Projetos de Cooperação

O PPGO desenvolve atividades de pesquisa e pós-graduação com diversos grupos programas e instituições parceiras, tanto em âmbito local/regional quanto em nível nacional e internacional. Estas parcerias ocorrem tanto com programas e grupos consolidados, buscando incremento qualitativo das atividades de ambos os grupos, como com programas em consolidação, de forma a ampliar a solidariedade do programa com grupos emergentes. Dados do quadriênio 2013-2016 indicam que aproximadamente 35% dos artigos completos publicados em periódicos indexados por participantes do programa contaram com co-autoria de parcerias nacionais e 28% contaram com co-autoria internacional. A seguir são listados alguns programas s instituições que desenvolvem atividades em parceria com o PPGO e alguns projetos específicos que estão em andamento no programa.
Cooperação local e regional:
PPG em Epidemiologia da UFPel
PPG em Biotecnologia da UFPe
PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel
PPG em Bioquímica e Bioprospecção da UFPel
PPG em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas
Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PPG em Odontologia da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PPG em Ciências Odontológicas da Universidade Federal de Santa Maria
PPG em Odontologia da Universidade de Passo Fundo
PPG em Odontologia do Instituto Meridional
Cooperação nacional:
PPG em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais
PPG em Odontologia da Universidade Norte do Paraná
PPG em Odontologia da Universidade de Cuiabá
PPG em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe

PPG em Odontologia da Universidade Federal do Ceará

Em 2015 foram iniciadas, as atividades referentes ao Edital CAPES PROCAD para estabelecimento de rede colaborativa envolvendo docentes e discentes das Universidades Federais de Sergipe e Ceará, sendo a proposta liderada pelo PPGO-UFPel. O projeto prevê aplicação de recursos de mais de R$ 600 mil para material de consumo e especialmente para diárias e passagens para intercâmbios de docentes e discentes entre os PPGs envolvidos. Diversas missões de docentes e discentes já foram realizadas entre as instituições, o que tem sido de extrema validade para todos os participantes. No momento em que lidera uma proposta como esta, o PPGO-UFPel demonstra a maturidade de seus pesquisadores e linhas de pesquisa, além de contribuir para a solidificação da pesquisa e pós-graduação da região nordeste, contribuindo também para a solidariedade do programa.

Cooperação internacional:

Radboud University of Nijmegen, Holanda

Esta parceria já contou com financiamento de editais Capes-Brasil/Nuffic-Holanda, Pesquisador Visitante Especial CNPq e NIH/EUA e possui firmado convênio de co-tutela entre as instituições, permitindo dupla titulação dos discentes. Já foram realizadas diversas missões de docentes além de diversos estágios de doutorandos e graduandos entre as instituições.

New York University, EUA
Mississippi Medical Center, EUA
Ottawa Research and Health Institute, Canadá
Australian Research Centre for Population Oral Health, da University of Adelaide
Universidad de la República, Uruguai
Universidad de Chile