ODONTOLOGIA DA UFPEL NA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: AÇÃO EM EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA

A Área de Saúde Bucal Coletiva da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas liderou o Projeto de extensão SOS Saúde Coletiva - Serviços Odontológicos em Saúde Coletiva, sob responsabilidade da Profa. Maria Beatriz Camargo. O projeto contempla, entre suas ações, o apoio à imunização contra a COVID-19 no município de Pelotas, RS, Brasil.

E o/a dentista pode aplicar a vacina? Sim! Dentistas são aptos e legalmente habilitados a realizarem a aplicação da vacina contra COVID-19. A prescrição e a administração de medicamentos são de competência legal do/da dentista, que pode ser empregado/a em situações terapêuticas e de emergência, como é o caso da pandemia COVID-19. É direito fundamental do/a dentista a autonomia na execução de tratamentos com liberdade de convicção (Decisão CRO/RS 022/2021).

Além da grande contribuição para o enfrentamento da pandemia, essa atividade foi de grande valor para os discentes e docentes da Faculdade de Odontologia e do Programa de pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Mesmo com a situação de emergência global causando a paralisação de grande parte das atividades acadêmicas práticas presenciais, os estudantes e professores da FO e do PPGO aproveitaram esta oportunidade para participação na Campanha Nacional de Vacinação e puderam praticar e exercer a nobre arte do cuidado, levando a ciência como elemento norteador essencial para modular o bem estar de todos os cidadãos.

O Projeto, que encerrou sua participação no ano de 2021, abrangeu a participação em 120 eventos de vacinação, incluindo Drives de vacinação, mutirões em escolas e locais determinados pela prefeitura municipal de Pelotas, com atuação regular de 25 docentes e servidores da Faculdade de Odontologia e 135 alunos comprometidos com a campanha, além de mais voluntários em participações eventuais.

Esse aprendizado vai além da vida acadêmica, algo que será levado por toda vida como uma experiência de cidadania, amor ao próximo e, além disso, uma demonstração de que a valorização da ciência é fundamental para a manutenção do bem estar da sociedade! Ciência salva vidas! Vacina sim!

Veja o relato de alguns participantes do Projeto!

A participação na vacina transformou a sensação de impotência em relação à pandemia em um sentimento de esperança e dever cumprido. (Profa. Maria Beatriz Camargo).

Participar de forma ativa da campanha de vacinação contra a covid-19 foi muito emocionante, gratificante e edificante. Pois poder compartilhar com amigos, colegas, familiares e com a população um momento de tanta esperança, me proporcionou muita alegria e otimismo. Assim como, ter a oportunidade de, juntamente com meus professores e colegas, compreender na prática que a odontologia pode entregar muito mais para a saúde pública. Isso fez toda a diferença. Filipi Gonçalves Gotuzzo (Discente da FO-UFPel e servidor da UFPel).

Ter participado da campanha de vacinação da COVID-19 como voluntária foi uma experiência maravilhosa e única. Em um momento de tanta tristeza e perdas para inúmeros brasileiros, é gratificante ter levado esperança à população e contribuído para diminuir os casos da doença na cidade através da vacinação! Mariana Echeverria (Discente do PPGO UFPel).