o prof. Rafael Lund realizou experimentos relacionados à linha de pesquisa do projeto de pós-doutoramento proposto intitulado: “O papel de biomembranas funcionalizadas contendo lectinas na via de sinalização PI3K / AKT relacionada à cicatrização de feridas cirúrgicas: ensaios celular e molecular, e modelo animal“. Com esse projeto, realizou diferentes metodologias, incluindo: ensaio de Scratch Assay, imunofluorescência e ensaios de citometria de fluxo operacional (FACS). Além disso, durante esse período, ele realizou um novo protocolo de laboratório para cultura de esferóides propondo uma melhor abordagem metodológica no campo da regeneração tecidual. Possui artigos e patentes na área de desenvolvimento de biomateriais e a experiência internacional lhe possibilitou conhecer novas metodologias de avaliação em biologia oral para aplicar na sua linha de pesquisa.
Figura1: Professor pesquisador Rafael Lund no Laboratory of Epithelial Biology (Castilho Lab).
O pesquisador foi contemplado com bolsa do CAPES PRINT/UFPEL de Pesquisador Visitante Sênior, e está inserido com pesquisador no projeto intitulado: “Criação do Núcleo Temático de Inovação em Nanomedicina (Nanomed)”. A colaboração internacional estabelecida visou o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa onde houve demanda e interesse recíproco entre as Universidades, UFPel e UMICH, e os pesquisadores envolvidos. Por meio da mobilidade acadêmica, o programa Capes Print/UFPel indubitavelmente fomenta e incentiva a ampliação e consolidação das ações de internacionalização na pós-graduação.
Figura 2: Apresentação de trabalhos no ResearchDay 2020, evento de pesquisa anual promovido pela Shool of Dentistry – University of Michigan.
Figura 3: Confraternização com a equipe do Laboratory of Epithelial Biology (Castilho Lab). Na sequência da esquerda para a direita, desde o fundo, destacam-se: Dr. Cristiane Squarize (UMICH), Dr. Rogerio Castilho (UMICH), Dr. Eliete Guerra (UnB), Dr. Liana Webber (UMICH) , Patrícia Nascente (UFPel) e Rafael Lund (UFPel).