Projetos de Cooperação

O PPGO desenvolve atividades de pesquisa e pós-graduação com diversos grupos programas e instituições parceiras, tanto em âmbito local/regional quanto em nível nacional e internacional. Estas parcerias ocorrem tanto com programas e grupos consolidados, buscando incremento qualitativo das atividades de ambos os grupos, como com programas em consolidação, de forma a ampliar a solidariedade do programa com grupos emergentes. Dados do quadriênio 2013-2016 indicam que aproximadamente 35% dos artigos completos publicados em periódicos indexados por participantes do programa contaram com co-autoria de parcerias nacionais e 28% contaram com co-autoria internacional. A seguir são listados alguns programas s instituições que desenvolvem atividades em parceria com o PPGO e alguns projetos específicos que estão em andamento no programa.
Cooperação local e regional:
PPG em Epidemiologia da UFPel
PPG em Biotecnologia da UFPe
PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel
PPG em Bioquímica e Bioprospecção da UFPel
PPG em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas
Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PPG em Odontologia da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PPG em Ciências Odontológicas da Universidade Federal de Santa Maria
PPG em Odontologia da Universidade de Passo Fundo
PPG em Odontologia do Instituto Meridional
Cooperação nacional:
PPG em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais
PPG em Odontologia da Universidade Norte do Paraná
PPG em Odontologia da Universidade de Cuiabá
PPG em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe

PPG em Odontologia da Universidade Federal do Ceará

Em 2015 foram iniciadas, as atividades referentes ao Edital CAPES PROCAD para estabelecimento de rede colaborativa envolvendo docentes e discentes das Universidades Federais de Sergipe e Ceará, sendo a proposta liderada pelo PPGO-UFPel. O projeto prevê aplicação de recursos de mais de R$ 600 mil para material de consumo e especialmente para diárias e passagens para intercâmbios de docentes e discentes entre os PPGs envolvidos. Diversas missões de docentes e discentes já foram realizadas entre as instituições, o que tem sido de extrema validade para todos os participantes. No momento em que lidera uma proposta como esta, o PPGO-UFPel demonstra a maturidade de seus pesquisadores e linhas de pesquisa, além de contribuir para a solidificação da pesquisa e pós-graduação da região nordeste, contribuindo também para a solidariedade do programa.

Cooperação internacional: (clique para expandir)

Australian Research Centre for Population Oral Health (ARCPOH), The University of Adelaide

Desenvolvimento de trabalhos em epidemiologia da saúde bucal em colaboração com os Professores Marco Peres, Karen Peres, Lisa Jamieson e Jason Armfield. Ao menos um artigo internacional tem sido publicado anualmente com estes colaboradores, incluindo diversos artigos em andamento. Destaca-se a realização de estágio de doutorado (PDSE CAPES) na instituição por discente do PPGO, estágio de pós-doutorado (CNPq) por docente permanente do PPGO e doutorado pleno (DPE-CAPES) por discente egressa do PPGO.


Mississippi Medical Center, EUA

Esta cooperação se dá na área de reforço de cerâmicas odontológicas, em parceria com o Prof. Jason Griggs. O último trabalho publicado em conjunto foi em 2017, e uma discente de doutorado realizou estágio de doutorado (PDSE CAPES) na instituição.


New York University, EUA

Desenvolvimento de trabalhos com o Prof. Yu Zhang na área de avaliação de desempenho mecânico de cerâmicas e resinas compostas restauradoras de uso odontológico. Anualmente ao menos um artigo internacional tem sido publicado em cooperação com a instituição, incluindo 2020. Destaca-se realização de estágio de doutorado (PDSE CAPES) na instituição, por discente do PPGO.


Ottawa Research and Health Institute, Canadá

Desenvolvimento de trabalhos com o Prof. David Moher na área de Jornalogia. Desde 2015, ao menos um artigo internacional tem sido publicado em cooperação com a instituição, incluindo 2020. Destaca-se realização de estágio de doutorado (PDSE CAPES) na instituição, por dois discentes do PPGO.


Radboud University of Nijmegen, Holanda

Esta parceria já contou com financiamento de editais Capes-Brasil/Nuffic-Holanda, Pesquisador Visitante Especial CNPq e NIH/EUA e possui firmado convênio de co-tutela entre as instituições, permitindo dupla titulação dos discentes. Já foram realizadas diversas missões de docentes além de diversos estágios de doutorandos e graduandos entre as instituições.


Universidad de la República, Uruguai

Os docentes do PPGO tem cooperado com a Pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Universidad de la Republica - UDELAR, nos últimos 10 anos. Como destaque, podemos citar ações de cooperação técnica, incluindo auxílio no planejamento e trabalho de campo do levantamento nacional de saúde bucal em adultos e idosos do Uruguai, que gerou uma série de cinco artigos científicos em parceria e co-autoria de docentes do PPGO-UFPel e UDELAR. Dentro do mesmo projeto, o professor Marcos Britto Correa atuou como co-orientador da tese de doutorado da docente Susana Lorenzo na UDELAR, intitulada "EPIDEMIOLOGÍA DE LA ENFERMEDAD PERIODONTAL EN ADULTOS URUGUAYOS. ANÁLISIS DE SUS FACTORES ASOCIADOS INDIVIDUALES Y CONTEXTUALES ESTUDIO POBLACIONAL EN URUGUAY." Dando sequencia a esta parceria, em 2020 o professor Marcos Britto Correa ministrou disciplina modular de "Practice-based Reserach" no programa de pós-graduação da UDELAR. Ainda, o PPGO tem recebido diversos estudantes de pós-graduação da UDELAR como alunos especiais em disciplinas ofertadas em Pelotas.


Universidad de Chile

Cooperação ativa com trabalhos na área de materiais dentários e odontologia restauradora, inclusive com artigo internacional em cooperação recentemente aceito para publicação. O contato principal é o Prof. Eduardo Fernandez, alguns artigos já foram publicados em parceria e recentemente um projeto de cooperação foi enviado a órgãos chilenos de fomento à pesquisa e, se aprovado, iniciará em 2021 com orçamento global de U$ 250,000.


Universidade de Münster, Alemanha

Cooperação iniciada em 2019, com uma missão CAPES/PrInt, na figura do Prof. Clovis Faggion, já rendendo duas publicações internacionais. Os trabalhos são desenvolvidos com base em dados secundários, com ênfase em análises cientométricas. Há previsão de uma doutoranda do PPGO realizar de estágio de doutoramento naquela instituição nos próximos 2 anos.


Cooperação Latinoamericana

Um estudo multicêntrico, coordenado pelo PPGO UFPel, encontra-se em andamento, objetivando analisar o impacto da pandemia na rotina da prática odontológica em 12 países da região latinoamericana. Além do Brasil, os países, pesquisadores e instituições envolvidas são:

Prof. Andrés Dávila Sánchez - Universidad San Francisco de Quito, Ecuador

Prof. Carlos Enrique Cuevas Suárez - Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México
Prof. Eduardo Fernández Godoy - Universidad Autónoma de Chile / Universidad de Chile, Chile
Prof. Guillermo Grazioli - Universidad de la República, Uruguay
Prof. Luis Alfonso Arana Gordillo - Universidad Santiago de Cali, Colombia
Prof. Luis Felipe Rondon - Universidad de Los Andes, Venezuela
Profa. María Raquel Fernández Morínigo - Universidad Autónoma de Asunción, Paraguay
Profa. Patricia Grau Guillón - Universidad Iberoamericana, República Dominicana
Profa. Tania Mercedes López Martínez - Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Nicaragua
Prof. Wilfredo Gustavo Escalante Otárola - Universidad Nacional Jorge Basadre Grohmann, Perú
Dr. Willy Bustillos Torrez - Bolivia (sem instituição)