Faculdade de Odontologia da UFPel é agraciada com prêmios em Congresso de Biossegurança em Odontologia
Faculdade de Odontologia da UFPel é agraciada com prêmios em Congresso
de Biossegurança em Odontologia
Dois trabalhos da UFPel foram premiados nesta última quinta-feira (dia 27/09/2024) durante a 5º Apresentação de Trabalhos Acadêmicos em Biossegurança em Odontologia do SETBIO 2024 – Setembro Verde: Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina. Esta apresentação é resultado de um concurso que acontece durante o evento que recebe e avalia trabalhos na área de Biossegurança submetidos por universidades de todo o Brasil. Neste ano, a Faculdade de Odontologia da UFPel foi premiada com o 1º e 2º lugar nas categorias Pós-Graduação e Graduação.
Kátia Cristiane Hall, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da FO/UFPEL, conquistou o 1º lugar na categoria “pós-graduação” com seu trabalho intitulado “Avaliação da Eficácia de um Sistema UV-C na Sanitização de Ambientes Odontológicos”. O estudo, orientado pelo Prof. Evandro Piva e coorientado pelos professores Rafael Lund (UFPel) e Everton Granemann Souza (UCPel), envolve uma colaboração entre a Faculdade de Odontologia da UFPEL e o projeto Sistemas de Desinfecção por Ultravioleta (SDUV), do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel. Como reconhecimento por sua conquista, a
aluna receberá uma autoclave Cristófoli Vitale Class CD de 12 litros.
Essa parceria destaca, além do empenho da aluna e da relevância do tema para a comunidade científica e o setor empresarial, a importância da multidisciplinaridade entre a engenharia e as áreas da saúde no enfrentamento de problemas complexos relacionados à eficácia e segurança na sanitização de ambientes odontológicos. Para assistir ao vídeo sobre o trabalho, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-6ONL52C7dA.
O 2º lugar na categoria ‘’graduação’’ foi atribuído ao graduando Rafael Martins dos Santos, acadêmico do 8º semestre do curso de Odontologia da UFPel, pelo trabalho intitulado: ‘’Impacto Invisível: como a Repetição de Ciclos de Esterilização Modifica os Materiais Hospitalares’’ (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZYsXCR5is9c). O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Rafael Guerra Lund, e o acadêmico receberá um destilador de água Cristófoli como reconhecimento por seu trabalho. Este estudo é um dos resultados do projeto intitulado “Avaliação da estabilidade química e propriedades seletivas de materiais odontológicos como determinante do estabelecimento do prazo de validade e validação de protocolos shelf-life para materiais odontológicos poliméricos e biocerâmicos”, cadastrado da Rede de Pesquisa da EBSERH do qual o estudante foi bolsista de Iniciação Científica (Programa PIC CNPq/EBSERH). Este projeto contou com a participação do Hospital Escola UFPel/EBSERH – especificamente com o setor de almoxarifado – e foi realizado com materiais de uso rotineiro do hospital universitário. A proposta do estudo era investigar materiais de uso rotineiro no hospital parceiro, bem como resinas compostas e mangueiras de sucção.